A sessão decorreu ontem, dia 15 de junho, na Cidade do Futebol e contou com a presença do presidente da FPF, Fernando Gomes, do vice-presidente da FPF, José Couceiro, do diretor da FPF, Rui Manhoso, do presidente da AFH, Eduardo Pereira, do presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, do vice-presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Manuel Pimentel, do vereador da Câmara Municipal da Madalena, Mário Silva, do vereador da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mário Freitas e da técnica da Câmara Municipal das Lajes das Flores, Sara Rosário.

Este Plano Estratégico resulta de uma reflexão da Federação Portuguesa de Futebol com os seus sócios e parceiros, onde define objetivos para a década com programas que visam a transformação e evolução do futebol e futsal. Tem como objetivo o aumento dos  praticantes e atingir os 400 mil, até final da década, com um aumento significativo no feminino em que se pretende atingir os 75 mil praticantes. Para atingir estas metas há que rentabilizar as infraestruturas existentes, remodelar, reaproveitar e delinear futuras intervenções.

O trabalho desenvolver-se-á assente em pilares fundamentais como a "Infância e Crescimento"; "Futebol para todos e todas"; "Qualidade do Jogo"; "Envolvimento e sustentabilidade do ecossistema".

Dentro do plano de crescimento assumido pela direção da AFH, esta época a AFH e os seus Clubes filiados conseguiram um aumento total na demografia federada de 13%, situando-se nos 1366 praticantes. Na vertente feminina com um aumento de 45%, face à época transata, atingiu-se o número de 141 praticantes, superando-se o objetivo, traçado para esta época, de alcançar 10% do total da demografia federada da AFH.

O caminho será o de continuar o aumento sustentado do número de praticantes, com especial incidência na vertente feminina, estando a ser ultimado, para o efeito, um plano associativo que contará com o apoio da FPF, no sentido da AFH em conjunto com os Clubes filiados e da comunidade escolar e em geral conseguir atingir este desiderato.

A AF Horta agradece aos sete Municípios, da sua área de jurisdição que abrange as ilhas do Corvo, Faial, Flores e Pico, pelo apoio que tem dado à AFH e aos Clubes, constituindo-se como parceiros fundamentais da nossa atividade.

Pode aceder ao vídeo de lançamento do Plano Estratégico Futebol 2030 através do link: futebol2030.fpf.pt