As Associações Distritais e Regionais de Futebol (ADR’s) reuniram em Plenário, este sábado, 08 de outubro, em Angra do Heroísmo.

No auditório da sede da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, os dirigentes associativos debateram, entre outros temas, um modelo de financiamento das ADR’s com a Liga de Futebol Profissional e um conjunto de propostas a efetuar à Federação Portuguesa de Futebol.

António Marques da Silva, Presidente da Direção da Associação de Futebol de Vila Real, que assume a liderança da Mesa do Plenário das Associações Distritais e Regionais de Futebol, fez um balanço extremamente positivo do encontro, onde salientou “a unidade das Associações em prol do futebol não profissional, dos interesses comuns, um conjunto de ideias que foram debatidas de forma elevada e com muita perseverança, acreditando num futuro ainda melhor”. O presidente da Mesa mostrou-se satisfeito pela “forma como fomos aqui recebidos e, no fundo, por ver que estamos juntos naquilo que são os interesses comuns do futebol, que é um maior e melhor desenvolvimento, um pouco por todo o país”.

António Marques da Silva manifestou, ainda, as preocupações associadas aos projetos que as ARD’s estão a desenvolver em parceria com a FPF, a saber o Crescer 24 e o Futebol 2030, referindo que “preparamos o presente, olhando para o futuro e julgo que todas as Associações estão a trabalhar de uma forma vincada e muita assertiva naquilo que é o futuro do futebol em Portugal”.

A terminar, realçou que “cada distrito e cada região tem a sua vicissitude e o seu contexto próprio das dificuldades que estão inerentes ao desenvolvimento da modalidade em cada ponto do país e que com a partilha de ideias e de informação todos podem evoluir naquilo que é o desejo de todos, ou seja, o crescimento e melhoria do nosso futebol”, concluiu.

Por sua vez, Maurício Toledo, Presidente da Direção da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, na qualidade de anfitrião do encontro, disse estar muito satisfeito, na medida em que “hoje, Angra foi o centro de discussão de todo o futebol distrital e regional do nosso país”. Indicou também que “desta reunião sai um conjunto de ideias que serão propostas à FPF, com o intuito de melhorar os quadros competitivos”, terminando com referência à “enorme alegria por, pela primeira vez, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo ter sido palco de um Plenário das Associações Distritais e Regionais de Futebol”.