AF Horta conquista Torneio Regional Interassociações Sub-16
Duas épocas depois, a nossa Associação volta a ser campeã regional de seleções de futebol
20 fevereiro 2025
Seleções
A Associação de Futebol da Horta (AFH) sagrou-se campeã do Torneio Regional Interassociações de Futebol Masculino Sub-16, que decorreu entre os dias 14 e 16 de fevereiro, na ilha do Faial. A competição teve lugar no Estádio da Alagoa e contou com a participação das três Associações de Futebol dos Açores.
A seleção da AFH terminou o torneio invicta, alcançando uma vitória e três empates, somando um total de 6 pontos, o que lhe garantiu o primeiro lugar na tabela classificativa.
Os eleitos de Eugénio Botelho para representar a AFH na prova foram: Gonçalo Bettencourt, Gustavo Moniz, João Rodrigues, Luciano Silveira, Martim Corvelo e Pedro Luís, do Fayal SC; Gustavo Escobar, Idalécio Santos, Lucas Ávila, Martim Silva e Rodrigo Freitas, do FC Flamengos; Bernardo Afonso, Duarte Machado, Hugo Oliveira, Joaquim Goulart e Pedro Silveira, do FC Madalena; Matias Santos e Santiago Garcia, do Vitória FC.
A AFH felicita todos os seus atletas e a equipa técnica pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo da prova, destacando o espírito de união e competência que levaram à conquista do título.
Eugénio Botelho, selecionador da seleção sub-16 da AFH, partilhou a sua análise sobre a conquista da prova.
Como avalia o desempenho dos jogadores ao longo do torneio?
“Avalio como de total superação individual e coletiva, de grande crença na ideia que lhes foi proposta e de capacidade de interpretação e operacionalização, levando-os da condição de outsiders no início do torneio, à condição de equipa mais regular e consistente no fim.”
Houve algum momento decisivo que tenha sido fundamental para a conquista do título?
“O fim do segundo jogo com Ponta Delgada foi decisivo, fomos felizes. Foi necessário conseguir contrariar o jogo do adversário na primeira parte e conseguir vantagem, mesmo sofrendo logo no início da segunda parte um golo muito facilitado. Depois quando acusámos o desgaste da jornada dupla tivemos de recorrer a muita crença, muita disponibilidade, muito compromisso, muita entreajuda, muita capacidade tática, para criar a instabilidade e intranquilidade que levaram a alguns falhanços adversários no momento da finalização. O empate permitiu-nos chegar ao último jogo dependendo só de nós e de dois resultados.”
Que impacto esta conquista pode ter no futuro destes jovens jogadores?
“Como pessoas vão guardar recordações maravilhosa para o resto da vida. Como jogadores deu-lhes experiência, ritmo, desenvolvimento competitivo, altruísmo, resiliência, intensidade, desenvolveram o espírito de equipa e aprenderam a acreditar que em equipa e como equipa tudo é possível, por um lado, a acreditar e a valorizar o resultado do que é obtido com trabalho duro, por outro. Acredito que estes jovens no futuro serão, cidadãos conscientes e tolerantes, profissionais distintos, bons elementos de família e desportistas diferenciados da média, ao nosso nível.”
Resultados e links das transmissões dos jogos:
Jogo 1: AFH 2-1 AFPD
Jogo 2: AFAH 1-3 AFPD
Jogo 3: AFAH 1-1 AFH
Jogo 4: AFPD 1-1 AFH
Jogo 5: AFPD 2-3 AFAH
Jogo 6: AFH 0-0 AFAH
Classificação:
1 - AF Horta: 6 Pontos
2 - AF Angra Heroísmo: 5
3 - AF Ponta Delgada: 4