Foi no ponto mais ocidental dos Açores e da Europa, a ilha das Flores, que foram apagadas as velas dos 91 anos da Associação de Futebol da Horta (AFH), data que ocorreu no dia 21 de Outubro e que foi comemorada este sábado, 20 de Novembro, com a III Gala AFHorta - 91º Aniversário. 

O programa evocativo dos 91 anos da AFH contemplou, também, um passeio pela ilha das Flores, na tarde de sábado, e um jantar-convívio, pelas 19h30, no Restaurante Hotel Café, que reuniu dezenas de convidados.

Depois de cantados os parabéns, as velas foram apagadas pelo Presidente da Direcção da Associação aniversariante, Eduardo Pereira, em conjunto com o atleta Martim Silveira Silva, dos Infantis do Futebol Clube dos Flamengos, que foi galardoado na Gala com o Prémio de Mérito Desportivo e Escolar, e Germano Pinho, a quem foi atribuída a distinção de Sócio de Mérito da AFH.

A Direcção da Associação de Futebol da Horta decidiu oferecer o bolo de aniversário à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores.

A III Gala AFHorta - 91º Aniversário – apresentada por Cristina Silveira – começou por volta das 21h30 e teve como palco o Auditório Municipal de Santa Cruz. Presentes estiveram o Chefe de Gabinete da Secretaria Regional da Saúde e Desporto, Péricles Ortins, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores; o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, José Carlos Mendes, o anfitrião da festa, que também representou o sete Municípios da área de abrangência da AFH: Faial (Horta); Pico (Madalena, São Roque e Lajes); Flores (Santa Cruz e Lajes); e Corvo (Vila do Corvo) e a quem Eduardo Pereira agradeceu a cedência do Auditório Municipal e do autocarro disponibilizado para o passeio; a Vereadora da Câmara Municipal das Lajes das Flores, Maria Victorina Silveira; o Presidente da Comissão Executiva Provisória da Escola Básica e Secundária das Flores, João Quaresma; os Presidentes de Junta de Freguesia de Santa Cruz das Flores, Antero Sousa; da Caveira, Eduardo Melo; e de Ponta Delgada, Ricardo Barcelos; o Director da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Rui Manhoso, em representação do Presidente da FPF, Fernando Gomes; o Director da FPF e Responsável pela Certificação de Entidades Formadoras, Júlio Vieira; o Presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, Maurício Toledo; os Presidente e Vice-Presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, respectivamente, Robert DaCâmara e Rui Almeida; o Chefe Pedro Alves, em representação da Polícia de Segurança Pública (PSP) nas Flores; Presidentes e Representantes dos Clubes das quatro ilhas de jurisdição da AFH; o Director Técnico da AFH, Mário Pereira; o Vice-Presidente da AFH, Luís Paulo Furtado; o Secretário da Assembleia-Geral da AFH, Hernâni Furtado, Representante da Associação de Futebol da Horta na ilha das Flores, a quem Eduardo Pereira agradeceu, publicamente, todo o apoio dado, entre outros aspectos na ornamentação do espaço onde decorreu a Gala e não só, tendo-lhe sido oferecida uma lembrança; o Presidente do Conselho de Disciplina da AFH, Marco Matoso; o Presidente do Conselho Fiscal da AFH, Andy Rodrigues; o Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem da AFH, Nuno Dart; o Delegado do Conselho de Arbitragem da AFH na ilha das Flores, Ricardo Pereira; diversos Directores da AFH; Atletas, Galardoados, os pais de Marco Silva, árbitro faialense, falecido em Julho deste ano, a quem foi atribuída uma Menção Honrosa póstuma, e outros convidados.

Dentro do compromisso assumido, as Galas AFHorta têm vindo a ser descentralizadas. A I aconteceu em Novembro de 2019, no Pico, por altura do 89º Aniversário; a II em 2020, no Teatro Faialense (ilha do Faial), no mês de Outubro, assinalando os 90 anos; e a III foi agora nas Flores, estando previsto que a IV seja no Corvo, encerrando, assim, o périplo pelas quatro ilhas de jurisdição da AFH.

Nesta III Gala AFHorta - 91º Aniversário, foram entregues 50 Troféus relativos à Época de 2020/2021, tendo sido seleccionadas 14 Categorias, que contemplaram 12 Troféus Individuais e 38 Troféus Colectivos.

Registar o passado é preparar o futuro”

Eduardo Pereira: “É uma obrigação nossa, neste momento, honrarmos quem nos antecedeu e preparar o caminho para quem vier a suceder-nos”

Na sua intervenção, o Presidente da Direcção da Associação aniversariante, Eduardo Pereira, preveniu que ia falar com o coração optando por não se cingir a um discurso rígido, mas a verdade é que nada foi esquecido. E começando logo pela data, sublinhou que “os 91 anos da AFH representam muito esforço e dedicação não só dos Dirigentes associativos, mas, principalmente, dos Dirigentes dos Clubes”. “É uma obrigação nossa, neste momento, honrarmos quem nos antecedeu e preparar o caminho para quem vier a suceder-nos”, notou o Dirigente máximo da Associação de Futebol da Horta, realçando que “há a obrigação de trabalhar para que os Dirigentes futuros conheçam a Associação em condições melhores do que as actuais”.

O resgate histórico, através da edição de livros, é uma das metas desta presidência, que já começou a ser uma realidade. Nesse sentido, no passado mês de Maio foi dado a conhecer o livro “CARAS AFH”, com a particularidade desta publicação ter contado com uma sessão de lançamento em cada uma das quatro ilhas de abrangência da AFH, o que aconteceu pela primeira vez neste percurso de nove décadas. Em Agosto deste ano, também foi dada à estampa a obra “Figuras AFH”, desta feita apenas no Faial, pretendendo-se que até ao fim do primeiro trimestre de 2022 seja concluído o trabalho de pesquisa no sentido de trazer a público alguns contributos para a história deste organismo desportivo, que em 2030 completa um século de vida. Neste caso em concreto, Eduardo Pereira anunciou que a AFH vai contar com a colaboração da FPF e do Governo Regional, pois “uma Associação de Futebol não consegue arcar com todos estes encargos, embora seja a responsável pela investigação, recolha e apresentação do trabalho”. “Registar o passado é preparar o futuro”, frisou.

O objectivo é, se possível, já nesta temporada ou então na próxima 10 por cento dos nossos praticantes federados serem femininos

O Presidente da AFH deixou um compromisso no decorrer da sua intervenção: “Queremos aumentar a demografia federada nas Flores, principalmente a feminina”

Com o intuito de dar a conhecer a todos os presentes, mas sobretudo aos dois Directores da FPF que viajaram até às Flores – Rui Manhoso, em representação do Presidente Fernando Gomes; e Júlio Vieira, Responsável pelo Processo de Certificação de Entidades Formadoras – as dificuldades que os Clubes associados atravessam, o Responsável máximo pela Associação de Futebol da Horta abordou a falta de Dirigentes. E advertiu: “É uma situação que nos preocupa bastante e numa ilha como as Flores o panorama é ainda mais gravoso. Esta ilha tem registado uma enorme sangria demográfica, o que faz com que alguns Clubes não consigam ter todos os escalões no activo por falta de atletas. Estamos, em conjunto com os nossos Clubes, a fazer um grande esforço no sentido de aumentar a demografia federada, principalmente a feminina. Neste aspecto há um compromisso com a FPF, que queremos honrar. Na época passada tivemos uma redução de atletas devido à pandemia e este ano pensamos que vamos conseguir alcançar este desiderato. No feminino são grandes as nossas expectativas, começando pela ilha das Flores, onde temos alguns projectos que poderão nascer no próximo ano.

Já este ano temos no Faial e Pico dois Centros de Treino do Futebol Feminino que arrancaram há duas semanas e estamos a trabalhar afincadamente para que a prática feminina seja uma realidade já esta época, com o compromisso de cimentá-la na próxima. O objectivo é, se possível, já nesta temporada ou então na próxima 10 por cento dos nossos praticantes federados serem femininos. Estamos convictos de que vamos alcançar esta fasquia.

Pretendemos, (…), ter melhores quadros competitivos, o que se torna extremamente difícil em ilhas como as Flores e o Corvo, embora também o seja no Faial e Pico, (…)

Outra dificuldade apontada por Eduardo Pereira prende-se com a necessidade de o organismo que tutela o Futebol e o Futsal nestas quatro ilhas ter bons quadros competitivos. E, a propósito, revelou: “A AFH chegou a um ponto de saturação em termos financeiros, porque pretendemos continuar a apoiar os nossos Clubes como temos feito até aqui em situações inigualáveis em termos nacionais, tendo em conta que os Clubes precisam, mas conseguirmos manter esses apoios no quadro actual afigura-se muito difícil. Pretendemos, porque é uma obrigação nossa, mas também do Governo, ter melhores quadros competitivos, o que se torna extremamente difícil em ilhas como as Flores e o Corvo, embora também o seja no Faial e Pico, onde existem mais atletas. No Corvo, temos um quadro competitivo com um Clube e vários escalões. Nas Flores, já tivemos cinco Clubes e actualmente contamos com três – estamos esperançosos de que o “Fazendense” regresse à actividade – mas mesmo com quatro Clubes não se consegue ter todos os escalões no activo. Isto também passa muito por poder haver contacto entre os atletas das diferentes ilhas, aumentando o seu nível qualitativo. Em termos de quadros competitivos no que toca ao Faial e Pico, cada ilha por si é fraca; não consegue ter um quadro competitivo forte minimamente competitivo. Como tal, a solução passa por fazer provas entre as ilhas Faial/Pico. É interessante e notamos que há uma clara melhoria nas nossas competições, mas está a tornar-se cada vez mais complicado suportarmos os encargos advenientes deste modelo: viagens, alimentação, etc.

Há a necessidade clara e inequívoca de a Região alterar este aspecto. Já conversei com o Chefe de Gabinete da Secretaria Regional da Saúde e Desporto e com os colegas das Associações de Futebol de Angra e Ponta Delgada e temos ideias muito claras quanto ao que consideramos ser o melhor para o desenvolvimento do Futebol e do Futsal nos Açores. Mas não basta ter ideias; a execução das mesmas requer um envelope financeiro que tem de vir da Região. Temos trabalhado nisso e a AFH principalmente, porque neste caso, comparativamente com as nossas congéneres, somos os mais prejudicados nos quadros competitivos. Sabemos que há ilhas como a Graciosa e São Jorge que também têm quadros competitivos débeis e que merecem igualmente alguns momentos que levem a qualidade competitiva.

(…) vamos comunicar ao Governo que precisamos de maior apoio para ter mais qualidade na nossa actividade

Reportando-se à saúde financeira da AFH, Eduardo Pereira assumiu: “Vivemos com orçamentos equilibrados ou deficitários”. E afirmou: “Não é segredo que a AFH tem uma conta bancária razoável, mas também tem investimentos para fazer. E desde há quatro/cinco anos que andamos com resultados negativos para tentar ter quadros competitivos nas ilhas todas, proporcionando alguma igualdade entre o Futebol e o Futsal, o que também não tem sido muito fácil, uma vez que o financiamento não é suficiente. A obrigação de uma Associação ou de um Clube é ter resultados líquidos no exercício. No nosso caso não é obrigatório haver lucros, mas também não é necessário ter prejuízos e já andamos há quatro ou cinco anos a ter prejuízos para suportar isto, pelo que chegou a um ponto que temos de dizer chega. E vamos comunicar ao Governo que precisamos de maior apoio para ter mais qualidade na nossa actividade. Se não fosse o excelente apoio que temos tido por parte da Federação Portuguesa de Futebol – situação que é única desde há alguns anos – este modelo era completamente insuportável. Precisamos dos apoios da Federação para investir nos nossos Clubes e na AFH, mas noutras vertentes.

(…) andamos a pagar alojamento em hotéis para conseguirmos fazer os nossos treinos, sem receber qualquer contrapartida para isso

No universo da AFH e dos seus associados é sobejamente conhecido que temos necessidade de uma nova sede, pois a actual não dispõe de condições. Há um compromisso por parte do Governo nesse aspecto. Trabalhando com poucas condições temos uma dificuldade muito mais agressiva, que tem a haver com as nossas Selecções de Futsal. No Futebol, trabalhamos com jogadores do Faial e Pico e para fazermos um treino temos de transportar metade dos jogadores de uma ilha para a outra, com a agravante de não dispormos de local para alojamento. Antes da Covid, tínhamos o Centro de Estágio no Faial, mas agora nem isso, pelo que andamos a pagar alojamento em hotéis para conseguirmos fazer os nossos treinos, sem receber qualquer contrapartida para isso. Todos os treinos que fazemos representam um défice enorme. Mas no Futsal, a situação ainda é muito pior, é quase inimaginável!

A data de realização do torneio agendado entre o Natal e o Ano Novo é algo que não percebemos. E aqui faço uma crítica à Federação. Consideramos que é inconcebível realizar um torneio nessas datas. Para nós, ilhéus, principalmente para os que vivem no Corvo e nas Flores, isso obriga a que os jogadores passem o Natal e a Passagem de Ano longe das suas famílias, o que não é razoável. Fazemos uma grande ginástica, mas a verdade é que não temos dinheiro para preparar esta Selecção. E como é que contornamos a situação? Os atletas vão cinco ou seis dias mais cedo para a Horta e ficam lá a treinar, o que implica dormir e comer à custa da AFH, sem qualquer contrapartida no sentido de irmos a um torneio nacional. Os nossos jogadores merecem e têm todo o direito de participarem nestas competições, mas nós não estamos a ser correctos para com eles, fazendo-os passar por tudo isto. Têm apenas quatro/cinco dias de treino para entrar logo numa competição nacional no fim-de-semana seguinte. Organizar mais momentos competitivos é sinal de mais encargos. São dificuldades que sentimos e os Directores da Federação aqui presentes têm conhecimento disto, mas é importante falarmos sobre os problemas para tentar resolvê-los.

Aliadas a estas dificuldades, juntamos a falta de espaço para treinar. Os nossos jogadores vêm do Pico para o Faial no sentido de treinarem, mas como a AFH não dispõe de campo próprio, recorre a espaços cedidos, atirando o jantar para cerca das 23 horas. E o regresso dos atletas ao Pico dá-se na manhã do dia seguinte, o que é doloroso. É graças à nossa resiliência que vamos conseguindo ultrapassar estas dificuldades, mas temos de ser mais apoiados.

Presidente da Direcção da AFH: “É graças à nossa resiliência que vamos conseguindo ultrapassar estas dificuldades, mas temos de ser mais apoiados”.

Da direita para a esquerda: Marco Benfeitinho, Director da AFH; Eduardo Pereira, Presidente da Direçcão da AFH; Luís Paulo Furtado, Vice-Presidente da AFH; Maria de Jesus Fontes e Arlindo Silva, Directores da AFH, na III Gala AFHorta - 91º Aniversário, nas Flores

Aposta em instalações e na Formação

Quanto a projectos futuros, além da construção da Academia, para a qual a Associação de Futebol da Horta conta, há alguns meses, com o compromisso do Governo na cedência de cerca de 20 mil metros quadrados para a sua construção, o Presidente da Direcção adiantou já estar em acabamento o levantamento topográfico, no sentido de passar para a fase de projecto. E assinalou: “Gostaríamos de no próximo ano avançar com o campo”.

Por outro lado, este organismo desportivo pretende manter a aposta na Formação dos seus Treinadores visando a obtenção de créditos. “Nos últimos dois anos temos feito um esforço financeiro enorme com a organização de Cursos a preços simbólicos, apesar de no Futsal (Nível II) termos um apoio garantido por parte da FPF”, comunicou Eduardo Pereira, que explicou: “A nível da Formação, fizemos o mesmo sem quaisquer apoios relativamente ao Nível I e ao Nível II. Estamos a fazer um esforço muito grande para termos mais treinadores qualificados. Só assim poderemos melhorar os níveis competitivos dos nossos jogadores”.

Arbitragem atravessa momento difícil

Ao nível de Arbitragem, e tal como acontece em todo o País, a Associação de Futebol da Horta atravessa um momento complicado, mas nas Flores “é gritante”. “Até há alguns dias tínhamos apenas um árbitro inscrito na ilha”, ressaltou Eduardo Pereira, salientando que esta é outra área de “grande preocupação” para a AFH. “Esta época até aumentámos a tabela no intuito de tentar motivar, mas a verdade é que os valores não são assim tão apelativos. No entanto, é o que podemos dar”. Dando um pouco de ânimo a este quadro negro, as últimas notícias que o Presidente da Direcção da AFH recebeu sobre este assunto, “parece que são positivas”.

No entender deste Dirigente, momentos festivos como o que foi vivido a pretexto da III Gala constituem “oportunidades” na medida em que é possível estar com as autoridades que ajudam a AFH, designadamente câmaras municipais, Governo, Federação, etc. “É importante partilharmos as nossas preocupações para estarmos mais preparados”, avivou.

Aprovação do Estatuto do Dirigente Desportivo: “Penso que já está a ficar tarde”

Na sua intervenção, Eduardo Pereira fez questão de enaltecer o trabalho dos Clubes filiados na AFH. E reportou: “Em tempos de maior exigência relativamente à organização dos Clubes afectados pela Covid-19, tenho recebido telefonemas de Presidentes quase em desespero. Depois de a época transacta ter sido duramente atingida por esta pandemia, na presente temporada alguns jogadores já estão infectados, pelo que temos Clubes novamente em situações muito aflitivas. Até a saúde mental dos nossos Dirigentes é afectada, verificando-se que há Direcções bem mais reduzidas”.

“Em termos nacionais, o Sr. Presidente da Federação – que ainda há pouco tempo esteve reunido com o Secretário de Estado – tem dado boas notícias relativamente ao Estatuto do Dirigente Desportivo, mas trata-se de uma situação muito difícil. Mesmo na Região, o último estudo que houve para melhorar o Estatuto do Dirigente Desportivo está na gaveta, pelo que, todos em conjunto, temos de fazer com que o Governo, quer o da República quer o da Região, olhe com outros olhos não só para o Estatuto do Dirigente Desportivo, mas também para todos os restantes sectores, pois as nossas instituições estão a morrer e se não for através de algum benefício que possa existir, talvez vai ser tarde quando derem por isso. Penso que já está a ficar tarde. É aflitivo percebermos que as nossas organizações não conseguem subsistir. Esta é uma mensagem que quero deixar neste dia: As organizações também precisam de um maior apoio”.

A finalizar, o Presidente da Direcção da mais pequena Associação de Futebol do País, exaltou o trabalho de todos os que foram homenageadas nesta Gala, agradecendo a dedicação e o trabalho por tudo o que têm feito no Futebol e no Futsal.

Este Dirigente recordou que na Gala de 2020 foram entregues 80 prémios em contraponto aos 50 deste ano, redução que se ficou a dever às circunstâncias pandémicas. E desfazendo algumas dúvidas que existiam sobre o critério adoptado no que concerne à selecção dos galardoados, esclareceu: “A atribuição destes prémios é por desempenho e não por escolha”.

“A realização de eventos como este na ilha das Flores reveste-se da maior importância”

José Carlos Mendes ficou visivelmente agradado pelo facto de a ilha das Flores ter sido palco da III Gala AFHorta - 91º Aniversário

Convidado a proferir umas palavras, o Presidente da Camara Municipal de Santa Cruz das Flores, José Carlos Mendes, demonstrou-se visivelmente agradado com o facto de a III Gala AFHorta - 91º Aniversário ter acontecido no “seu território”, enfatizando tudo o que ela representa para uma ilha com esta dimensão. “A realização de eventos desta natureza e nesta época do ano, já chamada época baixa, em ilhas ultraperiféricas, muito afastadas das outras, com acessibilidades difíceis como é a ilha das Flores, reveste-se de enorme importância, porque, por um lado damos notoriedade e projecção e, por outro, dinamizam e dão vida à nossa economia local”.

O anfitrião da noite saudou a AFH, na pessoa do seu Presidente pela “feliz escolha” da ilha das Flores, Reserva da Bioesfera pela Unesco e Capital das Cascatas, uma das mais belas dos Açores se não mesmo a mais bela, para a realização deste prestigiante evento”. A saudação foi extensiva a todos os presentes, tendo dirigido “calorosas” palavras de boas-vindas a todos os que viajaram das várias partes dos Açores e do Continente para estarem a fazer a festa dos 91 anos da AFH na mais ocidental ponta dos Açores e da Europa, geograficamente mais próxima da América.

“Bem-vindos à ilha das Flores. Espero que a estadia tenha sido agradável, que levem boas recordações e vontade de um dia voltarem para nos visitar. Tragam os vossos familiares, amigos e conhecidos, porque nós estaremos cá sempre de braços abertos para vos recebermos”, garantiu José Carlos Mendes, que evidenciou “a maior satisfação” pelo facto de a autarquia a que preside se ter associado à realização desta Gala, felicitando a AFH pela passagem dos seus 91 anos – uma das mais antigas dos Açores – assim como todos os seus Dirigentes, Funcionários, Colaboradores e Atletas nas ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo”. “Parabéns pelo notável trabalho que têm desenvolvido ao longo deste tempo, na promoção do Desporto e na defesa do Futebol”, rematou.

Nós não somos directores de secretária, mas de trabalho

O Director Rui Manhoso veio em representação do Presidente Fernando Gomes e falou do papel da Federação e da importância de conhecer “in loco” a realidade de cada ilha

As primeiras palavras do Director da FPF, Rui Manhoso, foram para felicitar todos os presentes em nome do Presidente da Federação, Fernando Gomes, que, por motivos de agenda não pôde viver de perto este acontecimento, “apesar da grande amizade que dedica a todas as associações”. “Ele virá cá brevemente, conforme já prometeu ao Eduardo”, asseverou um dos mais emblemáticos rostos do Associativismo em Portugal.

“Vir a uma ilha aos Açores, é algo que nós, Dirigentes, devemos fazer, porque só assim se conhece as realidades desta Região e aquilo que as Associações sofrem para manterem toda a sua estrutura desportiva, como foi aqui descrito pelo Eduardo, notou Rui Manhoso, afirmando: “Ficamos muito contentes quando as nossas 22 Selecções estão presentes nas provas nacionais do Futebol jovem, do Futebol e do Futsal. É importante que estejam presentes”.

Respondendo à crítica feita por Eduardo Pereira, Rui Manhoso explicou que “a dificuldade de calendarização da Federação se deve à data das férias dos atletas”. E continuou: “Temos sete ou oito torneios que têm de ser realizados, obrigatoriamente, no período das férias de Natal. E tentamos descentralizar, para que não fiquem sobrepostos, como este ano. É importante que todos participem visando a divulgação do Futebol nas Associações e na Região. Ter representantes das ilhas é um prémio justo que se dá a todos os jovens atletas. Nós não procuramos títulos, embora saibamos que há muitas Associações que fazem por isso. O que nos interessa aqui, acima de tudo, é apresentar os melhores atletas da Região para que os nossos técnicos nacionais os possam observar e, acima de tudo, dizer a estes atletas que jogam em tantos campos espalhados pelas ilhas e pelos distritos, que estamos atentos ao seu desenvolvimento desportivo. E estamos preocupados com o desenvolvimento desportivo dos nossos jogadores, porque, efectivamente, estamos a trabalhar com Associações que perderam inúmeros atletas por causa da pandemia. Desapareceram dos nossos Clubes! Desapareceram centenas de Dirigentes e de Árbitros e todos estes problemas que o Eduardo aqui enumerou não se verificam só na Horta ou só nas ilhas; são transversais e afligem-nos, porque grassam por todo o País.

A razão de ser da Federação são os Clubes

Sabemos que é difícil trabalhar num quadro de falta de condições de campos, incompatibilidade de horários, etc, o que provoca um grande desgaste, até nos pais, mas também nos atletas, de acordo com um levantamento que estamos a fazer. Perante este cenário, os atletas procuram outras variantes com menos preocupações, pelo que o processo de recuperação de todo o capital humano perdido em todos os escalões implica trabalhar muito. E temos de trabalhar muito com os governos – nacional e regional – com as câmaras municipais e com todos os que possam apoiar-nos para que também nós, Federação, consigamos apoiar, essencialmente, a razão de ser da existência da FPF, que são os Clubes. É para eles que temos trabalhado, porque para haver Futebol é preciso haver Clubes e para haver Clubes neste momento só com a continuidade do apoio que a Federação dá às Associações, para que estas possam ajudar os Clubes será possível manter a maior parte dos nossos Clubes em actividade.

Nós, Directores aqui presentes, viemos de Associações: eu da Associação de Santarém e o Júlio da de Leiria. Praticamente durante 20 anos fui presidente de uma Associação, a de Santarém, e o Júlio também, pelo que sabemos muito bem as dificuldades que as nossas Associações e Clubes atravessam. Temos consciência de que tudo aquilo que temos feito ainda é pouco, mas também estamos conscientes de que a actual Direcção – e aqui quero louvar o nosso Presidente, o Dr. Fernando Gomes – tudo tem feito para que pudéssemos ajudar quem necessita. A nossa ajuda é concretizada nos campos pelos nossos Clubes e pelas Associações, que são o nosso braço direito e um braço direito a quem estamos a pedir imenso trabalho. Nem no tempo em que eu era presidente de uma Associação era pedido tanto como agora. É pedido quase um trabalho de profissional e em permanência, como se o dia tivesse 48 horas para trabalhar em defesa dos Clubes.

A AFH tem feito um trabalho bastante digno e quando esta tarde desfrutava do passeio proporcionado e via – quando o nevoeiro deixava, claro – a ilha, invadia-me este sentimento: “Como é que é possível haver prática desportiva com tanta distância entre umas e outras terrinhas? Como é que é possível haver ainda tempo para uma dedicação ao Desporto como nós pretendemos?

Em boa hora, a Federação fez, por intermédio do Júlio, um trabalho de Certificação. E esse trabalho tem resultado extraordinariamente nalgumas ilhas. Aqui, nas ilhas – Faial, Terceira e São Miguel – vê-se bem esse trabalho. É significativa a quantidade de Clubes que está a aderir ao Processo de Certificação.

É verdade que a Federação ultimamente – e temos de ser francos – tentou tratar os Clubes de um modo muito especial, no que toca às obrigatoriedades nos campos, no licenciamento, etc., mas todo esse trabalho está a ser feito e tem de ser feito com uma magia especial para não prejudicarmos os Clubes, resultando nas melhores condições, quer no apoio técnico, quer no apoio de pessoas formadas para o desenvolvimento desportivo em todas as áreas. E é isso que nos interessa. Queremos que a FPF possa deixar um trabalho para quem vier substituir-nos. É preciso lançar os alicerces para o desenvolvimento desportivo. E se esse desenvolvimento desportivo for feito com paixão pelos nossos Dirigentes associativos, vai ter êxito!  

Os Dirigentes são uma parte essencial no desenvolvimento desportivo. Nós tudo temos feito, o Presidente da FPF tudo tem feito, conforme o Eduardo já aqui referiu, para tentarmos arranjar algo importante para o Dirigente Desportivo. E não só para o Dirigente Desportivo, mas, também, para todos os outros dirigentes a nível nacional. Temos nos deparado com alguns problemas, pois quando as coisas estão a andar bem o Governo vai-se embora. E quando o Governo se vai embora, temos de encetar uma nova etapa. Vamos ter de ser mais rápidos no sentido de aproveitarmos o Governo a funcionar.

Senhor Presidente da Câmara de Santa Cruz das Flores: gostei imenso da sua terra, que não conhecia. Acho-a muito interessante. Tive a oportunidade de enviar hoje uma série de fotografias para amigos meus nas redes sociais que começaram a perguntar onde é que eu estava. E a minha resposta foi: “Estou em Portugal”, e só no fim é que desvendei por onde andava. É bom que as pessoas saibam que cá dentro também temos coisas belas, já que há a tendência de procurá-las no estrangeiro.

Um abraço muito especial para as Associações e Clubes aqui presentes. Nós não somos directores de secretária, mas de trabalho. E podem contar connosco e com o nosso apoio e trabalho na defesa do Futebol Português. Bem-hajam!”

“A Certificação de Entidades Formadoras é, provavelmente, o projecto mais estruturante da FPF nos últimos 100 anos”

Júlio Vieira, Director da FPF e Responsável pela Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portuguesa de Futebol, dirigiu um cumprimento “muito especial” a todos os Clubes galardoados e aos que receberam Certificados e Placa como Entidade Formadora de 3 estrelas (neste último caso trata-se do Vitória Futebol Clube do Pico).

Falando com largo conhecimento de causa, Júlio Vieira realçou que “a Certificação de Entidades Formadoras é, provavelmente, o projecto mais estruturante da FPF nos últimos 100 anos”. E frisou: “Digo isto com orgulho e convicção, porque fui presidente de um Clube pequeno na minha terra [Leiria] durante nove anos, fui presidente da Associação de Futebol de Leiria quase 20 anos e joguei à bola de forma federada ao longo de 13 anos. Portanto, já estou há alguns anos ligado ao movimento associativo e ao Futebol em particular.

Conheço muitos daqueles que nos últimos anos foram os projectos da Federação e este é, repito, o projeto mais estruturante da FPF nos últimos 100 anos. E porquê? Porque nunca tinha acontecido anteriormente em Portugal a Federação, com as Associações Distritais, numa só época desportiva realizarem 754 visitas técnicas a outros tantos Clubes. Foi o que aconteceu na época de 2018/2019, quando iniciámos este novo modelo de Certificação por níveis. Antes disso, nos três anos anteriores, o Processo estava muito direccionado para o topo da pirâmide, para a I e II Ligas, porque era aí que estavam os contactos de Formação Desportiva, pelo que era aí que importava resolver o problema legal que chocava de caras com a Lei 2898 e hoje com a Lei 54/2017, mas a partir da época de 2018/19 reformámos o modelo, para, precisamente, assistir a isto que acabámos de assistir: incluir todos e não deixar ninguém para trás.

Recordo-me de há dois anos, precisamente aqui nas Flores, depois de ter estado no dia anterior em Alcochete e no Seixal, ter vindo fazer visitas técnicas com as equipas da Federação a vários Clubes, entre eles o “Minhocas”. São realidades completamente distintas, mas todos cabem no Processo de Certificação, desde os pequenos, aos médios passando pelos grandes Clubes em Portugal. E todos têm a beneficiar se estiverem no Processo de Certificação, porque trata-se de um instrumento fundamental para ajudar a melhorar a organização interna dos Clubes e ajudar a qualificar a prática desportiva em Portugal. Nos últimos 10 anos ou 15, principalmente desde que a FPF instituiu os sete escalões de Formação e introduziu os escalões informais, porque antes de 2010 nós só tínhamos quatro escalões: Juniores, Juvenis, Iniciados e Infantis. A partir de 2010, passámos a ter mais três: Benjamins, Traquinas e Petizes e arrancámos com a Formação desportiva desde os quatro até aos 19 anos e toda a gente sabe que aquilo que fizermos com miúdos nestas faixas etárias vai marcá-los para o resto da vida. Se fizermos bem, marca-os positivamente; se fizermos mal marca-os negativamente. Infelizmente, a partir de 2010 foi-se avolumando um conjunto de problemas na área da Formação Desportiva, que já não se resolviam com regulamentos ou normas. Era necessário um instrumento que nos permitisse – a Clubes e à Federação – meter a mão na massa, que é o Processo de Certificação. É por isso que nós, logo na primeira época do novo modelo de Certificação, passámos de 60 entidades para 754. E na época de 2019/2020 passámos para 976.

As Associações, através das Sub-Comissões, e a Federação visitaram numa só época 976 Clubes e não foi para discutir Arbitragem, Leis do Jogo ou falta de apoios. Foi para nos sentarmos à mesa com as equipas técnicas de cada Clube no sentido de melhorar a organização interna desse Clube e qualificar as práticas na área da Formação Desportiva. Isto numa tinha acontecido antes!

Enquanto presidente da Associação de Leiria se fosse a um Clube mandar palpites sobre a organização interna desse Clube, passados cinco minutos estava no olho da rua, pois os dirigentes diziam, com alguma legitimidade, já agora mande lá palpites na sua organização, pois na nossa mandamos nós. E agora nós vamos aos Clubes e estamos duas ou três horas reunidos com eles para ajudá-los nos critérios onde revelam mais dificuldades e, no final, ainda nos agradecem. Percebem esta grande mudança?

Mais: nós nestes últimos três anos visitámos Clubes que da Federação a única coisa que conheciam era pagar multas. A Federação nunca lá tinha ido, mas passou a ir. E passaram a ir as Associações com ela. Isto é uma alteração de paradigma enorme! Porque, afinal, qual é a missão principal de uma Associação Distrital ou de uma Federação? É ajudar a desenvolver os seus Clubes, pois sem Clubes as Associações e a Federação não fazem falta alguma. Precisamente porque foram os Clubes que fundaram as Associações, as quais, por sua vez, fundaram a Federação. E, portanto, tudo aquilo que possamos fazer para ajudar a melhorar a qualidade do trabalho que os nossos Clubes prestam tem de ser feito, ainda p’ra mais na área mais nobre que os Clubes têm, que é a área da Formação Desportiva, precisamente onde se formam os futuros praticantes e cidadãos. E se nós os formarmos bem, vamos ter melhores jogadores e, simultaneamente, melhores cidadãos. E, consequentemente, melhores árbitros, melhores treinadores, melhores dirigentes e por aí fora. Esse é o grande papel do Processo de Certificação.

Vocês são uns heróis!

Júlio Vieira: “Hoje mais de 50% dos Clubes da AFH já estão no Processo e já obtiveram um reconhecimento como Centro Básico ou, eventualmente, a certificação de 1 ou 2 Estrelas ou de 3 Estelas. Esse é o caminho”

Apesar do esforço que eu e o Rui fizemos, estamos aqui com muito orgulho, porque somos associativos por natureza e porque sabemos cada vez que cá vimos ainda ficamos com uma convicção mais clara de que vocês são uns heróis! Nós queixamo-nos das dificuldades lá no Continente, mas vocês superam tudo e têm dificuldades 30 vezes maiores do que as nossas. E ainda assim, conseguem fazer coisas como estas a que estamos aqui a assistir nesta III Gala da AFH.

Muitos parabéns a todos, ao Eduardo e à sua equipa, assim como aos Funcionários, Colaboradores e Sub-Comissão de Certificação da AFH, que têm feito um trabalho notável entre Clubes. Queixo-me por fazer 300 quilómetros por dia, mas é quase em linha recta e vou de carro. Não preciso de apanhar um avião como acontece com vocês sempre que se deslocam entre ilhas.  

Agradeço-vos por terem apostado no Processo de Formação. Hoje mais de 50% dos Clubes da AFH já estão no Processo e já obtiveram um reconhecimento como Centro Básico ou, eventualmente, a certificação de 1 ou 2 Estrelas ou de 3 Estelas. Esse é o caminho. O próprio Processo vai ter um papel diferenciador entre Clubes e, portanto, ninguém deve ficar para trás. Mas, sobretudo, muito obrigado pelo trabalho que têm feito a desenvolver o Futebol em Portugal. Há muita gente em Portugal que acha que o Futebol Português se resume ao Benfica, ao Sporting e ao Porto. Os três grandes são muito importantes, têm uma dimensão enorme, é um facto, mas a força do Futebol Português vem dos 1.900 Clubes que nós temos. E, felizmente, ainda contamos com muitos aqui nos Açores. São esses Clubes que permitem ter 11 mil equipas e fazer mais de 120 mil jogos por época desportiva; ter mais de 7.500 treinadores e mais de 4.500 árbitros. A força do Futebol Português vem destes Clubes e do movimento associativo”.

“É com enorme honra que vemos um Clube nosso atingir as três estrelas”

Eduardo Pereira: "Quando muita gente não acreditava neste Processo, [Certificação] o Júlio avançou (...) e o sucesso hoje alcançado deve-se (...) a ele" 

Após esta elucidativa intervenção, o Presidente da Direcção da AFH aproveitou para enaltecer o trabalho dos Clubes da AFH no âmbito da Certificação, revelando que da época passada para esta houve “um aumento expressivo” em termos de Clubes certificados. “É com enorme honra que vemos um Clube nosso [Vitória Futebol Clube] atingir as três estrelas. Consideramos que temos outros na calha que poderão lá chegar. Com duas estrelas também temos alguns Clubes que estamos cientes que na época seguinte também irão conseguir. É uma felicidade imensa para a AFH saber que os nossos Clubes alcançaram estes objectivos. É um trabalho da Sub-Comissão de Certificação da AFH em conjunto com a Comissão Nacional de Certificação de Entidades Formadoras, o que nos deixa muito felizes.

Este é um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Director da FPF, o meu caro amigo Júlio Vieira. Ele foi a cara da Certificação desde o início. Quando muita gente não acreditava neste Processo, o Júlio avançou e deu tudo o que tinha e não tinha e o sucesso hoje alcançado deve-se, na minha opinião e na dos meus colegas associativos, ao Júlio. Portanto, parabéns Júlio! É disto que precisamos por parte da Federação; é isto que faz com que os nossos Clubes se elevem cada vez mais, apesar de sabermos que é exigente. O Processo de Certificação tem tido uma evolução, de ano para ano, ao encontro das dificuldades dos Clubes, mas mantendo a exigência. Para ti, Júlio, uma enorme salva de palmas”. 

Percurso recheado de competições

O Chefe de Gabinete do Secretário Regional da Saúde e Desporto, Péricles Ortins, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, agradeceu em nome de José Manuel Boleiro, o convite para estar presente nesta III Gala da AFH e imediatamente a seguir falou da sua experiência associativa, pontificando: “É com grata satisfação que aqui estou, na medida em que também fiz parte de vários Clubes como Dirigente, em duas associações regionais e numa federação e sei o trabalho que isto dá em qualquer um destes níveis”.

Recuando no tempo, Péricles Ortins sublinhou que “os Clubes desportivos e os actuais praticantes das ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo, devem estar gratos aos senhores António de Sousa Ramos Júnior, Jaime Maria Soares de Melo e Manuel Azevedo Castro Neves, que no longínquo dia 21 de Outubro de 1930, em representação de três Clubes existentes na cidade da Horta, assinaram no Grémio Literário Artista Faialense a Acta de criação da então denominada Associação Foot-Ball da Horta, tal como refere o professor Pedro Serpa no prefácio do livro “Figuras da AFH”, Volume I, da autoria da Dra. Cristina Silveira. O órgão então criado atingiu uma relevância inquestionável, medida pela abrangência e dispersão geográfica, pelo envolvimento criado e pela profícua actividade desenvolvida”.

Embrenhando-se no percurso trilhado, o orador sustentou que, “para além de organizar as competições de Futebol e de Futsal na sua área, a AFH organiza e participa em competições de âmbito regional e nacional. Nos escalões de Formação, nomeadamente no escalão de Sub-14, tem participado no Torneio Inter-Associações “Lopes da Silva”, competição organizada pela FPF, e que já vai na sua 32ª edição. Os Clubes filiados na AFH obtiveram resultados desportivos relevantes, dos quais se destacam vários títulos de Campeão Açoriano no escalão de Seniores e de Formação e a participação no Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

O trabalho desenvolvido pela AFH ao longo dos anos foi reconhecido em 2005 pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores com o Voto de Congratulação, sendo este organismo desportivo detentor do Estatuto de Utilidade Pública.

A finalizar, Péricles Ortins felicitou todos os homenageados nesta III Gala, formulando votos de sucessos desportivos e pessoais e felicitando a instituição aniversariante.

Antes de se ouvir o Hino da Associação de Futebol da Horta – que encerrou o programa da noite de Gala – foram ofertadas lembranças à AFH por parte da Federação Portuguesa de Futebol, Governo Regional dos Açores, Associações de Futebol de Angra e Ponta Delgada e do Representante da AFH nas Flores (e Secretário da Assembleia-Geral), Hernâni Furtado.

 

III GALA AFHORTA - 91ºANIVERSÁRIO

SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO 91º ANIVERSÁRIO

Bem-vindos à Sessão Solene e Gala do 91º Aniversário da Associação de Futebol da Horta.

Em nome da Mesa da Assembleia-Geral da AFH, declaro aberta a Sessão Solene Comemorativa do 91º Aniversário. 

 

No decorrer desta Sessão irão intervir:

- O Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta, Sr. Eduardo Pereira.

- O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Sr. José Mendes, o nosso anfitrião e que também representa os 7 Municípios da área de abrangência da Associação de Futebol da Horta.

- O Director da Federação Portuguesa de Futebol, Sr. Rui Manhoso.

- E o Chefe de Gabinete do Secretário Regional da Saúde e Desporto, Sr. Péricles Ortins, em representação de S. Exa. o Presidente do Governo Regional dos Açores

 

Em nome da Mesa da Assembleia-Geral da AFH, declaro encerrada a Sessão Solene Comemorativa do 91º aniversário, iniciando-se de seguida a III GALA AFHORTA.

INÍCIO DA III GALA AFHORTA - 91º Aniversário

Começamos por visionar um pequeno vídeo com alguns destaques da AFHORTA TV.

Nesta Gala irão ser entregues 50 Troféus relativos à Época de 2020/2021.  Foram seleccionadas 14 Categorias, sendo 12 Troféus Individuais e 38 Troféus Colectivos, designadamente:

1. (3) na categoria de MÉRITO DESPORTIVO E ESCOLAR

2. (7) na categoria de CAMPEÕES DA FORMAÇÃO 

3. (2) na categoria de CAMPEÕES SENIORES

4. (10) na categoria de CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES FORMADORAS

5. (2) na categoria de PARTICIPAÇÕES NO CAMP. DE FUTEBOL DOS AÇORES

6. (1) na categoria de PARTICIPAÇÕES NACIONAIS

7. (14) na categoria de FAIRPLAY

8. (2) na categoria de JOGADORES

9. (1) na categoria de TREINADORES

10. na categoria de (2) ÁRBITROS

11. (2) na categoria de PERSONALIDADES 

12. (2) na categoria de ENTIDADES

13. (1) na categoria de SÓCIO DE MÉRITO

14. (1) HONRA AFHORTA

 

Lista de Galardoados

 

1. MÉRITO DESPORTIVO E ESCOLAR

Entregam os Troféus:

- O Director Técnico da Associação de Futebol da Horta, professor Mário Pereira

 - O Presidente da Comissão Executiva Provisória da Escola Básica e Secundária das Flores, professor João Quaresma

- O Chefe Pedro Alves, em representação da PSP

 

→ Este Troféu destina-se a premiar as jogadoras e os jogadores de Futebol e de Futsal, dos escalões de Formação com actividade formal, que se destacaram no plano desportivo e académico durante a passada Época. Além do Troféu, cada vencedor receberá um cheque de compras no valor de 50€ da Sport Zone.

Futebol Masculino:

- Infantis: Martim Silveira Silva – Futebol Clube dos Flamengos

Entrega o Director Técnico da Associação de Futebol da Horta, professor Mário Pereira

 

- Juvenis: Rodrigo Escobar Garcia – Futebol Clube dos Flamengos – recebe o Troféu em sua representação, o Presidente do Futebol Clube dos Flamengos, Sr. Jorge Silveira

Entrega o Presidente da Comissão Executiva Provisória da Escola Básica e Secundária das Flores, professor João Quaresma

 

Futsal Masculino:

- Infantis: Salvador Oliveira Freitas – recebe o Troféu o Sr. Steven Areia, do Grupo Desportivo da Piedade

Entrega o Chefe Pedro Alves, em representação da PSP

 

2. CAMPEÕES DA FORMAÇÃO

Entregam os Troféus os Directores da AFH:

- Sra. Maria de Jesus Fontes

- Sr. Marco Benfeitinho

- Sr. Arlindo Silva

- E o Vice-Presidente da AFH, Luís Paulo Furtado

→ Este Troféu destina-se a premiar o Mérito Colectivo dos nossos Campeões de todos os Escalões de Formação com competição formal.

 

Futebol:

- Infantis: Vitória Futebol Clube – recebe o Troféu, o Presidente da Direcção do Vitória Futebol Clube, Sr. Paulo Plácido

Entrega a Directora da Associação de Futebol da Horta, Sra. Maria de Jesus Fontes

- Iniciados: Futebol Clube dos Flamengos – recebe o Troféu, o Presidente da Direcção do Futebol Clube dos Flamengos, Sr. Jorge Silveira

Entrega o Director da Associação de Futebol da Horta, Sr. Marco Benfeitinho

- Juvenis: Futebol Clube dos Flamengos – recebe o Troféu o Presidente da Direcção do Futebol Clube dos Flamengos, Sr. Jorge Silveira

Entrega o Director da Associação de Futebol da Horta, Sr. Arlindo Silva

- Juniores: Futebol Clube dos Flamengos – recebe o Troféu o Presidente da Direcção do Futebol Clube dos Flamengos, Sr. Jorge Silveira

Entrega o Vice-Presidente da Associação de Futebol da Horta, Sr. Luís Paulo Furtado

 

FUTSAL Masculino:

- Iniciados: Grupo Desportivo “Os Minhocas” – recebe o Troféu o Treinador do “Minhocas”, Sr. Ricardo Silveira

Entrega o Director da Associação de Futebol da Horta, Sr. Arlindo Silva

 

- Juvenis: Grupo Desportivo “Os Minhocas” – recebe o Troféu o Treinador do “Minhocas”, Sr. Tiago Fernandes

Entrega o Director da Associação de Futebol da Horta, Sr. Marco Benfeitinho

 

- Juniores: Clube Desportivo de São João

– Recebe o Troféu o Presidente da Direcção Clube Desportivo de São João, Sr. Luís Aço

Entrega a Directora da Associação de Futebol da Horta, Sra. Maria de Jesus Fontes

 

3. CAMPEÕES SENIORES

Entrega o Secretário da Assembleia-Geral da Associação de Futebol da Horta, Sr. Hernâni Furtado

 

→ Esta Categoria destina-se a premiar os nossos Campeões de Seniores Masculinos de Futebol e de Futsal.

Futebol:

- Futebol Clube dos Flamengos recebe o Troféu o Presidente da Direcção do Futebol Clube dos Flamengos, Sr. Jorge Silveira

Entrega o Secretário da Assembleia-Geral da Associação de Futebol da Horta, Sr. Hernâni Furtado

 

Futsal Masculino:

- Clube Desportivo Escolar do Corvo – recebe o Troféu o Sr. Hernâni Furtado, Representante do Clube Desportivo Escolar do Corvo

Entrega o Vice-Presidente da Associação de Futebol da Horta, Sr. Luís Paulo Furtado

 

4. CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES FORMADORAS

Entregam os Troféus:

- O Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta, Sr. Eduardo Pereira

- O Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação de Entidades Formadoras, Sr. Júlio Vieira

- O Director da Federação Portuguesa de Futebol, Sr. Rui Manhoso

- O Vice-Presidente da Associação de Futebol da Horta, Sr. Luís Paulo Furtado

- O Director Técnico da Associação de Futebol da Horta, professor Mário Pereira

- E a Sra. Maria José Medeiros, da Sub-Comissão de Certificação da Associação de Futebol da Horta

→ O Processo de Certificação da Federação Portuguesa de Futebol arrancou em Janeiro de 2015, sendo este o terceiro ano que está em vigor no País.

É com enorme satisfação que a AFH recebeu a notícia de que irá distinguir 10 dos seus Clubes pelo trabalho desenvolvido no Futebol e no Futsal.

Refira-se que o Processo de Certificação inclui Prémios para Centros Básicos de Formação de Futebol e Futsal, Escolas de Futebol e Futsal de 1 ou 2 estrelas e Entidades Formadoras de 3, 4 e 5 estrelas.

 

- Centro Básico de Formação de Futebol

Angústias Atlético Clube

Entrega o Diploma o Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação de Entidades Formadoras, Sr. Júlio Vieira

Entrega o Troféu a Sra. Maria José Medeiros, da Sub-Comissão de Certificação da AFH

Recebe o Troféu o Presidente da Direcção do Angústias Atlético Clube, Sr. Luís Medeiros

 

- Centro Básico de Formação de Futsal

Boavista Sport Club

Entrega o Diploma o Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação de Entidades Formadoras, Sr. Júlio Vieira

Entrega o Troféu o Director da Federação Portuguesa de Futebol, Sr. Rui Manhoso.

Recebe o Troféu o Presidente da Direcção do Boavista Sport Club, Sr. Pedro Lima

 

- Clube Desportivo Escolar do Corvo

Entrega o Diploma o Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação de Entidades Formadoras, Sr. Júlio Vieira

Entrega o Troféu o Vice-Presidente da Direcção da AFH, sr. Luís Paulo Furtado

Recebe o Troféu o Sr. Hernâni Furtado, Representante do Clube Desportivo Escolar do Corvo.

 

- Grupo Desportivo “Os Minhocas”

Entrega o Diploma o Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação de Entidades Formadoras, Sr. Júlio Vieira

- Entrega o Troféu o Director Técnico da Associação de Futebol da Horta, professor Mário Pereira

Recebe o Troféu o Director do Grupo Desportivo “Os Minhocas”, Sr. Valter Estácio.

 

- Grupo Desportivo da Piedade

Entrega o Diploma o Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação de Entidades Formadoras, Sr. Júlio Vieira

Entrega o Troféu o Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta, Sr. Eduardo Pereira.

- Recebe o Troféu o Director do Grupo Desportivo da Piedade, Sr. Steven Areia.

 

- União Desportiva Calhetense

Entrega o Diploma o Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação de Entidades Formadoras, Sr. Júlio Vieira

Entrega o Troféu a Sra. Maria José Medeiros, da Sub-Comissão da Certificação da Associação de Futebol da Horta

- Recebe o Troféu o Presidente do Conselho Fiscal do União Desportiva Calhetense, Sr. Eleutério Gonçalves.

- Escola de Futsal com 1 Estrela:

Clube Desportivo de São João

Entrega o Diploma o Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação de Entidades Formadoras, Sr. Júlio Vieira

Entrega o Troféu o Director da Federação Portuguesa de Futebol, Sr. Rui Manhoso.

Recebe o Troféu o Presidente da Direcção do Clube Desportivo de São João, Sr. Luís Aço.

 

- Escola de Futebol com 2 Estrelas:

Futebol Clube dos Flamengos

Entrega o Diploma o Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação de Entidades Formadoras, Sr. Júlio Vieira.

Entrega o Troféu Vice-Presidente da Associação de Futebol da Horta, Sr. Luís Paulo Furtado.

Recebe o Troféu o Presidente da Direcção do Futebol Clube dos Flamengos, Sr. Jorge Silveira.

 

- Futebol Clube da Madalena 

Entrega o Diploma o Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação de Entidades Formadoras, Sr. Júlio Vieira

Entrega o Troféu, o Director Técnico da Associação de Futebol da Horta, professor Mário Pereira

Recebe o Troféu, o Presidente da Direcção do Futebol Clube da Madalena, Sr. José Rodrigues.

 

- Entidade Formadora com 3 Estrelas:

- Vitória Futebol Clube recebe o Troféu o Presidente da Direcção do Vitória Futebol Clube, Sr. Paulo Plácido.

Entrega o Diploma o Director da Federação Portuguesa de Futebol, Sr. Rui Manhoso.

Entrega a Placa o Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação de Entidades Formadoras, Sr. Júlio Vieira.

Entrega o Troféu o Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta, Sr. Eduardo Pereira.

 

5. PARTICIPAÇÕES NO CAMP. DE FUTEBOL AÇORES

Entregam os Troféus:

- O Presidente do Conselho Fiscal da Associação de Futebol da Horta, Sr. Andy Rodrigues

- O Presidente do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol da Horta, Sr. Marco Matoso

 

  → Esta categoria premeia os nossos participantes no Campeonato de Futebol do Açores, a prova rainha do Futebol Açoriano.

- Fayal Sport Club – recebe o Troféu o Sr. Hernâni Furtado, Representante do Fayal Sport Club.

Entrega o Presidente do Conselho Fiscal da Associação de Futebol da Horta, Sr. Andy Rodrigues

- Vitória Futebol Clube – recebe o Troféu o Presidente da Direcção do Vitória Futebol Clube, Sr. Paulo Plácido

Entrega o Presidente do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol da Horta, Sr. Marco Matoso

 

6. PARTICIPAÇÕES NACIONAIS

  → Esta categoria premeia o nosso participante no Campeonato de Futsal da 2ª Divisão Nacional - Série Açores, que é o

- Grupo Desportivo “Os Minhocas – recebe o Troféu, o Jogador do Grupo Desportivo “Os Minhocas, Sr. Tiago Fernandes.

Entrega o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Sr. José Carlos Mendes

 

7. FAIRPLAY – RESPEITO

Entregam os Troféus:

- O Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Horta, Sr. Nuno Dart.

- O Presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, Sr. Maurício Toledo.

- O Vice-Presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Sr. Rui Almeida.

- O Presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Sr. Robert DaCâmara.

- O Presidente do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol da Horta, Sr. Marco Matoso.

→ Esta Categoria destina-se a premiar as equipas mais disciplinadas de todos os Campeonatos organizados pela Associação de Futebol da Horta, na época passada.

 

Melhor equipa Fairplay - Futebol Masculino:

- Infantis: Fayal Sport Club – recebe o Troféu o Sr. Hernâni Furtado, Representante do Fayal Sport Club.

Entrega o Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Horta, Sr. Nuno Dart

 

- Iniciados: Grupo Desportivo Cedrense – recebe o Troféu o Sr.  Jorge Silveira, Representante do Grupo Desportivo Cedrense

Entrega o Presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, Sr. Maurício Toledo

 

- Juvenis: Futebol Clube Flamengos recebe o Troféu, o, Presidente da Direcção do Futebol Clube dos Flamengos, Sr. Jorge Silveira.

Entrega o Vice-Presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Sr. Rui Almeida

 

- Juniores: Futebol Clube da Madalena – recebe o Troféu o Presidente da Direcção do Futebol Clube da Madalena, Sr. José Rodrigues

Entrega o Presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Sr. Robert DaCâmara.

 

- Seniores: Angústias Atlético Clube – recebe o Troféu o Presidente da Direcção do Angústias Atlético Clube, Sr. Luís Medeiros

Entrega o Presidente do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol da Horta, Sr. Marco Matoso

 

Melhor equipa Fairplay - Futsal Masculino - Infantis:

  • De salientar que os Clubes que vão ser distinguidos nesta Sub-Categoria, designadamente Boavista Sport Club, Clube Desportivo Escolar do Corvo, Grupo Desportivo “Os Minhocas” e União Desportiva Calhetense não receberam qualquer cartão no decorrer do Campeonato da última temporada

Entregam os Troféus:

- O Chefe Pedro Alves, em representação da PSP

- O Vice-Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta, Sr. Luís Paulo Furtado

- O Director Técnico da Associação de Futebol da Horta, professor Mário Pereira

- O Presidente da Comissão Executiva Provisória da Escola Básica e Secundária das Flores, professor João Quaresma

 

- Boavista Sport Clubrecebe o Troféu o Presidente da Direcção do Boavista Sport Club, Sr. Pedro Lima.

Entrega o Chefe Pedro Alves, em representação da PSP

 

- Clube Desportivo Escolar do Corvorecebe o Troféu o Sr. Hernâni Furtado, Representante do Clube Desportivo Escolar do Corvo

Entrega o Vice-Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta, Sr. Luís Paulo Furtado

 

- Grupo Desportivo “Os Minhocas”recebe o Troféu o Jogador do “Minhocas” Martim Silva

Entrega o Presidente da Comissão Executiva Provisória da Escola Básica e Secundária das Flores, professor João Quaresma

 

- União Desportiva Calhetense – recebe o Troféu o Treinador do União Desportiva Calhetense, Sr. Dário Simas.

Entrega o Director Técnico da Associação de Futebol da Horta, professor Mário Pereira.

 

Agora irá ser feita a entrega de Troféus de Iniciados a Seniores de Futsal

Entregam os Troféus:

- O Presidente da Junta Freguesia Santa Cruz das Flores, Sr. Antero Sousa

- O Presidente da Junta de Freguesia da Caveira, Sr. Eduardo Melo

- O Presidente da Junta de Freguesia de Ponta Delgada, Sr. Ricardo Barcelos

- O Presidente do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol da Horta, Sr. Marco Matoso

- O Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Horta, Sr. Nuno Dart.

 

- Iniciados: Grupo Desportivo “Os Minhocas” – recebe o Troféu, o Jogador do “Minhocas”, Rafael Mateus

Entrega o Presidente da Junta Freguesia Santa Cruz das Flores, Sr. Antero Sousa

 

Em ex-aequo encontram-se os dois galardoados seguintes:

Clube Desportivo Escolar do Corvo

Grupo Desportivo “Os Minhocas”

 

- Clube Desportivo Escolar do Corvorecebe o Troféu o Sr. Hernâni Furtado, Representante do Clube Desportivo Escolar do Corvo

Entrega o Presidente do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol da Horta, Sr. Marco Matoso

 

- Juvenis: Grupo Desportivo “Os Minhocas” – recebe o Troféu o Jogador  do Grupo Desportivo “Os Minhocas” Rodrigo Silva

Entrega o Presidente da Junta de Freguesia da Caveira, Sr. Eduardo Melo

 

- Juniores: Clube Boavista de São Mateus – recebe o Troféu a Directora do Clube Boavista de São Mateus, Sra. Paula Freitas

Entrega o Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Horta, Sr. Nuno Dart

 

- Seniores: Futebol Clube de Ponta Delgada – recebe o Troféu o Director do Futebol Clube de Ponta Delgada, Sr. Francisco Sales

Entrega o Presidente da Junta de Freguesia de Ponta Delgada, Sr. Ricardo Barcelos

De seguida iremos visualizar um pequeno vídeo relativo a “Glórias Futebolísticas”, onde são retratados jogadores da AFH que se destacaram a nível nacional e internacional, ao serviço das Selecções.

 

8. JOGADORES

→ Nesta Categoria são distinguidos os Jogadores da ilha das Flores detentores de uma carreira com maior longevidade, que ainda se encontram no activo.

 

Entrega o Troféu ao 1º distinguido: O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Sr. José Carlos Mendes

- Nelson Custódio Rodrigues – Grupo Desportivo “Os Minhocas”

Nelson Custódio Rodrigues iniciou a sua formação no Futebol de 11, no Futebol Clube de Ponta Delgada, onde jogou de Infantis a Juniores, tendo passado pelo Boavista Sport Club e pelo Grupo Desportivo “Os Minhocas”, na categoria de Seniores.

Iniciou a sua carreira no Futsal na Época de 2008/2009, representando as cores de três Clubes florentinos: Futebol Clube de Ponta Delgada, Grupo Desportivo Fazendense e Grupo Desportivo “Os Minhocas”.

Recebe o Troféu Nelson Custódio Rodrigues – Grupo Desportivo “Os Minhocas”

Entrega o Troféu o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Sr. José Carlos Mendes

 

- Entrega o 2º Troféu a Vereadora da Câmara Municipal das Lajes, Sra. Maria Victorina Silveira

 - José Maria Mendonça Silveira – Grupo Desportivo “Os Minhocas”, que na presente época joga no Futebol Clube de Ponta Delgada.

José Maria Mendonça Silveira iniciou a sua formação no Futebol de 11, no Futebol Clube de Ponta Delgada, onde jogou desde Infantis até Seniores, tendo passado pelo Boavista Sport Club, na categoria de Seniores.

No Futsal, começou a sua carreira na Época de 2008/2009, no Grupo Desportivo “Os Minhocas”, tendo representado, também, o Grupo Desportivo Fazendense e o Futebol Clube de Ponta Delgada.

Recebe o Troféu o Sr. José Maria Mendonça Silveira

Entrega o Troféu a Vereadora da Câmara Municipal das Lajes, Sra. Maria Victorina Silveira

 

9. TREINADORES

→ Nesta Categoria, é distinguido o Treinador da ilha das Flores detentor de uma carreira com maior longevidade.

Entrega o Troféu o Chefe Gabinete da Secretaria Regional Saúde e Desporto,  Sr. Péricles Ortins, em representação de S. Exa. o Presidente do Governo Regional dos Açores

 

- Vítor José Santos Rosa Boavista Sport Club

Vítor José Santos Rosa iniciou a sua carreira de Treinador na Época de 2008/2009, no Grupo Desportivo Fazendense, onde se manteve até à temporada de 2018/2019.

Na Época de 2020/2021 foi Treinador do Boavista Sport Club.

Colaborou com a Associação de Futebol da Horta nas Selecções de Sub-12 da ilha das Flores.

Recebe o Troféu o Sr.  Vítor José Santos Rosa.

Entrega o Chefe Gabinete da Secretaria Regional Saúde e Desporto, o Sr. Péricles Ortins, em representação de S. Exa. o Presidente do Governo Regional dos Açores.

 

10. ÁRBITROS

- Entregam os Troféus:

O Delegado do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Horta na ilha das Flores, Sr. Ricardo Pereira

E o Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Horta, Sr. Nuno Dart

→ Esta Categoria pretende premiar e valorizar os homens que arbitram os nossos jogos de Futsal, na ilha das Flores.

 

- Victor Manuel Ramos Pereira.

Victor Manuel Ramos Pereira é árbitro de Futebol e de Futsal, tendo iniciado a sua carreira na Época Desportiva de 2012/2013, na Associação de Futebol da Horta, na modalidade de Futsal.

Participou como cronometrista em competições nacionais de Futsal.

Recebe o Troféu o Sr. Victor Manuel Ramos Pereira.

- Entrega o Troféu o Delegado do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Horta na ilha das Flores, Sr. Ricardo Pereira.

Este ano será atribuída uma MENÇÃO HONROSA ao árbitro da Associação de Futebol da Horta, Marco Silva, falecido em Julho deste ano.

Marco Paulo Machado Silva nasceu na Horta a 08 de Abril de 1983, sendo filho de António Baptista Costa Silva e de Lúcia Silva Machado.

Enquanto Jogador, entre as Épocas de 1996/1997 e 2005/2006, Marco Silva defendeu as cores do Sporting Clube da Horta, Fayal Sport Club e Clube Recreio e Fraternidade.

Na qualidade de Árbitro filiado nesta Associação – ao longo de 20 anos – iniciou a sua carreira na temporada de 2001/2002, como Estagiário Distrital de Futebol, com um interregno até 2008/2009, época em que apitou como Estagiário Distrital de Futsal. De lá até à data do seu falecimento, ocorrido a 30 de Julho deste ano, manteve-se sempre no activo, tendo na última temporada (2020/2021) sido Árbitro de Futsal na Categoria C5.

Recebem o Troféu os pais de Marco Silva: Sra. Lúcia Machado e Sr. António Silva

Entregam o Troféu o Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta, Sr. Eduardo Pereira; e o Vice-Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Horta, Sr. Nuno Dart

 

11. PERSONALIDADES

- Dora Maria Coelho Castro Câmara Freitas Valadão

Dora Maria Coelho Castro Câmara Freitas Valadão iniciou funções de Presidente da Direcção do Grupo Desportivo “Os Minhocas” na época de 2013/2014, no Grupo Desportivo “Os Minhocas”, o que se manteve até à época de 2020/2021.

A Presidente Doa Valadão tem sido, desde sempre, uma Agente Desportiva de enorme importância para a Associação de Futebol da Horta pelas suas qualidades humanas, pugnando pelo bom relacionamento institucional e promovendo a camaradagem salutar entre os demais Clubes, com o intuito de atingir os objectivos de desenvolvimento humano e desportivo das colectividades assim como da Associação de Futebol da Horta.

Pelo exposto, a Direcção da Associação de Futebol da Horta deliberou homenagear a Presidente Dora Maria Coelho Castro Câmara Freitas Valadão pela dedicação e trabalho desenvolvido em prol do Futsal nas Flores.

 

Recebe o Troféu a Sra. Dora Maria Coelho Castro Câmara Freitas Valadão

Entrega o Troféu o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Sr. José Carlos Mendes

 

José Henrique Coelho Costa

José Henrique Coelho Costa iniciou funções como Director do Boavista Sport Club na Época de 2005/2006, com um interregno até 2014/2015, época em que começou a colaborar no Grupo Desportivo “Os Minhocas” como Director, o que se manteve até à temporada transacta (2020/2021).

Durante estas épocas também desempenhou a função de Massagista.

Pelo exposto, a Direcção da Associação de Futebol da Horta deliberou homenagear o Director e Massagista José Henrique Coelho Costa pela dedicação e trabalho desenvolvido em prol do Futsal na ilha das Flores.

 

Recebe o Troféu o Sr. José Henrique Coelho Costa.

Entrega o Troféu a Vereadora da Câmara Municipal das Lajes das Flores, Sra. Maria Victorina Silveira

 

12. ENTIDADES

Entrega o 1º Troféu o Director da Federação Portuguesa de Futebol, Sr. Rui Manhoso

- Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores.

A Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores tem colaborado com a Associação de Futebol da Horta ao longo dos anos. Esta parceria tem-se revelado de vital importância para o desenvolvimento do Futebol e do Futsal no Concelho de Santa Cruz das Flores, bem como na boa programação das diversas calendarizações ao longo das épocas desportivas e na colaboração em diferentes eventos desportivos e formativos.

Face à enorme importância desta Entidade parceira e ao excelente relacionamento institucional, a Direcção da Associação de Futebol da Horta deliberou homenagear a Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores na III Gala AFHorta - 91º Aniversário.

Recebe o Troféu, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Sr. José Carlos Pimentel Mendes

Entrega o Director da Federação Portuguesa de Futebol, Sr. Rui Manhoso

 

- Entrega o 2º Troféu nesta Categoria o Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação, Sr. Júlio Vieira.

- Câmara Municipal das Lajes das Flores.

A Câmara Municipal das Lajes das Flores tem vindo a colaborar com a Associação de Futebol da Horta ao longo dos anos, podendo afirmar-se que se trata de uma colaboração crucial no que toca ao desenvolvimento do Futebol e do Futsal no Concelho das Lajes das Flores.

Perante a enorme importância que esta Entidade parceira assume e ao excelente relacionamento institucional, a Direcção da Associação de Futebol da Horta deliberou homenagear a Câmara Municipal das Lajes das Flores na III Gala AFHorta - 91º Aniversário.

Recebe o Troféu, a Vereadora da Câmara Municipal das Lajes das Flores, Sra. Maria Victorina Silveira

Entrega o Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação, Sr. Júlio Vieira

 

13. SÓCIOS DE MÉRITO

Entrega o Troféu o Chefe de Gabinete do Secretário Regional da Saúde e Desporto, Sr. Péricles Ortins, em representação de S. Exa. o Presidente do Governo Regional dos Açores

O Sócio de Mérito distinguido é o Sr. José Germano Sousa Pinho

José Germano Sousa Pinho nasceu na Horta a 21 de Fevereiro de 1949.

Conhecido no meio desportivo açoriano como Massagista, exerce com dedicação esta actividade há cerca de 34 anos. 

Foi homenageado na Gala do Desporto Açoriano em 2007, 2012 e 2017, pelos 20, 25 e 30 anos, respectivamente, na categoria de Personalidade.

Foi Massagista do Futebol Clube dos Flamengos desde a Época de 2000/2001 até à temporada de 2004/2005.

Entre as épocas de 2005/2006 e de 2015/2016 foi Massagista do Fayal Sport Club.

Regressou ao Futebol Clube dos Flamengos na temporada de 2016/2017, onde permanece até à presente época desportiva (2021/2022).

Desde a temporada de 2004 que apoia, como Massagista, as Selecções da Associação de Futebol da Horta, sendo um pronto e excelente apoio na actividade desenvolvida pelas Selecções deste organismo desportivo.

Recebe o Troféu o Sr. José Germano Sousa Pinho

Entrega o Chefe de Gabinete do Secretário Regional da Saúde e Desporto, Sr. Péricles Ortins, em representação de S. Exa. o Presidente do Governo Regional dos Açores

 

14. HONRA AFHORTA

Apresenta e entrega o Prémio o Presidente da Associação de Futebol da Horta, Sr. Eduardo Pereira.

Rui Manuel Carreira Manhoso

Eduardo Pereira distinguiu o “Sr. Associativo”, o amigo Rui Manhoso

Fotografias de: Bernardo Pereira e Edmilson Brito

A última categoria a ser referenciada no decorrer desta III Gala foi a HONRA AFHORTA. Recorde-se que este Prémio é da exclusiva competência do Presidente da AFH, tendo constituído uma surpresa até ao momento de ser anunciado. Por isso, coube a Eduardo Pereira a apresentação do mesmo e a revelação do nome: Rui Manuel Carreira Manhoso.  A propósito, o Presidente da AFH disse o seguinte, em jeito de introdução: “Para mim, o Sr. Rui Manhoso é a maior referência no Associativismo. Além dele, também o Dr. Manuel Faria de Castro [que foi Presidente da Direçcão deste organismo mais de 20 anos], e que, infelizmente, já não se encontra entre nós”.

Rui Manuel Carreira Manhoso nasceu a 07 de Julho de 1942, na cidade de Santarém. É casado, tem dois filhos (um casal) e actualmente uma neta e dois netos.

Possui o 2º ciclo Liceal, tendo frequentado a Escola Primária da Avenida dos Combatentes e o Liceu Nacional Sá da Bandeira.

Quando terminou a sua época de estudante, cedo começou a actividade profissional como Técnico de Contas de uma empresa em Santarém, tendo, mais tarde, constituído uma empresa ligada ao mesmo ramo profissional.

Sempre foi um amante do Desporto e não só, pelo que muito cedo se inter-ligou às mais diversas práticas desportivas e culturais.

No campo cultural, fez teatro no Veto Teatro Oficina, tendo como principal recordação o desempenho da figura do Diabo na peça “A lição do tempo”.

Pertenceu ao coro infantil do Círculo Cultural Scalabitano.

Foi Tesoureiro durante dois anos no Jardim-de-Infância do Centro Paroquial de Santarém.

Esteve ligado durante anos a diversas Comissões da Feira do Ribatejo, actualmente designada por Feira Nacional da Agricultura.

No capítulo desportivo, foi praticante de Voleibol, Basquetebol e Futebol pelas equipas do Liceu. Durante dois anos foi Árbitro de Voleibol do INATEL.

De 1955 a 1957 esteve inscrito como jogador nas Escolas de Artur Quaresma, dos Leões de Santarém.

Remonta a 1958 a sua primeira inscrição oficial como jogador infantil na Associação de Futebol de Santarém, jogando ainda nas categorias de jovens até aos seniores, sempre no mesmo clube.

Em 1978, foi co-autor de um programa sobre desporto, designado “Rádio Equipa”, na antiga Rádio Ribatejo, tendo dado colaboração, como redactor desportivo, no “Noticias do Ribatejo” e no “Jornal do Ribatejo”

Mas tem sido como Dirigente Desportivo que Rui Manhoso mais se evidenciou. No ano de 1974, como Director do União Desportiva de Santarém, foi responsável pelo Departamento de Futebol jovem reactivado nessa época.

De 1975 a 1977 foi Presidente do clube da cidade capital de distrito, que em 1976 conseguiu o título de Campeão Nacional da 3.ª Divisão.

Foi-lhe atribuído o prémio de Dirigente do Ano, em 1993, pela RDP centro.

Pertenceu à Direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santarém, tendo sido Vice-Presidente do Conselho Fiscal dessa Instituição. Fez parte dos Órgãos Sociais desta Associação desde 10 de Janeiro de 1997 até 30 de Dezembro de 2011. Esta Associação foi galardoada com a Medalha de Mérito e Bons Serviços da instituição.

A sua primeira ligação à Associação de Futebol de Santarém aconteceu em 1982, quando foi admitido como Secretário-Geral, cargo que desempenhou até 1987, altura em que foi eleito para Presidente desta Associação. Comemorou na época de2011/2012, 30 anos ao serviço da Associação de Futebol de Santarém, tendo cumprido sete mandatos consecutivos na condução dos destinos desta Associação.

Neste período, a A. F. Santarém foi galardoada com as Medalha de Bons Serviços Desportivos e de Mérito Desportivo, nos anos de 1990 e 1999, respectivamente. Foi ainda a A.F.S. reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, em 1987 e pela UEFA em 2005, com o prémio Grassroots pela organização do melhor Torneio de Futebol de Verão.

Foi o responsável e dinamizador do Torneio Vale do Tejo, que se realizou de 2001 a 2008, sendo o êxito destas organizações reconhecido por todos os participantes e pela própria Federação Portuguesa de Futebol.

Durante os mandatos de Rui Manhoso à frente da Associação, teve também início a realização dos jogos internacionais no distrito sendo um Portugal/Espanha o primeiro, decorrido a 15 de Janeiro de 1992.

Foi Assessor de Desporto da Câmara Municipal de Santarém durante a presidência de José Miguel Noras.

Em 2008, foi o anfitrião do Fórum Nacional do Futebol, que decorreu no CNEMA.

Foi um grande impulsionador da construção da nova sede da A.F. Santarém.

Em Dezembro de 2011, foi eleito para a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, sendo nomeado Vice-Presidente para o Associativismo e Futebol Sénior (não profissional).

Em 2016 foi reeleito para a Direcção da FPF como Director, mantendo as responsabilidades na área do Associativismo, cargo que desempenha actualmente.

Em Julho de 2012 foi homenageado e distinguido pelo Panathlon Clube de Santarém.

A 12 de Janeiro de 2013 foi distinguido com o Prémio Carreira “Viver Santarém”.

Em 2019 liderou a comitiva da Selecção Nacional de Futebol de Praia, que em Minsk conquistou a medalha olímpica.

A 04 de novembro de 2019 foi-lhe atribuído o prémio de Personalidade do Ano como Dirigente Desportivo, pela A.F. de Ponta Delgada.

Rui Manhoso é conhecido no movimento associativo do Futebol Português como o “Sr. Associativo” pela sua defesa contínua dos clubes e associações.

A AFH tem tido, desde sempre, no Sr. Rui Manhoso um defensor dos interesses das associações, principalmente acarinhando as mais pequenas como a AFH, assim como as das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira reconhecendo, visionariamente, as dificuldades de ultraperiferia, o que não era compreendido por parte de alguns dirigentes associativos e federativos.

O Sr. Rui Manhoso, homem afável, íntegro e de compromisso é, desde sempre, para a AFH um parceiro que muito tem ajudado no desenvolvimento das associações e do Futebol Português.

Face ao exposto, a AFH, na pessoa do seu Presidente, deliberou homenagear o Sr. Rui Manuel Carreira Manhoso pela preciosa colaboração para com a AFH e o enorme desenvolvimento dado ao Futebol Português.

Em nome da Associação de Futebol da Horta agradeço a presença de todos os presentes nesta Sessão Solene e Gala do 91º Aniversário.

Vamos encerrar esta III Gala ao som do Hino da Associação de Futebol da Horta.

 

Cristina Silveira