Começou por jogar Futebol de 11 em grupos de escolas e associações e aos 18 anos integrou o plantel de Juniores do Lusitano de Évora. Foi nessa estreia como federado, na temporada de 1968/1969, que se sagrou Campeão Regional no Nacional de Juniores da Zona Sul.  Já antes, com 16 anos, fez uma ruptura de menisco no joelho direito, o que obrigou a uma intervenção cirúrgica. Mais tarde, a trabalhar no Hospital de Portalegre, optou pelo Futebol de Salão (hoje designado Futsal), disputando torneios hospitalares no grupo dos funcionários desta unidade de saúde,  o que se manteve ao longo de cerca de seis anos.

Após a fase de Jogador, veio a de Dirigente, tendo sido convidado pelo Grupo Desportivo Portalegrense para colaborar no Departamento de Futebol, o que aconteceu entre 1980 e 1982.

Em 1991, com a vinda para a ilha do Pico, passa a ser Treinador dos Juvenis e Juniores do Lajense, na Época de 1993/1994. Em 2000, integra a Direcção e de 2004 a 2007 assume a Presidência deste Clube picoense.

Terminada a missão nesta colectividade, no ano de 2009 é desafiado por um amigo para um novo projecto: ajudar a formar o Clube Desportivo de São João (CDSJ) do Pico, vocacionado para o Futsal. Volvidos 13 anos como Presidente do São João, Luís Martinho Janeiro Aço quer fazer a passagem de testemunho, o que deverá acontecer em 2024, quando o Clube atingir os 15 anos de existência. Até lá, está a ser preparada uma equipa que dê continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, a qual poderá continuar a contar com a colaboração deste Dirigente, mas noutros moldes.

Cristina Silveira

Luís Aço enquanto jogador do Lusitano Ginásio Clube, com 18 anos de idade

Diz que tem “dois pés de chumbo”, mas a verdade é que serviu e continua a servir o Desporto: primeiro como Atleta, depois como Treinador e há mais de 20 anos no papel de Dirigente. Falamos de Luís Martinho Janeiro Aço, o Presidente do Clube Desportivo de São João (CDSJ), nestas funções desde a criação do mesmo, a 18 de Fevereiro de 2009, nas Lajes do Pico. De realçar que este Dirigente é o Sócio número 1 do São João.

Equipa de Futebol dos Funcionários do Hospital de Portalegre no ano de 1978

O nosso entrevistado dedicou-se ao Futebol de 11 e ao Futebol de Salão (Futsal) em grupos de escolas, associações e na equipa dos funcionários do Hospital de Portalegre, ao longo de praticamente seis anos. E explica: “Anualmente, era organizado um torneio entre hospitais distritais, que decorreu em Aveiro, Abrantes, Portimão bem como noutras paragens e geralmente quem organizava o evento ganhava a taça. O Hospital de Portalegre organizou dois Torneios e ganhou outros tantos”.

1985: Equipa de Futsal dos Funcionários do Hospital de Portalegre

A única temporada em que jogou como federado foi na de 1968/1969, no escalão de Júnior, ao serviço do Lusitano de Évora (é natural da Sé da Évora), sagrando-se Campeão Regional no Nacional de Juniores da Zona Sul, tinha então 18 anos de idade.

Equipa de Juniores do Lusitano de Évora, que se sagrou Campeã Regional em 1968/1969.

Luís Aço é o quinto, em cima, a contar da esquerda para a direita

Entretanto, a lesão contraída aos 16 anos, no menisco do joelho direito e que obrigou a uma cirurgia, contribuiu para que a fase de Jogador tenha sido curta. 

Dos relvados para o dirigismo, Luís Aço aceitou dar o seu contributo ao Grupo Desportivo Portalegrense, tendo sido Dirigente no Departamento de Futebol, o que aconteceu entre 1980 e 1982. “Era algo que dava trabalho, pois eu acompanhava a equipa Sénior, que militou na 2ª e 3ª Divisões. Houve situações difíceis de gerir, uma vez que nessa altura já havia dinheiro envolvido”.

Luís Martinho Janeiro Aço era o Jogador Nº 132615 do Lusitano Ginásio Clube, inscrito na Federação Portuguesa de Futebol

Após uma passagem, em trabalho, pelo Hospital de Elvas, no ano de 1991 (Junho) Luís Aço troca o Continente pela ilha do Pico. O seu primeiro contacto foi com o Clube Desportivo Lajense (CDL), onde, como Treinador, teve a seu cargo os Juvenis e os Juniores na Época de 1993/1994. Em 2000, integrou a Direcção e em 2004 foi eleito Presidente, o que vigorou até 2006.

Luís Aço foi Treinador, Dirigente e Presidente do Clube Desportivo Lajense

O Clube Desportivo Lajense foi o primeiro contacto deste Dirigente na ilha do Pico, quando troca o Continente pelos Açores, em 1991

No decorrer deste período, organizou vários torneios, colóquios e palestras, tendo, nesse contexto, trazido ao Pico figuras de craveira do panorama desportivo nacional, como João Alves (treinador), Jorge Coroado (árbitro), Octávio Machado (treinador) e Arnaldo Cunha (Coordenador da Federação Portuguesa de Futebol - FPF). Também foram feitas homenagens a dirigentes, antigos atletas e outros agentes desportivos, sobressaindo, no fim deste percurso, “alguma ingratidão” para com este Dirigente.

O Colóquio a que se reporta a fotografia foi organizado no tempo em que Luís Aço assumiu a Presidência do Clube Desportivo Lajense.

Da esquerda para a direita: Cláudio Lopes, Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico; Rui Santos, Director Regional do Desporto; Rui Almeida, Jornalista da RTP/1; Jorge Coroado, Árbitro convidado; e António da Luz, Treinador do Futebol Clube da Madalena, convidado. De pé, a discursar, encontra-se Luís Aço

A Homenagem feita ao Comendador Ermelindo Ávila, Sócio nº 1 do Clube Desportivo Lajense, foi outro ponto alto na vigência de Luís Aço enquanto Presidente desta colectividade picoense, à qual se dedicou mais de 13 anos

Em 2009, Luís Aço foi convidado, por um amigo, para um projecto de raiz: a formação de um Clube de Futsal, em São João do Pico, altura em que nasce o Clube Desportivo de São João (CDSJ - 18 de Fevereiro).

Inicialmente, além de Futsal, o Clube Desportivo de São João do Pico contava com escalões de Formação em Futebol de 11, Ténis de Mesa, Ciclismo, Atletismo e Voleibol. “Quando atingimos nove anos de existência, fomos Campeões em nove escalões: seis de Futebol e três de Voleibol, o que não deixa de ser um marco para o Clube. Foram nove anos de muitos êxitos e alegrias, em que destaco o facto de, no quinto aniversário, termos sido reconhecidos como Instituição de Utilidade Pública (IUP), e, em 2013, agraciados com a Medalha de Mérito Desportivo Municipal, atribuída pela Câmara das Lajes”.

CDSJ = desenvolvimento do Futsal do Pico

Com a sua acção, o Clube Desportivo de São João contribuiu para desenvolver o Futsal no Pico. Nesse processo, é de salientar o trabalho dos treinadores contratados no exterior: Paulo Barroso e Miguel Tente, que “vieram trazer conhecimento e enriquecer a modalidade, representando mais-valias para o Clube e para o Futsal na ilha”.

Fevereiro de 2018: A equipa de Futsal do escalão de Juniores B do Clube Desportivo de São João do Pico sagrou-se Campeã ao vencer, no segundo jogo, a equipa do Fazendense das Flores por 11-3. Assim, o CDSJ derrotou a equipa local pelo ‘score’ total (nos dois jogos) de 28-3. Paulo Barroso (na fotografia, é o primeiro atrás, da esquerda para a direita) era o treinador da equipa

Juniores do CDSJ que ganharam ao Fazendense das Flores por 7-1, alcançando o título de Campeões da AFH no seu escalão

Facebook do CDSJ - Abril de 2018: “Foi com muito orgulho que recebemos este e-mail e queremos partilhá-lo com todos! Parabéns Campeões”

Outubro de 2019: Equipa de Infantis do CDSJ, tendo como treinador Miguel Tente

Um Clube que se move à custa do trabalho de uma Família

A matriz do Clube Desportivo de São João do Pico reside em Luís Aço e na sua Família. À frente da FisioMédis - Gabinetes de Rute Covas Aço, encontra-se a esposa, braço direito do Presidente e responsável pela parte burocrática e organizacional do Clube, que também é treinadora.

Na Gala AFHorta - 89º Aniversário, que decorreu no Auditório Municipal da Madalena do Pico, em Novembro de 2019, o Clube Desportivo de São João do Pico foi distingido na Categoria de “Campeões da Formação”. O Troféu de Futsal Masculino em Juniores foi entregue a Rute Aço, Directora do São João, por Rui Marote, Presidente da Associação de Futebol da Madeira, em representação das Associações Distritais Regionais de Futebol

Fotografia de: José Feliciano

A FisioMédis - Gabinetes de Rute Covas Aço - é uma empresa localizada nas Lajes do Pico, que dispõe de Gabinetes Médicos (onde são realizadas consultas de especialidade), Gabinete de Massagens, Fisioterapia e Posto de Colheitas, tendo sido inaugurada em Julho de 2008.

A filha de Luís Aço, Silvana Aço, é massagista, assegurando ainda a parte digital e de comunicação; e o marido desta, Márcio Nunes, é treinador do Clube. A restante equipa directiva tem sido praticamente a mesma ao longo destes mais de 13 anos de trabalho do CDSJ. O último acto eleitoral aconteceu em Junho passado, sendo o mandato de dois anos. Como novidade, desde o ano passado que os pais dos atletas dos escalões de Formação têm sido chamados a dar o seu contributo como dirigentes, com o intuito de envolvê-los nesta organização.

O Desporto é uma excelente bandeira no que toca à sensibilização para as mais diversas causas. Neste caso, o São João alinhou num jogo a favor da Prevenção do Cancro no Homem, realizado em Novembro de 2018, na ilha do Pico

Passagem de testemunho em 2024

Luís Aço é Presidente da Direcção do Clube Desportivo de São João do Pico desde a sua fundação, ou seja, 2009. Por isso, entende que é tempo de começar a preparar a passagem de testemunho, o que se encontra encaminhado. O facto de toda a estrutura desportiva do Clube se encontrar organizada e informatizada e de o mesmo poder contar com o Coordenador Ricardo Miguel – que já havia desempenhado estas funções no Clube Desportivo “Os Patos”, em Abrantes – são aspectos que vêm facilitar a transição, que deverá acontecer quando o CDSJ completar 15 anos de vida, o mesmo é dizer 2024. Luís Aço considera que essa mudança lhe trará mais tempo livre com a família e a possibilidade de atender a outros projectos. Contudo, é sua intenção manter-se ligado ao São João, colaborando mais na rectaguarda.

“(…) uma experiência muito boa!”

Luís Aço é o Sócio nº 1 do CDSJ, sendo Presidente da Direcção desde a fundação até hoje  

Instado a fazer um balanço a mais de duas décadas de dirigismo, este picoense de coração afirma: “Foi uma escola, um curso de formação, uma experiência muito boa! Conheci pessoas extraordinárias, fiz muitos amigos e também consegui arranjar alguns inimigos. Tenho muita saudade de pessoas que já partiram, como é o caso do Paulo Alvernaz, que foi o obreiro no que toca à fundação deste Clube. Por isso, faço questão de honrar o legado dele, que irá ser sempre parte integrante desta história. E para que a memória não se apague, foi dado o nome dele à Sala de Reuniões e Troféus do Clube Desportivo de São João.

Destaco, também, as recepões de que o Clube Desportivo de São João foi alvo e os convívios realizados, que se afiguram preciosos para a troca de experiências e para nos inteirarmos das dificuldades de cada um. Temos de conviver para nos conhecermos e mesmo com tanta forma de comunicar, por vezes há falta de diálogo.

Por onde temos passado, sempre fomos bem recebidos e fazemos questão de corresponder da mesma forma. Conhecemos todas as ilhas que têm Futsal, sendo que as deslocações constituem oportunidades de crescimento, a vários níveis, e de conhecimento mútuo”.   

Sede nova, mas com melhoramentos realizados de forma gradual

Desde o dia 24 de Agosto de 2021, que o Clube Desportivo de São João do Pico dispõe de sede própria. Este sonho, “antigo e legítimo”, materializou-se com a mudança para a antiga Escola Primária de São João, cedida pela Autarquia das Lajes do Pico a esta agremiação desportiva “enquanto a mesma se mantiver no activo”. O acto inaugural foi propositamente escolhido por forma a coincidir com a data de aniversário do antigo Vice-Presidente, Paulo Alvernaz.

A actual “casa” do CDSJ dispõe de Secretaria, Sala de Estar/Convívio, Sala de Reuniões e Troféus “Paulo Alvernaz”, em homenagem a este ex-Vice-Presidente (falecido a 20 de Setembro de 2018), que foi quem teve a iniciativa de fundar este Clube; Cozinha, Lavandaria, Rouparia e Casas-de-Banho. Há, ainda, uma Sala de Estudo destinada aos Atletas para que estes possam fazer os trabalhos de casa, valência que já existia no anterior espaço, desde 2019.

O historial do Clube Desportivo de São João do Pico preenche as diversas dependências da sede, sendo possível observar o registo dos títulos alcançados, troféus, medalhas, galhardetes, cachecóis, arquivo com recortes de imprensa sobre a vida do CDSJ, álbuns com fotografias de todos os que têm contribuído para este percurso de mais de 13 anos e uma fotografia de grupo que torna presente os nove fundadores do Clube Desportivo de São João do Pico: Luís Aço, Alberto Rosa, António Fontes, Geraldo Silveira, Hélio Alvernaz, José Gonçalves, Paulo Alvernaz, Paulo Bettencourt e Vítor Rosa.

A falta de fundos faz com que os trabalhos de remodelação do actual edifício tenham vindo a ser realizados de forma gradual, como é o caso das janelas e das portas, em que foi feita uma candidatura para que as existentes sejam substituídas por novas em alumínio. Neste contexto, foi celebrado um protocolo com o Governo, vindo o apoio das Obras Públicas.

Para a Formação dos treinadores, o São João candidatou-se a um programa da Federação; e no que concerne ao apetrechamento, os fundos vieram da Direcção Regional do Desporto. Neste âmbito, o CDSJ já recebeu material audiovisual (camâras fotográficas), computadores, uma impressora e 40% do montante necessário para a aquisição de uma carrinha em segunda mão, que contou não só com o apoio da Direcção Regional do Desporto, mas, também, da Câmara Municipal das Lajes do Pico e da Junta da Freguesia de São João.

Facebook do CDSJ: “Esta é mais uma conquista! Com o apoio da Direcção Regional do Desporto, mediante a submissão de uma candidatura destinada à aquisição de viatura;  do Município das Lajes do Pico, através do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo; e da Junta de Freguesia de São João, o CDSJ realiza mais uma grande conquista: a aquisição de uma viatura para continuar a servir a comunidade como até agora o tem feito. Sem estes apoios, tudo seria mais difícil!”

Até agora, todas as candidaturas submetidas pelo Clube Desportivo de São João do Pico foram aprovadas, o que demonstra uma dinâmica constante de renovação e modernização, causando, por vezes, “algumas invejas”. Mas o segredo, assevera o Presidente, “passa por trabalhar, o que está ao alcance de qualquer um”.

O Clube Desportivo de São João do Pico foi um dos filiados da AFH que, em 2017, beneficiou de apoio no âmbito do programa da Federação Portuguesa de Futebol destinado à Modernização de Infraestruturas e Equipamentos Desportivos, que se traduziu no apoio monetário para a Formação de Treinadores

“Fazem falta outras estruturas”

Luís Aço e a sua equipa têm como preocupação constante dotar o São João das melhores condições possíveis, para que os atletas possam brilhar mais alto. Por isso, quando se pergunta o que faz falta, a resposta é imediata: dinheiro e atletas! Mas ao aprofundarmos a questão, são partilhados os projectos que estão na calha e que passam por possuir um Pavilhão e um mini-Ginásio.

Certificação continua a ser uma aposta

Fotografia de: Roberto Saraiva

A primeira linha de acção do CDSJ prende-se com a Formação dos mais novos, pelo que o Presidente da Direcção não se mostra preocupado – ao contrário do que é expresso por muitos – com o facto de o Clube ainda não ter subido à 3ª Divisão. Nesse sentido, o São João pretende relançar o sector Feminino, com um escalão de Juvenis e um de Seniores (Veteranas). De ressaltar, a propósito, que a primeira taça conquistada pelo Clube Desportivo de São João do Pico, em 2009/2010, foi precisamente por uma equipa Feminina.

Este Dirigente enaltece a postura da Associação de Futebol da Horta pelo facto de ter realizado encontros de sensibilização, por ilha e por Clube, com o intuito de recrutar atletas para o Futebol e Futsal, destacando o “bom trabalho” que é feito pelo Centro de Treinos de Futebol Feminino da AFH “FIFA Academy”.

O Voleibol, “profundamente enraizado” nas Lajes do Pico, é um concorrente directo do Futsal no que toca à captação de jogadores, havendo mesmo treinos coincidentes.

O Processo de Certificação continua a ser uma aposta desta colectividade, que pretende “fazer mais e melhor”, até porque, o facto de em 2020 ter sido certificada pela Federação Portuguesa de Futebol como Escola de Formação de Futsal de duas Estrelas, já lhe permite conhecer os meandros deste Processo evolutivo contínuo. Trabalhar para alcançar as três estrelas, é ponto de ordem para o actual elenco directivo.

Em 2020, na Gala AFHorta - 90º Aniversário,  decorrida no Teatro Faialense, o São João foi distinguido na Categoria de “Certificação de Entidades Formadoras” como Escola de Futsal de duas Estrelas. O Diploma e o Troféu, que atestam a Certificação, foram entregues a Rute Aço, Directora do CDSJ, por Mário Pereira, Director Técnico da Associação de Futebol da Horta

Fotografia de: Roberto Saraiva

Bandeira da Ética: São João foi o primeiro Clube de Futsal dos Açores a receber tal galardão

Outro dos marcos na vida do Clube Desportivo de São João do Pico foi a atribuição da Bandeira da Ética Desportiva, o que aconteceu a 01 de Outubro de 2020. De evidenciar, que este foi o primeiro Clube de Futsal dos Açores a receber tal galardão, o qual é válido por dois anos.

A Bandeira da Ética é um processo de certificação dos valores éticos no Desporto, dirigido a clubes, escolas, projectos ou qualquer outro tipo de iniciativas e entidades que queiram ver reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto. Pretende-se, igualmente através deste projecto, implementar um processo que identifique e promova boas práticas, garantindo ao mesmo tempo uma metodologia flexível e útil para todo o tipo de agentes.

Na preparação da candidatura submetida ao processo de atribuição da Bandeira da Ética, Luís Aço evidencia a colaboração dada por Miguel Tente (Coordenador e treinador de Futsal do CDSJ) ao longo de vários meses, tendo mesmo trabalhado nas suas férias, bem como por Rute Aço, Directora e treinadora deste Clube.

Quanto ao que de concreto o Clube Desportivo de São João fez e faz para receber esta distinção, o Presidente da Direcção destaca o trabalho desenvolvido com os jogadores, começando pelo Projecto da Braçadeira de Valores, no escalão de Infantis. “Todos os fins-de-semana, entregamos a braçadeira de capitão de equipa a um jogador diferente, que fica com a responsabilidade de promover os valores éticos perante os seus colegas”.

Luís Aço sente-se orgulhoso e vaidoso pelo facto de o Clube Desportivo de São João ter trabalhado para alcançar este galardão, o primeiro a vir para os Açores

Fotografias de: Paulo Brinca (Câmara Municipal das Lajes)

O projecto relacionado com os Cagarros também integra o conjunto das actividades a desenvolver no âmbito da Ética Ambiental. Dois atletas do São João fazem parte do Grupo SOS Cagarro, que tem como objectivo salvar cagarros, “o que revela a preocupação e o interesse dos mais novos pelo bem-estar das aves e, consequentemente, pelo ambiente de que fazem parte integrante”.

Outra questão que faz o CDSJ marcar pontos são os jogos que organiza entre pais e filhos, “promovendo o desporto, hábitos de vida saudáveis e o contacto inter-gerações”.

O Presidente da Direcção sustenta que “tudo o que é feito diariamente pretende ajudar o atleta no meio desportivo, escolar, familiar e na assistência médica”. E aviva: “Acompanhamos sempre os nossos atletas, tentando ajudar nas áreas mais carenciadas. Gostamos de saber se o ambiente familiar é bom, se há necessidades alimentares ou outras, se é preciso acompanhamento escolar, médico, etc”.

Ao terminar o I Prainha Cup 2015, o Clube Desportivo de São João do Pico recebeu a taça “Equipa Fairplay”       

“A AFH (…) tem um papel importantíssimo na vida dos seus Clubes”

Presentemente, o Clube Desportivo de São João conta com atletas em todos os escalões a partir de Benjamins, o que significa um avultado investimento em transportes devido às grandes distâncias que é preciso percorrer diariamente. Neste sector, a pandemia veio dificultar as finanças desta colectividade, assim como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que fez disparar o preço dos combustíveis. Para atenuar as dificuldades vividas, esta agremiação desportiva conta com o apoio do Governo (Direcção Regional do Desporto - DRD), Câmara Municipal das Lajes (CML), Junta de Freguesia de São João (JFSJ) e Associação de Futebol da Horta (AFH). “A AFH poderia fazer mais se houvesse outras possibilidades, mas sem dúvida que tem um papel importantíssimo na vida dos Clubes filiados. Aliás, sem a ajuda desta instituição não era possível levarmos a bom porto os nossos desideratos e aqui tenho de ressalvar o enorme apoio que tem sido dado em termos de inscrições, na cedência de material desportivo para as categorias de Formação e alguns Seniores, bem como noutros aspectos. Trata-se de um indispensável parceiro, que procura sempre melhorar as condições de trabalho. Refiro-me, concretamente, ao projecto do complexo desportivo, que já deveria ser uma realidade, pois todos os Clubes têm gosto que os seus atletas integrem as Selecções da AFH. E é preciso dar-lhes condições, já que ter uma Selecção não é o mesmo que ter um grupinho de pessoas. Geralmente, os atletas da Selecção não se conhecem, pelo que se torna indispensável conviverem e treinarem mais em conjunto.

Todos sabemos que, apesar de a Associação abranger quatro ilhas, não é possível nem viável construir uma academia em cada uma delas. Como tal, se houver uma infraestrutura, no local da sede-mãe, com as mais diversas valências, será uma mais-valia para todos os envolvidos. Devemos construir em vez de destruir e facilitar em vez de complicar. Tenho uma forte convicção de que este empreendimento será uma realidade também com o apoio da Federação, a qual, através do seu Presidente, Fernando Gomes, tem demonstrado grande amizade e colaboração para com a actual Direcção da Associação de Futebol da Horta. Estou certo que isso também funcionará como alavanca no desenvolvimento desportivo destas quatro ilhas”. 

Taça de Participação nas Concentrações de Benjamins, decorridas no Pico em Maio de 2021

“Devíamos (…) agradecer a quem está à frente da nossa Associação pelo que faz em prol dos filiados”

Luís Aço sustenta que, “por vezes, as pessoas são ingratas, não dando valor ao que têm e ao que fazem por elas, faltando às reuniões marcadas para discutir em lugar próprio os assuntos da Associação, mas reivindicando por trás”. Este Dirigente enfatiza o trabalho desenvolvido pelo Presidente da AFH, Eduardo Pereira, garantindo que se trata de um cargo que “jamais” pensaria em ocupar “por falta de conhecimento e disponibilidade”. “Mesmo discutindo e discordando de alguns pontos de vista apresentados por ele, Deus queira que o Eduardo Pereira tenha saúde e paciência para se manter ao leme da Associação de Futebol da Horta, pois não vai ser fácil substitui-lo”. A Associação de Futebol da Horta representa quatro ilhas, com Futebol de 7, de 11 e Futsal, além do Futsal Adaptado, o que exige grande atenção.

Facebook do CDSJ - Junho de 2021: “Foi com muito orgulho e prazer que os nossos Juniores aceitaram o convite do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) da Madalena do Pico para a realização de um jogo-treino, onde o companheirismo, o fairplay e a amizade predominaram. Obrigado a todos os participantes!”

Quem pratica Futsal Adaptado também merece ser apoiado e aqui destaco a solidariedade e a humildade do nosso Presidente. Devíamos parar para pensar naquilo que podemos fazer para melhorar o trabalho individual e de conjunto e ter a coragem de agradecer a quem está à frente da nossa Associação pelo que faz em prol dos filiados. Não estou a ensaboar o Presidente, até porque, já lhe manifestei várias vezes o meu desacordo em relação a certos aspectos. Contudo, isso não me impede de reconhecer o que tem sido feito. É mais fácil dizer mal de tudo do que elogiar e normalmente quem mais critica é quem nunca teve a coragem de se chegar à frente.

Luís Aço: “Deus queira que o Eduardo Pereira tenha saúde e paciência para se manter ao leme da Associação de Futebol da Horta, pois não vai ser fácil substitui-lo”

Com o Eduardo Pereira na presidência da AFH, este organismo desportivo deu um salto muito grande na forma de ver e fazer as coisas. E a título de exemplo, posso enumerar a implementação das Galas, sempre com muito nível; a preocupação formativa e com a recolha histórica e a edição de livros, projectos imprescindíveis; e a vinda de outras associações às nossas ilhas, entre outras inovações. Assistimos a uma abertura, proximidade e constante diálogo na procura de soluções e estabelecimento de pontes”.

Oferta do CDSJ à AFH por ocasião do 90º Aniversário, ocorrido a 21 de Outubro de 2020

Estatuto do Dirigente pode fazer toda a diferença

Para Luís Aço, a criação do Estatuto do Dirigente pode representar a diferença entre a manutenção ou o encerramento de muitas colectividades. “Praticamente, todas as instituições (desportivas, recreativas, religiosas, etc) se debatem com o problema da saturação dos seus dirigentes, muitos dos quais de idade avançada, que, após uma intensa vida de trabalho, ambicionam ter tempo útil para si e para a família, concretamente para os netos. Portanto, é imperioso regulamentar a actividade destes voluntários, concedendo-lhes algumas benesses, as quais, na minha opinião, não devem assentar na vertente financeira directa, mas, sim, na isenção de alguns aspectos que têm de ser estudados e acordados. Há muitas formas de ajudar sem ser com a cedência de dinheiro. O dirigente dispensa muito do seu tempo e é natural que, ao fim de anos de dedicação, se sinta demasiado desgastado. Como tal, se não houver alguma regalia, digamos assim, serão muito poucos os que se sentirão atraídos a aceitar estes cargos.

Não creio que o Futebol ou o Futsal tenham os dias contados, mas certamente que a ausência do Estatuto do Dirigente pode vir a ditar o encerramento de inúmeras agremiações, as quais vivem da carolice de um punhado de entusiastas, que tendem a desaparecer sem deixar sucessores. O espírito de sacrifício e o amor à causa, neste caso Desportiva, é algo que pouco se coaduna com o estilo de vida das novas gerações. Há que cativá-las de outras formas”.

Março de 2021: Juvenis do São João sagraram-se Campeões da Ilha do Pico. 

Antes do início da partida, Eduardo Pereira, Presidente da AFH, fez a entrega da Taça de Vencedores do Torneio “Sérgio Azevedo”, a qual foi oferecida pelo Presidente do CDSJ, Luís Aço, a Sérgio Azevedo (filho) “como gesto de carinho, eterna saudade e amizade”

“Estão a exigir demasiado a Clubes tão pequenos como o nosso!”

As normas estabelecidas pela Federação Portuguesa de Futebol têm como objectivo o crescimento qualitativo dos Clubes, mas a capacidade de cada um é totalmente díspar, pelo que as respostas são dadas a diferentes velocidades.

No que toca à Certificação dos Motoristas, o Clube Desportivo de São João “só tem três”. “Se a idade permitida excedesse os 65 anos, o número seria bem superior”, refere Luís Aço, que frisa: “Estão a exigir demasiado a Clubes tão pequenos como o nosso! Estamos inseridos numa área geográfica de reduzida dimensão. Deveria haver uma preocupação diferente para cada Associação e dentro desta para cada Clube, uma vez que não estamos em pé de igualdade com os grandes. O mesmo se aplica ao Processo de Certificação dos Clubes, em que é preciso corresponder a muitos requisitos. Além disso, ainda nos debatemos com a falta de jogadores, de treinadores e de árbitros, que têm igualmente de ser formados/certificados”.

Troféus conquistados pelo Clube Desportivo de São João do Pico

Fotografias cedidas por: Luís Aço

Arbitragem: “(…) a compensação ao quilómetro talvez seja a mais correcta”

“No meu entender, o problema gravíssimo da falta de árbitros só pode ser resolvido se todos tiverem vontade que tal aconteça. É fulcral encontrarmos uma plataforma de entendimento com o Conselho de Arbitragem da AFH, no sentido de ser acordada  uma compensação justa por forma a satisfazer os árbitros no activo e a atrair novos juizes. Penso que a compensação ao quilómetro talvez seja a mais correcta.

Os árbitros são uma peça fundamental neste xadrez, pelo que a sua ausência é um mau sinal para as nossas modalidades, para os Clubes e para os intervenientes. À semelhança do que já se verifica nalgumas das nossas quatro ilhas, no Pico também caminhamos a passos largos para que haja jogos sem árbitro, o que é prejudical para todos, mas sobretudo para os mais novos. A educação, o conhecimento e a inteligência da juventude de hoje nada têm a ver com o que se verificava nas décadas de 50 ou 60 do século passado.

Para termos bons árbitros, bons treinadores, bons atletas, bons dirigentes, é preciso haver investimento. Esta chamada de atenção já foi alvo de discussão anteriormente, inclusivamente no tempo em que o Carlos Neves presidia ao Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Horta. Mas a verdade é que ainda não foram dados os passos certos no sentido de resolvermos uma questão essencial para o bom funcionamento das nossas modalidades”.

Na Gala AFHorta - 90º Aniversário, realizada em Outubro de 2020, no Teatro Faialense, o Clube Desportivo de São João foi galardoado na Categoria de “Campeões da Formação”, pelo facto de em Futsal Masculino os Juniores se terem sagrado Campeões. Carlos Neves, Director da AFH, entregou o respectivo Troféu ao Presidente do CDSJ, Luís Aço

Fotografia de: Roberto Saraiva

“Foi uma honra (…) e uma surpresa total ter sido distinguido logo na primeira Gala da AFH”

A primeira Gala da Associação de Futebol da Horta (Gala AFHorta - 89ºAniversário) teve como palco a ilha do Pico e foi realizada a 02 de Novembro de 2019, tendo Luís Aço sido distinguido na Categoria de “Personalidades”.

Luís Aço recebeu o Troféu de “Personalidade” das mãos do Director do Serviço de Desenvolvimento Desportivo, João Ávila, que se encontrava em representação do Director Regional do Desporto, António Gomes

Fotografia de: José Feliciano

“Foi com muita emoção e surpresa total que recebi esta distinção de “Personalidade AFH”. É o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos e encaro-o como sinal de grande gratidão, amizade e confiança. Foi, sem dúvida, um momento que me vai marcar para o resto da vida, ainda para mais quando o mesmo foi partilhado com família e amigos”.

“Na minha opinião, as Galas da AFH são importantes e o facto de serem realizadas de forma rotativa pelas quatro ilhas [este ano completa-se o périplo no Corvo] revela bem a ideia de unidade e igualdade que este Presidente tem sobre a abrangência da Associação. É de louvar esta atitude da Associação de Futebol da Horta que, de forma pública, reconhece, valoriza e presta homenagem a todos os que se distinguiram e contribuem para o engrandecimento do Futebol e do Futsal nestas parcelas açorianas. É uma festa fabulosa e um momento de confraternização único”.

 

Palmarés do Clube Desportivo de São João do Pico:

 

BENJAMINS - FUTEBOL

→ Época de 2013/2014: 1º lugar

→ Época de 2014/2015: 1º lugar

→ Época de 2017/2018: 1º lugar

→ Época de 2018/2019: 1º lugar

 

BENJAMINS - FUTSAL

→ 2013: 3º lugar - II Torneio do CDSJ

→ Época de 2016/2017: 1º lugar

→ Época de 2017/2018: 1º lugar

→ Época de 2018/2019: 1º lugar

→ Época de 2018/2019: 1º lugar

→ Época de 2020/2021: 1º lugar

 

INICIADOS - FUTEBOL

→ Abril 2012: 1º lugar - Torneio de Futebol do CDSJ

→ 2012: 1º lugar - 4º Aniversário do Campo Municipal de Jogos das Lajes do Pico

→ Março 2013: 1º lugar - 5º Aniversário do Campo Municipal de Jogos das Lajes do Pico

→ Época de 2011/2012: 1º lugar - Vencedor da Taça AFH/Caixa Geral de Depósitos

→ Época de 2012/2013: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2012/2013: 1º lugar - Vencedor da Final da Taça AFH

→ Época de 2014/2015: 1º lugar - Campeão da AFH

 

INICIADOS - FUTSAL

→ Época de 2012/2013: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2014/2015: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2014/2015: 1º lugar - Campeão da AHF

→ Época de 2015/2016: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2017/2018: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2017/2018: 1º lugar - Campeão da AFH

→ Época de 2018/2019: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2020/2021: 1º lugar - Vencedor da Taça Ilha do Pico

 

JUVENIS - FUTSAL

→ Época de 2012/2013: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Março 2013: 2º lugar - 5º Aniversário do Campo Municipal de Jogos das Lajes do Pico

→ Época de 2013/2014: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2014/2015: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2014/2015: 1º lugar - Campeão da AFH

→ Época de 2015/2016: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2016/2017: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2016/2017: 1º lugar - Campeão da AHF

→ Época de 2017/2018: 1º lugar - Campeão da  Ilha do Pico

→ Época de 2017/2018: 1º lugar - Campeão da AHF

→ Época de 2020/2021: 1º lugar - Vencedor da Taça Ilha do Pico

→ Época de 2020/2021: 1º lugar - Vencedor da Super-Taça Ilha do Pico

→ Época de 2020/2021: 1º lugar - Vencedor do Torneio “Sérgio Azevedo”

→ Época de 2020/2021: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

 

JUNIORES - FUTSAL

→ Época de 2015/2016: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2015/2016: 1º lugar - Campeão da AFH

→ Época de 2016/2017: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2016/2017: 1º lugar - Campeão da AFH

→ Época de 2017/2018: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2017/2018: 1º lugar - Campeão da AFH

→ Época de 2018/2019: 1º lugar - Campeão da AFH

→ Época de 2019/2020: 1º lugar - Campeão da AFH

→ Época de 2020/2021: 1º lugar - Vencedor da Taça Ilha do Pico

→ Época de 2020/2021: 1º lugar - Vencedor da Super-Taça Ilha do Pico

→ Época de 2019/2020: 1º lugar - Campeão da AFH

→ Época de 2019/2020: Distinguido com o Troféu de Campeão da Formação de Futsal na Gala AFHorta - 89º Aniversário, realizada no Auditório da Madalena do Pico

→ Época de 2020/2021: Distinguido com o Troféu de Campeão da Formação de Futsal na Gala AFHorta - 90º Aniversário, decorrida no Teatro Faialense

→ Época de 2021/2022: Distinguido com o Troféu de Campeão da Formação de Futsal na Gala AFHorta - 91º Aniversário, que teve como palco o Auditório Municipal de Santa Cruz das Flores

 

SENIORES - FUTSAL

→ Época de 2012/2013: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico

→ Época de 2017/2018: 1º lugar - Campeão da Ilha do Pico