Valter Estácio, Treinador da Selecção das Flores: “Faltaram cinco jogadores que foram para o Regional de Voleibol”

 

“Os resultados não foram os esperados. Jogar com oito jogadores é pouco! Se pudéssemos ter contado com os cinco que foram para o Regional de Voleibol na Terceira, teríamos lutado pelos lugares cimeiros. São jogadores importantes que davam mais garantias e segurança, permitindo rodar na equipa. Para complicar ainda mais, só tivemos um treino, pois este Inter-Ilhas foi organizado à pressa. Da próxima vez há que definir a realização do evento com maior antecedência por forma a que possamos preparar-nos convenientemente.

Embora o meu grupo esteja habituado a praticar Futsal durante o ano inteiro, a verdade é que a modalidade está bem mais desenvolvida na ilha Terceira, pelo que a Selecção terceirense já partiu como favorita. O resultado final não constituiu uma surpresa.

 

Não tem havido tempo útil para preparar e desenvolver tudo da forma como gostaríamos

 

Esta também não foi a melhor altura para a prova ser realizada, pois o bom tempo convida os atletas a procurarem a praia e outras ocupações, além de que o pavilhão já está muito quente, dificultando o desempenho dos jogadores.

Este Regional constituiu mais um momento competitivo e deve ser valorizado pelo que representa. No entanto, é preciso ver que já se estendeu para Junho, um mês cujo calendário está super-preenchido de provas este ano, o que causa um grande desgaste em todos nós, não havendo tempo útil para preparar e desenvolver tudo da forma como gostaríamos”.

 

Nádia Cabeceira, Treinadora da Selecção do Corvo: “(…) foi uma boa experiência para os atletas”




 

“Este Torneio correu bem e foi uma boa experiência para os atletas. Como no Corvo não há competição, esta prova permitiu que os nossos jogadores ficassem a conhecer outras Selecções, além de terem usufruído de mais um momento competitivo. Sem dúvida que se tratou de uma experiência positiva que lhes permitiu aprender e saímos do Torneio de cabeça levantada. Considero que obtivemos bons resultados e agora é treinar mais para que a próxima época seja ainda melhor. Naturalmente que o cansaço, o desgaste e o facto de termos dois jogadores lesionados – além da substituição do guarda-redes – pesaram nos nossos resultados, mas sublinho que correu bem.

Esta foi a minha estreia num Inter-Ilhas. A última vez que participei com este grupo numa prova foi em 2018, aquando do Torneio do Vitória Futsal Cup, em Santarém, quando eram Traquinas e Benjamins e agora já são Infantis.

Sou defensora de que é imprescindível haver mais iniciativas como esta, pois só competindo é que poderemos evoluir.

Contei com a colaboração do Lúcio Rocha como Delegado, mas ambos somos treinadores. Esta é uma equipa pequena, com apenas oito jogadores e uma variação de idades entre os 10/13 anos. Isto significa que no Corvo não temos atletas em número suficiente para fazermos uma equipa de 13. Mas mesmo dentro das nossas limitações, o resultado é satisfatório, pois eles conseguiram fazer novas amizades e ganhar conhecimento.

Em relação ao conjunto das ilhas, os adversários que melhor conhecemos são os nossos vizinhos das Flores. No entanto, já sabíamos que a Terceira tinha uma equipa muito bem preparada, com muita competição e variação. Percebe-se que estão noutro nível. Portanto, o caminho é treinar e competir mais para que também possamos crescer!”

 

Roberto Silva, Treinador da Selecção do Pico: “(…) não trabalhámos o suficiente. Devíamos ter treinado mais umas semanas”

 

 

Fotografias de: Luís Paulo Furtado

 

“Foi uma experiência nova, que permitiu aprender algumas coisas, tendo os jogadores também se divertido a jogar à bola.

Tenho de confessar que a nossa expectativa era um bocadinho mais alta do que aquilo que conseguimos alcançar. Os miúdos estavam apreensivos e desconcentrados pelo facto de não estarem acostumados àquele ambiente de pavilhão muito barulhento. Também se sentiram um pouco amedrontados pelas claques dos outros, notando a falta da sua, o que teria sido um grande apoio. Tentei sempre passar a mensagem de que o importante era jogar e divertirem-se e eles compreenderam. O grande calor que se fazia sentir no Pavilhão – mesmo parados os atletas transpiravam! – também não ajudou.

Não pudemos contar com um atleta por razões familiares, mas o grupo que jogou nas Flores é bom. Contudo, não trabalhámos o suficiente. Devíamos ter treinado mais umas semanas. Acompanho o Futsal todos os fins-de-semana e conheço alguns deles. Contámos com uma equipa de dez elementos quando o essencial é termos 12. No entanto, não foi por aí que não chegámos mais longe, mas, sim, por falta de treinos, atendendo a que só tivemos três.

 

Quando se trabalha de forma atempada, as probabilidades de obter melhores resultados são maiores

 

No global, eles gostaram da participação e aprenderam. O convívio entre todas as Selecções é muito importante e posso dizer que estou satisfeito. Mas ficou bem evidente a superioridade da Terceira, que tem uma equipa forte, que trabalha bem. Lá, o Futsal está mais evoluído do que nas outras ilhas. Também percebemos que tiveram mais treinos. É essencial ter uma equipa mais bem trabalhada e com outra postura. Quando se trabalha de forma atempada, as probabilidades de obter melhores resultados são maiores. Faltou-nos tempo de treino e preparação. É preciso conhecer os jogadores, fazer uma pré-selecção e escolher os 10/12 que devem ser trabalhados. Ainda assim, continuo a dizer que valeu a pena. Eu próprio aprendi bastante! Futuramente há que organizar tudo com mais antecedência, tempo e calma.

O Corvo e as Flores estão a trabalhar bem e os miúdos encontram-se a fazer um percurso espectacular.

É preciso haver mais eventos possibilitando que os jogadores possam conhecer-se e aprender.

 

É imprescindível haver formação de base no Futsal

 

Considero que é fundamental debater ideias sobre a modalidade no sentido de a mesma melhorar e evoluir. Como tal, é crucial que venham treinadores de fora dar-nos formação e novas ideias. Sou muito apologista da Formação e na minha perspectiva é imprescindível haver formação de base no Futsal para que possamos chegar lá. Já começamos a ter atletas que jogam há três/quatro anos Futsal, mas ainda não temos jogadores para formar equipas com essa formação de base.

Sou Director do Boavista de São Mateus e trabalho bastante na formação, pelo que defendo que futuramente temos de fazer equipas de Futsal de raiz, pois o que se verifica é que maioritariamente temos jogadores “apanhados” do Futebol. Há que apostar mais no Futsal desde a base”.

 

Resultados dos seis jogos realizados de 11 a 13 de Junho no Pavilhão Municipal de Santa Cruz das Flores:

 

1º jogo - 11/06/2021 - 18h00

- Corvo: 4 x Flores: 2

 

2º jogo - 11/06/2021 - 20h00

- Pico: 8 x Terceira: 9

 

3º jogo - 12/06/2021 - 17h00

- Flores: 7 x Pico: 5

 

4º jogo - 12/06/2021 - 19h00

- Terceira: 9 x Corvo: 1

 

5º jogo - 13/06/2021 - 17h00

- Terceira: 15 x Flores: 0

 

6º jogo - 13/06/2021 - 19h00

- Pico: 6 x Corvo: 3

 

 

Cristina Silveira