Foi com surpresa e profundo pesar que a Associação de Futebol da Horta (AFH) tomou conhecimento do falecimento, provocado por doença súbita, de Francisco Garcia da Rosa Medina Baptista, ocorrido no dia 01 do corrente mês. Este antigo Dirigente da AFH, que residia na freguesia da Matriz, no Faial, contava 81 anos de idade, sendo natural da Calheta de Nesquim, ilha do Pico, onde nasceu a 21 de Abril de 1940.

Francisco Garcia da Rosa Medina Baptista integrou a Direcção da Associação de Futebol da Horta no triénio de 1991/1994, a qual era presidida por Faria de Castro, falecido em 2009, figura marcante que liderou este organismo desportivo durante mais de 20 anos.

Como sinal de respeito e gratidão, a Associação de Futebol da Horta estabeleceu, no seu Comunicado emitido sexta-feira passada, 01 de Abril, que fosse feito um minuto de silêncio antes de todos os jogos do último fim-de-semana (dias 02 e 03) em memória de Francisco Garcia da Rosa Medina Baptista.

Enquanto Dirigente, este picoense também deu o seu contributo ao Angústias Atlético Clube, à Sociedade Recreativa Pasteleirense e ao Clube União Faialense, atendendo a que esteve vários anos emigrado nos EUA.

Em termos profissionais, foi bancário e trabalhou no Tribunal da Horta, tendo sido empresário na América.        

Francisco Garcia da Rosa Medina Baptista era casado com Maria Judite Garcia Medina Baptista e pai de Deborah Garcia Baptista Geraldo, casada com Vítor José Garcia Geraldo. Deixa dois netos: Matilde Baptista Geraldo e Pedro Afonso Baptista Geraldo.

O funeral realizou-se no dia 02 deste mês, tendo o féretro saído da Casa Mortuária do Hospital da Horta para a igreja do Carmo, onde houve missa de corpo presente, seguindo para o Cemitério do Carmo.

A missa de sétimo dia terá lugar esta sexta-feira, dia 08, pelas 18 horas, na igreja do Santíssimo Salvador da Matriz, na cidade da Horta.

Eduardo Pereira, Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta, endereça, em nome do organismo a que preside, sentidas condolências à família enlutada.

 

Cristina Silveira