É Catequista, Chefe do Agrupamento de Escuteiros do Corvo, Presidente da Filarmónica e do Conselho Fiscal dos Bombeiros, integra a Mesa Administrativa da Santa Casa, tendo sido Presidente da Assembleia-Geral do Clube Desportivo Escolar do Corvo (CDEC) entre 2019 e 2022. Falamos de Paula Cristina Nunes Emílio Dias, o grande apoio do ex-Presidente do CDEC, Daniel Dias, tendo o trabalho de ambos sido distinguido na IV Gala AFHorta - 92º Aniversário, decorrida no dia 19 deste mês, na ilha do Corvo.

Cristina Silveira

Paula Dias é uma pessoa bem disposta e de sorriso fácil, que se presta a colaborar com a comunidade em que está inserida. As décadas de Voluntariado realizado em diferentes instituições são prova disso mesmo. É Catequista, Chefe do Agrupamento dos Escuteiros do Corvo, Presidente e tocadora da Filarmónica Lira Corvense, integra a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia desta ilha, é Presidente do Conselho Fiscal dos Bombeiros e desde 2019 até Setembro deste ano desempenhou o cargo de Presidente da Assembleia-Geral do Clube Desportivo Escolar do Corvo (CDEC), de que era Presidente o filho, Daniel Dias.

“Há muitos anos que dou o meu contributo à Filarmónica e actualmente a Direcção da banda é composta unicamente por tocadoras. Como Presidente, fiz questão de que a minha equipa fosse jovem, no sentido de os mais novos se integrarem e responsabilizarem”, explica a nossa entrevistada, que prossegue: “Também sou Catequista desde há muitos anos e ultimamente digo que vou retirar-me, mas como o sr. padre vai sempre pedindo, tenho continuado. A verdade é que, ano após ano, são sempre poucos os miúdos e não é esse tempo que vai fazer diferença na minha vida. Este ano, estou a preparar os crismandos o que me dá um gozo enorme, atendendo a que gosto muito de trabalhar com os jovens (mas também com os miúdos), o que permite realizar outro tipo de actividades. Sou uma pessoa alegre, que gosta de rir e esta postura ajuda muitíssimo já que alguns são mais sérios. Como tal, para os cativar é necessário rir e chorar com eles para entrar no seu mundo a fim de os compreendermos”.

Sete anos depois de a ilha do Corvo ter Futsal federado, a equipa de Seniores conseguiu o feito inédito de conquistar o título de Campeão da AFH, garantindo, assim, a subida à Série Açores, prova que reúne as melhores equipas da Região

“O grande apoio foi a mãe”

Como Presidente da Assembleia-Geral, Paula Dias deu o seu contributo ao Clube Desportivo Escolar do Corvo ao longo de três anos, mas, na prática, muita vez assumiu a liderança, uma vez que o filho (Daniel Dias) era o Presidente e ela o seu braço direito.

Na reunião destinada a eleger uma nova Direcção, que teve lugar em Outubro de 2019, não houve qualquer lista candidata. Como tal, Daniel Dias, nessa altura um jovem com 19 anos, decidiu formar uma lista e assumir a presidência do Clube. “Naturalmente que houve pessoas a colaborar, mas o grande apoio foi a mãe”, realça Paula Dias, que também passou a integrar os Corpos Gerentes do CDEC.

Recorde-se que o Clube Desportivo Escolar do Corvo foi criado a 07 de Dezembro de 2012, tendo sido seu mentor e primeiro Presidente, Davide Valente, professor do 1º Ciclo. A actividade pautava-se, essencialmente, por acções lúdicas e recreativas que culminavam com a realização de jogos entre os escalões de formação do CDEC e as equipas das Flores.

Na época de 2013/2014, mais concretamente em Outubro de 2014, assistiu-se a uma mudança de paradigma no Clube Desportivo Escolar do Corvo. É com Tânia Pipa ao leme do Clube como Presidente da Direcção (em conjunto com os restantes membros directivos, de que se destacam Alzira Mendonça, Anabela Santos e Rui Pimentel), que é dado um passo de gigante: o início da actividade federada na ilha do Corvo.

Foi também nesta altura que o Clube passou a ter como Coordenador Técnico, Daniel Lima, que acumulava funções no projecto camarário “Corvo em Movimento”.

Daniel Lima com a equipa de Iniciados no primeiro Apuramento do Campeão da AFH, em que participou o CDEC.

Atrás, da direita para a esquerda: André Ávila, Daniel Dias, Guarda-Redes; Alexandre Patrício, Lucas Freitas, Guarda-Redes; João Estêvão e Daniel Lima, Treinador.

À frente, pela mesma ordem: Wilson Peixe, Gonçalo Pereira, Sérgio Dutra e Manuel Rocha

Com este desiderato alcançado, passou finalmente a poder dizer-se que o Futsal era uma realidade em todos os recantos de Portugal, já que até a essa data faltava somente a mais pequena ilha do Arquipélago dos Açores.

Neste processo de colocar o Corvo no mapa de Futsal do Portugal, trabalhando para que tivesse, pela primeira vez na sua história, actividade federada, foi decisiva a dedicação de Tânia Pipa e a tenacidade do Presidente da Associação de Futebol da Horta (AFH), Eduardo Pereira, o grande impulsionador deste feito.

“O Daniel foi o ás do Clube…”

Equipa Sénior Masculina do Clube Desportivo Escolar do Corvo festeja a participação no Campeonato de Futsal da 3ª Divisão Nacional - Série Açores

Paula Dias é uma mãe (Dirigente) babada pelo desempenho do filho à frente do CDEC e pelo que foi alcançado no decorrer da presidência deste. “O facto de, em Maio de 2021, a equipa de Futsal de Seniores do CDEC se ter sagrado Campeã da AFH com acessso à Série Açores – facto inédito na história do Clube – é um marco que jamais será esquecido! Os corvinos vibraram naquele dia! Estavam deslumbrados, eufóricos, felizes! Todos ficaram contentes!

Este título constitui a alegria do Clube e a maior façanha desde que foi criado, em 2012. O Daniel foi o ás do Clube, pois não se consta que um Presidente com apenas 19 anos tenha levado tão longe o nome de um Clube e de uma Região como aconteceu no Corvo. Foi a recompensa depois de todo o trabalho que tivemos. O Corvo não está esquecido!

Paralelamente a este feito, na temporada anterior um jogador corvino – Rafael Emílio – foi convocado para integrar a Selecção Nacional e outro (André) encontra-se a jogar no estrangeiro. Além disso, vários atletas do Corvo têm integrado as Selecções da AFH.

A conquista da equipa Sénior Masculina de Futsal foi efusivamente celebrada

“(…) muito trabalho e algumas lágrimas (…)”

Esta Directora memora que foram anos de “muito trabalho”, o que se agravou devido à pandemia. “Confesso que não estava muito por dentro desta orgânica e a COVID-19 não veio ajudar. Em Março de 2020, interrompemos a época o que foi entendido por parte das pessoas. No entanto, os miúdos estavam sempre a perguntar quando é que íamos retomar a actividade, o que é compreensível.

Ao início, o Processo de Certificação foi uma dor de cabeça grande! Eu até sonhava com a Certificação! A Associação foi impecável e ajudou-nos muito. Depois de já estar por dentro desta mecânica, tudo se torna mais fácil pelo que temos vindo sempre a organizar a nossa candidatura.

Este percurso foi marcado por muito trabalho e algumas lágrimas, já que era tudo novo para mim e para o Daniel, mas o sr. Presidente Eduardo Pereira sempre nos deu muito apoio. A Tânia [Pipa] também nos ajudou assim como a Anabela Santos.

Momento que recorda o jogo de pais e filhos em 2020, por altura do Natal

As pessoas criticam muito sem saber o que se passa

Entendemos que depois de tudo isto, era tempo de dar a oportunidade a outros que pudessem continuar a trabalhar no crescimento do Clube Desportivo Escolar do Corvo, que actualmente é presidido pela Marta Costa.

Quando os atletas souberam que eu havia deixado o Clube, abeiraram-se de mim e disseram-me que eu os tinha abandonado, pois já estávamos juntos há alguns anos e sentiram a minha falta, assim como do Daniel, que é muito brincalhão e da idade de muitos deles. Mas expliquei-lhes que continuo a apoiá-los e a desejar que alcancem muitos sucessos!

Enquanto estivemos à frente do Clube, fomos alvo de algumas críticas. Nuns casos, tivemos de nos impôr e noutros deixámos passar, o que me custou, pois certas pessoas criticam muito sem saber o que se passa. Mas sei que tudo isto faz parte destes processos e felizmente a actual Direcção conta com quem falava quando estava de fora. É bom que alguns experimentem os dois lados a fim de evitar o desconhecimento e a crítica infundada.  

Apesar de já não integrar os Corpos Gerentes, na passagem de testemunho disse e volto a afirmar que se for preciso podem contar comigo.

Pai e filho celebram a vitória alcançada pelo CDEC em 2021

O Estatuto do Dirigente funcionará como um incentivo

As direcções são todas diferentes umas das outras, sendo que umas se revelam mais compreensivas do que outras. Só quem passa pela direcção de uma instituição sabe dar o valor ao trabalho que dá, pelo que quem quer que seja não deveria falar mal da presidência da Associação de Futebol da Horta ou dos Clubes seus filiados, ainda mais porque se trata de um serviço prestado à comunidade de forma gratuita. É fundamental que não falte o diálogo e que nos coloquemos no lugar do outro. Neste sentido, sou completamente a favor da implementação do Estatuto do Dirigente, que funcionará como um incentivo. Não interessa se a contrapartida será em sede de IRS ou nos anos da reforma. O importante é que seja uma realidade. Há muito tempo que digo que se houvesse uma recompensa, digamos assim, não faltava quem quisesse presidir aos diferentes organismos, mas, infelizmente, o que se verifica é que muitas vezes as pessoas vão pelos seus interesses e não pelos das instituições que representam.

Daniel apoia a irmã Mariana.

Atrás, da esquerda para a direita: Cristiane Andrade, Tânia Pipa, Treinadora; Rafael Gomes, Jéssica Jorge, Catarina Emílio, Daniel Dias, Francisco Pinho, Leonor Pereira, Ivan Pimentel e Lúcio Rocha.

À frente, pela mesma ordem: Rodrigo Custódio, Ana Rita Machado, Vasco Andrade, Melissa Rodrigues, Mariana Dias, Érica Dutra, Mafalda Silva e Samuel Brás

Treinadores, Árbitros, Formação e Sede

O Clube conta com cerca de 30 atletas e vários treinadores. Durante os últimos três anos, custeámos o Curso de Treinador à Nádia Cabeceiras, ao Lúcio Rocha e ao André Ávila, que actualmente se encontra a jogar fora da ilha. O Orlando Rosa está a finalizar o Curso de Treinador. Este sector leva uma grande fatia do orçamento do Clube e na temporada de 2020/2021 contámos com um treinador de Grau III [Vítor de Sousa], do Continente, a quem pagávamos ordenado e renda de casa, pelo que recebemos ajuda do Governo para suportar estes encargos.

Presentemente, a questão da Arbitragem regista melhores resultados. No Corvo, temos como árbitros o professor de Educação Física, Edmundo Bicudo; o Cláudio Xavier, a Cátia Brás e três novatos: Rafael e Amanda Emílio (irmãos) e Nicole Rocha.

A Formação dos Treinadores, Árbitros, Dirigentes e outros Agentes Desportivos é uma preocupação constante, mas também nunca esquecemos os escalões de Formação, pois é preciso começar pelos pequeninos a fim de garantirmos o futuro. Os nossos Seniores militam na Série Açores, mas tanto eu como o Daniel sempre demos muita importância aos escalões de Formação.

O Corvo está a registar um maior número de nascimentos e o facto de alguns casais de fora se fixarem na ilha também ajuda no que toca ao aumento de praticantes. Contudo, não podemos pensar em Futebol de 11. O Futsal adequa-se melhor à nossa realidade e é positivo nos focarmos nesta modalidade a fim de podermos alcançar resultados.

Quanto ao sector Feminino, temos equipas mistas nas categorias de Formação e a avaliar pelo número de inscritas não tenho dúvidas em afirmar que daqui a alguns anos vamos ter equipas femininas. Aliás, já tivemos uma equipa Feminina Sénior, que reunia as jogadoras que gostavam e queriam praticar Futsal. Foi uma boa experiência para elas e para a ilha.

Atendendo a que o Pavilhão pertence ao Governo – que nos ajudou muito – cabe ao Clube fazer a sua manutenção. A Sede – situada por detrás do Pavilhão – funciona numa sala cedida pela Filarmónica, onde temos os equipamentos, os troféus, etc. Tenho de frisar que quando digo Sede, estamos a falar de um pré-fabricado velho, que necessita de ser substituído. Aquando da última visita estatutária do Governo Regional ao Corvo, este comprometeu-se a ajudar a resolver esta situação, que tanto pode passar pela atribuição de um novo pré-fabricado como pela construção de um edifício de raiz.

O CDEC tem recebido apoio da Direcção Regional do Desporto (DRD), da AFH (onde se inclui bolas, redes, isenção do pagamento de inscrições, etc), da Câmara Municipal do Corvo (por exemplo, aquando da Série Açores comparticipou os fatos de treino, mas o apoio é muito mais extensivo) e de Patrocinadores (oferta de equipamento de jogo e de treino).

(…) a adesão por parte das pessoas sempre foi muito boa, (…)

Pavilhão do Corvo: Daniel e os colegas Gonçalo Pereira e João Estêvão no apoio ao Clube

O Clube Desportivo Escolar do Corvo é uma instituição muito importante para a ilha, dinamizando toda a população. Posso afirmar que o Clube Desportivo veio dar outra vida ao Corvo. Os pais, os avós, as famílias, os amigos, todos vão aos jogos e manifestam o seu apoio. É fundamental este calor humano e a inter-acção registada. 

Aquando dos jogos, montávamos umas barraquinhas que mobilizavam muitíssimo as famílias, as quais colaboravam com petiscos, doces e outros produtos para vender, e, assim, angariarmos fundos. E a adesão por parte das pessoas sempre foi muito boa, pois quando acabavam os encontros muitos aproveitavam para jantar. Este dinheiro foi utilizado para pagar as deslocações marítimas dos nossos jogadores às Flores. Em termos de competição, temos de apostar nos vizinhos florentinos, devido à proximidade, pois não há nada mais frustrante para um atleta do que ter de jogar contra os colegas do próprio Clube, o que nos acontece frequentemente. Se queremos crescer e evoluir, temos de enfrentar adversários a sério.  

Se a Associação viesse mais vezes ao Corvo seria bom

Apesar da distância, posso dizer que nos sentimos parte da Associação de Futebol da Horta. Durante estes anos, sempre que precisei houve disponibilidade para ajudar, esclarecer, informar, tanto por parte da Secretaria como do próprio Presidente.  

Naturalmente que gerir quatro ilhas, com pessoas todas diferentes umas das outras não é tarefa fácil, pelo que é de louvar a acção levada a cabo pelos Dirigentes da AFH. Se a Associação viesse mais vezes ao Corvo seria muito bom, mas compreendemos que as visitas sejam difíceis e onerosas. Podemos estar longe, mas não estamos esquecidos e sempre que necessitámos de algo, houve resposta.

O facto de a última Gala da Associação – IV Gala AFHorta - 92º Aniversário – se ter realizado aqui no Corvo [no dia 19 do corrente] é bem demonstrativo de que todas as ilhas da Associação têm igual importância. A descentralização deste evento foi altamente benéfica para o Corvo, valorizando e distinguindo de forma pública o trabalho dos Agentes Desportivos locais. Foi motivo de orgulho recebermos tanta gente da família da AFH e, simultaneamente, sermos elogiados por um alto representante da Federação ligado ao Processo da Certificação, como foi o caso do Dr. Júlio Vieira. São momentos marcantes para o Clube e para os corvinos, que fazem com que sejamos colocados na ribalta pelo nosso trabalho em prol do Desporto”.

De salientar que nesta IV Gala, Paula Cristina Nunes Emílio Dias foi distinguida na categoria de “Personalidades”, por ter sido “a principal responsável pela organização administrativa do CDEC e relacionamento administrativo com a AFH sendo o seu trabalho fundamental para o desenvolvimento do Futsal na ilha do Corvo”.

Paula Dias recebeu o troféu das mãos do Director da Federação Portuguesa de Futebol para o Processo de Certificação, Júlio Vieira

Na Categoria de “Participações Nacionais”, destinada a premiar o participante da AFH no Campeonato de Futsal da 3ª Divisão Nacional - Série Açores, Daniel Dias, na qualidade de Director [ex-Presidente] recebeu o troféu respeitante ao Clube Desportivo Escolar do Corvo.

O troféu relativo ao CDEC foi entregue a Daniel Dias pelo Presidente da Câmara Municipal do Corvo, José Manuel Silva

Instada a partilhar o que representa este galardão, Paula Dias assinala que ficou “surpreendida mas ao mesmo tempo contente, na medida em que demonstra que a Associação de Futebol da Horta reconhece, publicamente, o trabalho que foi feito no Clube Desportivo Escolar do Corvo”.

No que concerne a troféus atribuídos ao CDEC, recorde-se que, aquando da III Gala AFHorta - 91º Aniversário, que teve como palco o Auditório Municipal de Santa Cruz das Flores, em Novembro de 2021, a equipa de Futsal Masculino Sénior foi distinguida na categoria de “Campeões Seniores”.

Com a realização, na ilha do Corvo, da IV Gala AFHorta - 92º Aniversário, completou-se o périplo pelas quatro ilhas de abrangência da Associação de Futebol da Horta, sendo que a I Gala AFHorta - 89º Aniversário decorreu em Novembro de 2019, na ilha do Pico; a II no Faial, em Outubro de 2020; e a III em Novembro de 2021, nas Flores. 

“Ter sido Presidente do CDEC mudou muito o Daniel e para melhor”

“Ao olhar para trás, a maior recompensa alguma vez recebida é o facto de o meu filho ter assumido a liderança de um Clube com apenas 19 anos de idade. Sei que o achavam muito novo para esta missão, mas ele batalhou e conseguiu. Fui o braço direito dele, mas também o esquerdo nesta missão. Era tudo novo para ele, o que o fez aprender muito e hoje está mais adulto. Está um homem! Este cargo ajudou-o a perceber o que é a vida. Ter sido Presidente do CDEC mudou muito o Daniel e para melhor. São somente 22 anos de idade que parecem ser muitos mais. Esta entrega ao Futsal e ao Clube vem na sequência da trajectória do Daniel na comunidade, pois também é Escuteiro, toca na Filarmónica e gosta de colaborar, indo de encontro ao lema familiar”.

Uma família dedicada ao Desporto

Paula, Mariana, Paulo e Daniel: uma família que gosta de ajudar e de se envolver na comunidade em que está inserida

“Antes do CDEC existir, o Daniel já jogava Futsal, o que se manteve ao longo dos anos, sempre na posição de guarda-redes. A irmã, que tem oito anos, joga nos Traquinas e atira-se ao jogo sem medo.

O meu marido também jogou Futebol de 11, federado, nas Flores, de onde é natural, e Futsal no Corvo, pelo que os meus filhos têm o “bichinho” do pai e dos tios no que toca ao Desporto. No CDEC, o Paulo também foi Director, tendo como missão acompanhar os Seniores nas deslocações fora da ilha. Ele dizia sempre que era algo que dava trabalho.

Equipa de Futsal em que Paulo Dias jogou em 2017.

Atrás, da esquerda para a direita: Joe Rego, Paulo Custódio, Rui Teixeira, Lúcio Rocha, Tiago Pereira e Daniel Lima, Treinador.

À frente, pela mesma ordem: Orlando Rosa, João Xavier, Paulo Dias e Bruno Costa

Fotografias cedidas por: Paula Dias

Também gosto de jogar e pelo Natal e Páscoa entro nas brincadeiras que organizamos entre pais e filhos. Na Escola, praticava Futebol, Voleibol e Futsal. O Desporto sempre esteve presente na minha família e o Dirigismo, o apoio, a colaboração acabam por acontecer naturalmente, pois gostamos de ajudar”.