Dando cumprimento ao que havia sido estabelecido em termos de rotatividade, a Gala AFHorta - 91º Aniversário, realiza-se pelas 21h30 deste sábado, dia 20, na mais ocidental ilha dos Açores: as Flores. O local escolhido foi o Auditório Municipal de Santa Cruz, onde serão distinguidos Jogadores, Treinadores, Árbitros, Dirigentes Clubes, Entidades e Personalidades das quatro ilhas de abrangência da Associação de Futebol da Horta.

Recorde-se que a I Gala aconteceu em Novembro de 2019, no Pico, por altura do 89º Aniversário; a II em 2020, no Teatro Faialense (ilha do Faial), no mês de Outubro, assinalando os 90 anos; e a terceira é agora uma realidade, com vista a comemorar os 91 anos de existência ao serviço do Desporto. Prevê-se que a IV Gala AFHorta tenha como palco a ilha do Corvo, fechando o périplo pelas quatro ilhas de jurisdição da AFH.

Na Gala AFHorta - 91º Aniversário irão ser entregues 50 Troféus relativos à Época de 2020/2021.  Foram seleccionadas 14 Categorias, sendo 12 Troféus Individuais e 38 Troféus Colectivos, designadamente:

1. (3) na categoria de MÉRITO DESPORTIVO E ESCOLAR

2. (7) na categoria de CAMPEÕES DA FORMAÇÃO 

3. (2) na categoria de CAMPEÕES SENIORES

4. (10) na categoria de CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES FORMADORAS

5. (2) na categoria de PARTICIPAÇÕES NO CAMP. DE FUTEBOL DOS AÇORES

6. (1) na categoria de PARTICIPAÇÕES NACIONAIS

7. (14) na categoria de FAIRPLAY

8. (2) na categoria de JOGADORES

9. (1) na categoria de TREINADORES

10. na categoria de (2) ÁRBITROS

11. (2) na categoria de PERSONALIDADES 

12. (2) na categoria de ENTIDADES

13. (1) na categoria de SÓCIO DE MÉRITO

14. (1) na categoria HONRA AFHORTA

Irão tomar parte nesta cerimónia o Director da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso; o Director da Federação Portuguesa de Futebol e Responsável pela Certificação, Júlio Vieira; os Presidentes das duas autarquias florentinas, de algumas Juntas de Freguesia das Flores, os Presidentes dos Clubes das quatro ilhas das AFH e elementos dos Órgãos Sociais da AFH, entre outros.

Além da Gala – aberta ao público – o programa festivo contempla um passeio pela ilha das Flores e um jantar.

Os 91 anos da Associação de Futebol da Horta ocorreram no dia 21 de Outubro passado. Os últimos tempos da vida deste organismo – que em 2030 atinge um século de existência – têm sido marcados pelo resgate histórico, um desiderato do Presidente da Direcção, Eduardo Pereira, e da sua equipa. Nesse sentido, o percurso trilhado pela AFH é um dos temas que se encontra a ser trabalhado, com o intuito de ser devidamente conhecido, divulgado e valorizado.

 

Cristina Silveira