Seguindo a velha máxima de que “em equipa que ganha não se mexe”, Eduardo Pereira, Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta (AFH), está de novo – pela quarta vez consecutiva – na corrida à presidência da AFH, a única associação do País que não interrompeu a sua actividade em período de pandemia Covid-19.

Há várias décadas que este Dirigente está ligado ao associativismo, sendo que desde 1997 integra os Órgãos Sociais da Associação de Futebol da Horta, tendo sido eleito Presidente da Direcção deste organismo pela primeira em 2010. No entanto, já no fim de 2009 havia assumido estas funções na sequência do falecimento do então Presidente, Faria de Castro.

Dos cerca de 50 elementos que compõem os actuais Corpos Gerentes da AFH, são mínimas as substituições verificadas na nova equipa, sendo que todas se prendem com motivos devidamente justificados: questões de saúde e compromisso com outras actividades.

A novidade do elenco directivo, que vai ser sufragado já no dia 05 de Junho próximo, é o facto de a Direcção passar a contar com mais uma mulher: Maria de Jesus Fontes, que sai da Assembleia-Geral e vai para a Direcção, onde já se encontrava Susana Garcia, e ambas vão ficar com o pelouro do Futsal Feminino. Os Estatutos prevêem a existência de um Presidente de Direcção e de vários Directores, sendo que na primeira reunião pós-eleitoral cabe ao Presidente nomear o Vice-Presidente e distribuir os diferentes pelouros pelos vários Directores.

Mantém-se a descentralização dos cargos directivos pelas quatro ilhas de jurisdição deste organismo desportivo: Faial, Pico, Flores e Corvo, modelo que foi instituído por Eduardo Pereira e que tem sido aplaudido pelos Clubes com vista a uma maior proximidade e representatividade no seio do organismo que tutela o Futebol e o Futsal nestas parcelas açorianas.

A Associação de Futebol da Horta dispõe de um regulamento eleitoral que prevê a existência de uma Comissão Eleitoral, composta pela Mesa da Assembleia-Geral, que já reuniu e fez sair um calendário eleitoral, tendo sido publicadas em Comunicado Oficial todas as divulgações previstas por lei. A lista recandidata foi apresentada a todos os Clubes das quatro ilhas de implantação da AFH, tendo sido subscrita pela quase totalidade dos associados. Depois da análise efectuada, a Comissão Eleitoral já se pronunciou e na passada sexta-feira, dia 14 de Maio, fez publicar a lista candidata, que já é oficial. De realçar, que dentro do tempo regulamentar a lista encabeçada por Eduardo Pereira é a única que se apresenta a este acto eleitoral, com vista a um mandato de mais quatro anos: 2021/2025.

As eleições decorrerão no âmbito da Assembleia-Geral marcada para as 14h30, tendo como espaço o Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade da Horta.  

A Assembleia-Geral Ordinária da Associação de Futebol da Horta deste dia 05 de Junho tem a seguinte Ordem de Trabalhos: Aprovação do Relatório e Contas do ano de 2020; Eleições de Órgãos Sociais e Proposta de atribuição do título de Sócio de Mérito, podendo ser discutidos outros assuntos. 

 

Apostar na Formação e valorização de Treinadores, Árbitros e Dirigentes

 

Em termos desportivos, o foco da próxima Direcção da AFH passa pela “valorização dos recursos humanos ao nível da Formação e reciclagem direccionada a Treinadores, Árbitros e Dirigentes, visando o aumento da qualidade”, adianta Eduardo Pereira, que coloca no mesmo prato da balança “a Certificação dos Clubes, dentro de um acompanhamento muito próximo por parte da Associação”. “A grande aposta da AFH tem sido nos Treinadores e apoio à Certificação dos Clubes, o que faz com que a organização melhore substancialmente”, explica este Responsável, que sublinha: “Se os Treinadores tiverem mais conhecimentos técnicos a prática também acaba por melhorar. Ao mesmo tempo há que igualmente apoiar a Arbitragem para evoluir noutros domínios e na captação de novos árbitros, aspecto que tem sido o ponto mais fraco, uma vez que as pessoas não estão dispostas a enveredar pela Arbitragem. A parte dos Dirigentes carece, também, muito de apoio. A Associação de Futebol da Horta está preparada para dar Formação aos Dirigentes, mas estamos a falar de pessoas com uma vida muito preenchida, pelo que dificilmente arranjam tempo para ter Formação”.

Quanto à nova equipa “é praticamente a mesma, tendo sofrido algumas alterações”, revela o actual Presidente da AFH, que assinala: “Na Direcção, o sr. Alberto Ventura não continua por motivos de saúde, mas quero realçar que é uma pessoa que deu muito deu à AFH ao longo de décadas; e o Nelson Sousa cessa a sua colaboração com a Associação por estar ligado ao Ciclismo como Juiz, o que absorve muito tempo.

A Direcção passa a contar com mais uma senhora, Maria de Jesus Fontes, que já fazia parte da Assembleia-Geral. O trabalho deste elemento feminino irá ser realizado em conjunto com a Susana Garcia no Futsal Feminino para reforçarmos a importância desta área, pois as meninas e as mulheres merecem.

Tanto quanto sei, a primeira vez que houve uma mulher na Direcção da Associação de Futebol da Horta aconteceu em elencos directivos liderados por mim, situação que se mantém na actualidade, com a particularidade de o número estar a crescer, o que vai de encontro às aspirações manifestadas.

Em termos de Treinadoras de Futebol, infelizmente tal cenário ainda não é uma realidade na AFH, apesar de termos grandes incentivos para o Curso de Treinadores no feminino. Inclusivamente até estamos na disposição de pagar o Curso nesta fase inicial, mas não há candidatas. Há apoios tanto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como da própria AFH. No Futsal contamos com Treinadoras no Corvo e no Pico. Já no que concerne a Dirigentes no Feminino, temos, entre outras, as senhoras Dora Valadão nas Flores, como Presidente do Grupo Desportivo “Os Minhocas”; e Rute Aço, no Pico, no Clube Desportivo de São João. Mas mesmo assim, continuo a insistir na necessidade de haver mais senhoras envolvidas no mundo do Futebol em diferentes funções: jogadoras, treinadoras, dirigentes, árbitras, etc, porque estas funções não são nem podem ser um exclusivo masculino.  

A Direcção está a trabalhar para que os Clubes tenham cada vez uma maior dinâmica, no sentido de acompanharem aquilo que está a ser feito na prática pela AFH. Temos perfeita noção das dificuldades por que passam os nossos filiados e mantemos o compromisso de, em estreita cooperação com todos eles, fazermos tudo o que está ao nosso alcance para que as condições e melhoria do trabalho desenvolvidas cumpram os parâmetros necessários com vista ao crescimento, qualidade e evolução. Temos de remar todos para o mesmo lado e em sintonia”.

 

Lista candidata aos Órgãos Sociais da Associação de Futebol da Horta para o mandato de 2021/2025:

Assembleia Geral:

Presidente: Jorge Alberto Costa Pereira

Vice-Presidente: José Manuel Leal Caldeira

1º Secretário: Hernâni Manuel Nunes Furtado

2º Secretário: Celestino Manuel Silva Lourenço

 

Direcção:

Presidente: Eduardo Humberto Silveira Pereira

Director: Arlindo Manuel Gomes da Silva

Director: Carlos Alberto Pereira Neves

Director: José António Sousa Silva

Director: Luís António Fernandes Gonçalves Rosa

Director: Luís Paulo Pacheco Furtado

Director: Marco Paulo Araújo Benfeitinho

Directora: Maria de Jesus Azevedo Rosa Fontes

Directora: Susana Catarina Silveira Garcia

 

Suplentes:

1 - Ana Isabel Azevedo Leal

2 - Hugo Miguel Domingos Ávila Goulart

3 - João Carlos Oliveira Soares Manteiga

4 - José Manuel Goulart Gomes

5 - Paulo António Rodrigues Marcos

6 - Paulo César Simas Maciel

7 - Rui Miguel Domingos Pimentel

 

Conselho de Justiça:

Presidente: Roberto Daniel Moniz Vieira

Vice-Presidente: José Manuel Braia Ferreira

Secretária: Maria Teresa Fortuna Faria Ribeiro Cândido

 

Suplentes:

1 - Luís Fernando Rosado de Xavier Mesquita

2 - Cláudia Arlene de Brum Alvernaz

3 - Maria Teresa Fontes de Brito e Melo

 

Conselho Fiscal:

Presidente: Andy Rodrigues

Vice-Presidente: Conceição Maria Statmiller Saldanha Soares Machado Lourenço

Secretária: Ana Isabel Pereira Sousa

 

Suplentes:

1 - Sandra Isabel Sousa Alves

2 - Dário Filipe Melo Silveira

3 - Sérgio Eliseu Duarte Gomes

 

Conselho de Disciplina:

Presidente: Marco Paulo Ferreira Matoso

Vice-Presidente: Pedro Jorge Januário Dourado Ramos

Vogal: Mário Paulo Garcia Pereira

 

Suplentes:

1 - Hugo Miguel Marques de Carvalho

2 - João Carlos Melo Dias

3 - Marco Paulo Costa Pinho

 

Conselho de Arbitragem:

Presidente: Marco Paulo Cunha da Silva

Vice-Presidente: Nuno Miguel Brasil Dart

Directora: Raquel Fátima Dias Medeiros Rosa

Director: Luís Manuel Borges

Director: Paulo Jorge Moitoso Vargas

 

Suplentes:

1 - Paulo Luís Marcos Goulart

2 - João Pedro Antunes Silva Caetano

3 - Herculano Manuel Simas Duarte

4 - Cátia Vanessa Freitas Braz Costa


Metas de trabalho para o mandato de 2021/2025

Eduardo Pereira compromete-se a manter o rumo dos destinos da Associação de Futebol da Horta “com transparência e muita abertura num quadro de proximidade aos Clubes”. “Pretendo, em estreita colaboração com a equipa que agora apresento, manter as actividades desenvolvidas e a que já habituei os Clubes e Agentes Desportivos”, destaca este líder.

Esta candidatura almeja trabalhar e aprofundar, em especial, as seguintes áreas:

1. Aumentar o número de praticantes federados e de recreação e lazer;

2. Apostar na Formação mantendo os apoios dados pela AFH nas inscrições, seguros e taxas de organização dos jogos;

3. Disponibilizar material desportivo (bolas, redes, coletes, etc.) consoante a capacidade financeira da AFH;

4. Defender melhores quadros competitivos para as equipas de Futebol e Futsal da AFH e dos Açores nas competições locais, nos apuramentos, nas participações regionais e nas suas participações nacionais, devidamente acompanhados pelos apoios financeiros indispensáveis e de acordo com o direito à continuidade territorial;

5. Aumentar o número de Treinadores no activo, com uma forte aposta na realização dos Cursos de Treinadores de Futebol e de Futsal e nos Cursos de Nível I e II de Futebol e Futsal;

6. Continuar a realizar formação contínua especifica de Futebol e de Futsal nas ilhas de jurisdição da AFH com o objectivo de aperfeiçoar os conhecimentos dos Treinadores possuidores de Curso com vista a actualizar a formação dos mesmos e manutenção da sua cédula. Para este efeito, pretende-se arrancar com a realização de um “Seminário AFH para Treinadores”, de periodicidade anual, de forma rotativa entre Futebol e Futsal, com painel de formadores que inclua sempre alguém de âmbito nacional ou internacional, no sentido de valorizar e elevar o conhecimento dos treinadores em todas as áreas;

7. Apostar no Treino de Guarda-Redes com Treinadores de Futebol e de Futsal afectos ao Gabinete Técnico da AFH;

8. Criar a “Academia AFH” no sentido de dar continuidade ao projecto “FIFA Academy” numa aposta que visa aumentar a prática federada do género feminino;

9. Organizar a fase regional da Festa do Futebol Feminino (FFF) e participar na fase final da Festa do Futebol Feminino, a realizar no Jamor;

10. Manter o projecto de dinamização do Futsal Adaptado tentando que o mesmo passe a ter dois momentos competitivos (Pico e Faial);

11. Apoiar, através da Comissão da AFH de Certificação de Clubes, todos os Clubes filiados na sua Certificação perante a FPF;

12. Apoiar o Clubes e Autarquias na implementação do Regulamento de Segurança das Instalações Desportivas;

13. Aumentar o número de Árbitros e candidatar árbitros aos quadros nacionais;

14. Descentralizar o Centro de Treinos para Árbitros com núcleos nas ilhas das Flores e do Pico;

15. Promover acções de formação e reciclagem para Árbitros de Futebol e de Futsal aproveitando as deslocações de árbitros nacionais mais credenciados;

16. Promover sessões de debate e esclarecimento para todos os Agentes Desportivos do Futebol e do Futsal nas ilhas de jurisdição da AFH onde houver a respectiva actividade;

17. Adoptar medidas que visem promover e estimular as boas práticas e premiar o mérito e o ‘fairplay’. Manter e melhorar o Regulamento de Mérito Desportivo e Escolar. Acompanhar a implementação do uso do Cartão Branco que ocorreu no início da Época de 2020/2021 assim como a candidatura à Bandeira da Ética;

18. Tentar aumentar o número de Dirigentes e como base desse trabalho continuar a defender que para atingir tal desiderato se torna imperioso conceder algum tipo de incentivo ao desempenho destas funções, como por exemplo a Criação do Estatuto do Dirigente Desportivo;

19. Incentivar e apoiar os nossos Dirigentes a participar nos Cursos de Formação Inicial de Dirigentes da FPF assim como no seu aperfeiçoamento;

20. Apoiar financeiramente, de forma anual, um formando por Clube nos cursos de formação para Motoristas de Transporte Colectivo de Crianças;

21. Realizar os apuramentos de campeão descentralizadamente nas quatro ilhas de abrangência da AFH e manter as Super-Taças AFH quer no Futebol quer no Futsal;

22. Organizar jogos das selecções nacionais no espaço geográfico da AFH;

23. Promover, com o apoio da FPF, o Curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE) para todos os Agentes Desportivos;

24. Concluir a digitalização de todo o arquivo da AFH;

25. Desenvolver o Departamento de Comunicação e Marketing da AFH no sentido de publicitar toda a nossa actividade assim como a dos Filiados promovendo o “produto Futebol” acrescentando-lhe valor e tornando-o financeiramente mais apetecível no sentido de ser uma mais-valia para o mundo do Futebol e para a Sociedade;

26. Aproveitar o projecto da FPF intitulado “uma Associação, uma Academia” assim como o apoio do Governo Regional dos Açores e da Câmara Municipal da Horta para a construção da nova sede da AFH e a 1ª fase da Academia da AFH;

27. Preparar as Comemorações do 91º Aniversário envolvendo diversas actividades, com destaque para a III Gala AFHORTA a realizar na ilha das Flores. Manter anualmente as Galas AFHorta;

28. Editar e publicar o livro referente aos 90 Anos da AFH;

29. A memória individual e colectiva deve ser preservada. Também é uma obrigação deste organismo desportivo pugnar pelo resgate da história da AFH. Para isso pretende-se editar e publicar livros sobre personalidades e eventos do Futebol assim como a recolha em livro de dados estatísticos e históricos. Para tal, devemos também contar com testemunhos de agentes praticantes e não praticantes do passado e do presente;

30. Manter o Projecto 22 numa parceria com a FPF, no sentido de garantir uma melhor gestão e enquadramento técnico no que concerne ao marketing/publicidade da AFH e dos seus filiados;

31. Em parceria com a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) implementar a Super-Taça do Triângulo no escalão Sénior;

32. Em parceria com a AFAH implementar as Super-Taças do Triângulo no âmbito da Formação (Iniciados, Juvenis e Juniores) desde que se consiga apoio da Direcção Regional do Desporto (DRD).

 

 

Cristina Silveira