Começa hoje (dia 22) na ilha do Faial e termina na próxima sexta-feira, dia 26, a grande Final Nacional do Projecto Futebol de Rua, uma parceria entre a Associação CAIS, o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal da Horta. Além do torneio inclusivo, que conta com a participação da Comitiva Inglesa e Mexicana de Futebol de Rua e um Torneio Feminino de Futebol de Rua que decorre em paralelo, o evento engloba, ainda, um conjunto de actividades culturais, recreativas e educativas, envolvendo perto de 300 participantes de 23 comitivas.  

“Ano após ano, o Projecto Futebol de Rua tem vindo a crescer, chegando a cada vez mais pessoas espalhadas um pouco por todo o País. O sucesso alcançado tem superado todas as expectativas e no ano em que celebra a sua 16ª edição, é crescente o número de instituições, equipas e participantes”, pode ler-se na nota enviada por Maria da Conceição Ramirez de Salema Cordeiro, Directora Executiva da Associação CAIS.

“Futebol pela Inclusão” é a proposta feita por esta iniciativa, que representa, também, um desafio para todos.

A iniciativa mais visível deste Projecto é o Torneio Nacional de Futebol de Rua, uma competição inclusiva que decorre a nível nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, onde são organizados torneios distritais e regionais, se apuram as equipas vencedoras e se formam as selecções locais para a grande Final Nacional.

O Projecto Futebol de Rua conta, uma vez mais, com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude; do Programa Nacional de Desporto para Todos; do Programa Erasmus+ JÁ; da Fundação LUSO; do Grupo DIA – MiniPreço; e, pela sétima vez, da FIFA Foundation, entre muitas outras entidades públicas e privadas.

A Associação de Futebol da Horta (AFH), através do seu Presidente, Eduardo Pereira, estará representada nos principais momentos deste evento:

  

• Quarta-feira, dia 23: - 16h30: Desfile seguido de Jogo de Boas-Vindas: Fayal Sport Club

 

• Quinta-feira, dia 24 - 09h30: Abertura oficial dos jogos: Fayal Sport Club

 

• Sexta-feira, dia 26 - 14h30: Final e Entrega de Prémios: Fayal Sport Club

  

 

 O que é o Futebol de Rua?

 

O Projecto Futebol de Rua pretende estimular a capacitação de indivíduos em situação de fragilidade e exclusão social, nomeadamente em fragilidade habitacional no desenvolvimento de competências pessoais e sociais através da prática de desporto. Desde 2004 que a Associação CAIS é a embaixadora do Futebol de Rua em Portugal, uma prática de sucesso comprovado em todo o Mundo, onde participam homens e mulheres com mais de 15 anos de idade e que vivem em situações de vulnerabilidade social.

O Futebol de Rua é um instrumento de capacitação no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que, ao longo dos últimos anos, tem crescido e reunido importantes apoios, nomeadamente da FIFA Foundation.

Em 2017, o Projecto foi galardoado na Gala Quinas de Ouro da Federação Portuguesa e distinguido pelo Conselho de Administração da “UEFA Foundation for Children” como um dos 23 programas europeus que mais se destacaram no desenvolvimento de projectos de inclusão social. Em 2019, foi mesmo um dos seis finalistas mundiais do FIFA Diversity Award.

 

Sobre a Associação CAIS

 

Fundada em 1994, a CAIS é uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública. Tem como objectivo principal contribuir para a melhoria das condições de vida dos cidadãos em risco de exclusão social, para a dignificação humana, capacitação e empregabilidade.

A Associação CAIS promove o programa CAHO - Programa de Capacitação Profissional, formando e integrando pessoas em contexto laboral através da capacitação, ‘empowerment’, autonomização, formação e ampliação de competências pessoais, sociais e profissionais.

 

 

Cristina Silveira