A Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário das 22 Associações Distritais e Regionais de Futebol levou a efeito, este sábado (18), no Auditório da Sede da Associação de Futebol de Setúbal, a mais recente reunião plenária descentralizada em nome da atividade não profissional desenvolvida pelos clubes de futebol, futsal e futebol de praia.

Na jornada de trabalho, que decorreu ao longo do dia, os dirigentes associativos, entre o conjunto de assuntos debatidos, dedicaram boa parte do tempo à elaboração de Parecer sobre a Revisão da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, conforme destacou António José da Silva, Presidente da Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário das ADR.

“As ADR, assumindo o compromisso e a especial relevância institucional que se lhes reconhece, não hesitaram em evidenciar uma série de contributos com o objetivo de serem refletidos no âmbito do documento final que resultará da Revisão da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto”.

O dirigente associativo, que preside à AF Vila Real, enalteceu o apoio das ADR na “identificação de questões que, tendo em linha de conta a realidade do Desporto Português” e, particularmente, do futebol não profissional, nas suas mais diversas áreas de atuação, devem motivar a respetiva transcrição para o documento estrutural”, a aprovar pelo Governo.

António José da Silva reforçou que as ADR entendem que “este é um momento muito importante para que a Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto possa resultar num documento, mais adequado às dinâmicas e exigências, que permita alicerçar o futuro do Desporto”.

Em nome das ADR, o Presidente da Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário agradeceu à Associação de Futebol de Setúbal, na pessoa do respetivo Presidente da Direção, Francisco Cardoso, “o extraordinário acolhimento evidenciado e todo o apoio que permitiu a realização do encontro institucional”.

Na qualidade de líder diretivo da associação distrital anfitriã, Francisco Cardoso assumiu que “é sempre com muito gosto que recebemos o Plenário das ADR, naquele que é um momento de partilha e compromisso institucional de fazer mais e melhor. As 22 ADR têm todas diferentes realidades e, portanto, é sempre importante estarmos juntos para debatermos assuntos que são transversais”.

O Presidente da Direção da AF Setúbal, agradecendo a participação dos dirigentes associativos, realçou que a reunião plenária, com o contributo de todos, “foi bastante produtiva”.