A quatro Jornadas do fim e com vários jogos em atraso, o Campeonato de Futebol dos Açores (CFA), que nesta Época de 2020/2021 teve como entidade organizadora a Associação de Futebol da Horta (AFH), chegou ao fim.

A decisão foi tomada na reunião da última quinta-feira, dia 15, em que estiveram reunidas as três Associações de Futebol dos Açores (Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada) e representantes dos dez Clubes participantes na prova rainha do Futebol Açoriano. De forma consensual, todos decidiram que não havia condições para a competição prosseguir devido às proporções que a pandemia de Covid-19 atingiu na ilha de São Miguel, com mais de três centenas de casos.

Nesta reunião também foi posta a hipótese de não haver descidas e de o CFA passar a poder contar com 12 equipas na próxima temporada, decisão que cabe ao Governo Regional.

De acordo com o Regulamento em vigor, a classificação foi atribuída com base no coeficiente (pontos conquistados a dividir pelo número de jogos). Como tal, o Operário, com 2,25 pontos, é o campeão do CFA em 2020/2021, subindo ao Campeonato de Portugal na próxima época, enquanto Santiago e Fayal Sport descem às competições distritais. Na segunda posição ficou o Lusitânia da Terceira, com 2 pontos.

A equipa da Lagoa (Operário) tinha dois jogos em atraso e um ponto de desvantagem em relação ao líder Lusitânia, mas mediante o cálculo de coeficiente acabou por ultrapassar a equipa terceirense.

Recorde-se que esta é a terceira vez que o Operário conquista o título de campeão regional desde que foi instituída a Série Açores e mais tarde o Campeonato de Futebol dos Açores.

 

Classificação:

 

1 - C Operário D: 2,25 pontos

2 - SC Lusitânia: 2

3 - SC Angrense: 1,69

4 - GD São Roque: 1,64

5 - Boavista CR: 1,58

6 - SC Marítimo: 1,54

7 - Vitória FC: 1,23

8 - SC Guadalupe: 1,21

9 - Santiago FC: 0,54

10 - Fayal SC: 0,15

 

 

Cristina Silveira