“Figuras AFH” - Volumes II e III: Tributo a heróis desportivos
O livro será lançado este sábado, dia 18, e presta tributo a dez Figuras Desportivas
15 janeiro 2025
Associação
“Em Agosto de 2021 era lançado o I Volume do livro “Figuras AFH”, com a garantia de que outros se seguiriam perseguindo o desiderato de homenagear Desportistas que se tenham distinguido no universo da Associação de Futebol da Horta (AFH): ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo. Como tal, surgem agora os Volumes II e III com dez Figuras (ao longo de 900 páginas), que tudo deram na qualidade de Jogador, Dirigente, Presidente e Árbitro. São eles, seguindo uma sequência cronológica:
- Antero Augusto de Medeiros Gonçalves (1932), Faialense, falecido;
- José Manuel Frayão Novais de Oliveira (1935), Faialense, falecido;
- Mário Goulart Lino (1937), Faialense, residente em Lisboa;
- António Urbano Rodrigues Quaresma (1937), Picoense, falecido;
- Renato de Azevedo Lima (1939), Faialense, residente nos EUA;
- Tomás Manuel Rocha (1947), Faialense, residente no Faial;
- Osvaldo José Alves Inácio (1957), Picoense, residente nas Lajes do Pico;
- Lucino António Semião Lima (1960), Florentino, falecido;
- José Manuel Goulart Medina Baptista (1963), Picoense, falecido; e
- Vitor Manuel Medeiros Simas Leal (1967), Faialense, residente na ilha de São Miguel.
Este projecto visa dar a conhecer o percurso destes heróis no campo desportivo, salpicando, igualmente, outros aspectos destas vidas muito preenchidas, já que o ser humano é um todo, sendo impossível dissociar as muitas facetas que o completam.
A obra agora dada à estampa representa mais uma etapa no resgate histórico da Associação de Futebol da Horta, assumido pelos últimos elencos directivos – liderados pelo Presidente Eduardo Pereira – divulgando percursos gravados a ouro, para que sejam conhecidos, preservados e honrados.
O resultado final representa meses de pesquisa, entrevistas, conversas, troca de material (informações, documentos, fotografias), num constante vaivém para que este ‘puzzle’ pudesse estar montado nesta data.
Além dos entrevistados, e porque algumas destas “estrelas” já brilham noutra constelação, foi necessário recorrer a familiares, amigos, colaboradores e vizinhos para que as estórias pudessem dar lugar às histórias. Por isso, estamos a falar de um processo moroso, com avanços e recuos na estratégia de um “jogo” que envolveu diferentes ‘players’, todos com um objectivo único: ser o mais fidedignos possível, dignificando o percurso e o legado de todos e de cada um.
Foram muitos os que contribuíram, de diferentes formas, para que este trabalho de equipa pudesse ser apresentado neste formato. O meu reconhecimento sincero! Sinto-me honrada por ter merecido a confiança de todos vós e enriquecida com as vossas partilhas. Não estamos meramente a falar de Futebol, mas de VIDAS dedicadas ao Desporto, à Comunidade, à esfera Social. Estamos a falar de Voluntariado, de doação, de entrega, de empenho, de camaradagem, de Amizade! Estamos a falar de suor, de vitórias, de carolice, de sentimento. Estamos a falar da nossa gente, que merece ser valorizada, lembrada e eternizada”.
Cristina Silveira,
Jornalista/Autora/Editora Técnica