A “enorme paixão” que Emanuel Bettencourt Melo tem pelo Futebol desde pequeno, tem-lhe trazido muitas alegrias e momentos inesquecíveis. O último foi a distinção recebida – na Categoria de Personalidades – por ser Treinador de Futebol há mais de 20 anos, o que aconteceu no âmbito da XIX Gala do Desporto Açoriano. O Troféu foi-lhe entregue este mês, no Pico, “numa cerimónia simples mas com um significado enorme”, pelo Coordenador do Serviço de Desporto da Ilha do Pico, António Maciel, em representação do Director Regional do Desporto, acto em que também esteve presente o Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta (AFH), Eduardo Pereira. 

Integram-se na categoria de Personalidades os diversos agentes desportivos não praticantes (técnicos, dirigentes, árbitros/juízes, médicos, massagistas, etc.) que, através do desempenho continuado na mesma tipologia de funções, tenham dedicado o seu esforço e tempo em prol do desenvolvimento do desporto na Região e que tenham completado 20 anos em 2019 ou permanecido nessa função em múltiplos de cinco anos.

Recorde-se que a Gala do Desporto Açoriano de 2020 estava inicialmente agendada para 21 de Abril último, no concelho da Povoação, em São Miguel, mas foi cancelada devido à pandemia de COVID-19. Ainda assim, o Governo dos Açores entendeu, conforme informação da Direcção Regional do Desporto (DRD), que “o reconhecimento público a todos aqueles que mais se distinguiram e notabilizaram ao longo do ano de 2019 é algo que não deve ser esquecido, mas, sim, valorizado e enaltecido”, pelo que “será à mesma feita a devida homenagem, contudo num modelo descentralizado, de uma forma personalizada e intimista”. E é nesse contexto que os Troféus têm vindo a ser entregues aos 99 Atletas, Dirigentes, Entidades e Personalidades galardoados este ano.


António Maciel, Emanuel Melo e Eduardo Pereira, no momento da entrega do Galardão


O pai incutiu-lhe o gosto pelo Futebol

 

Questionado sobre o que representa este Troféu, o homenageado refere que “assume um enorme significado”. E prossegue: “A Gala do Desporto Açoriano é uma iniciativa muito nobre do Governo Regional que visa valorizar todos aqueles que se dedicam destacadamente ao desporto. Uma pessoa que se entrega durante 20, 25 e mais anos ao desporto espelha uma vida, pelo que se justifica este tipo de distinções.

O desporto é um bem fundamental para a sociedade no sentido de ocupar os tempos livres de maneira saudável e quem chama a si, de forma abnegada, a responsabilidade desse papel merece ser notabilizado. No meu caso, são mais de 20 anos de ilusões e emoções numa luta constante e trabalhosa mas que tem valido sempre a pena, pois o desporto é sinónimo de uma grande ocupação para mim”.

Emanuel Manuel é “viciado” em Futebol, tendo começado a jogar ainda em criança, na rua, com primos e amigos. Mas foi o pai que lhe incutiu o gosto pelo “desporto-rei”, levando-o, com 5/6 anos, a ver jogos nas Lajes, Madalena, São Mateus e noutros locais do Pico. A essa fase, seguiu-se a de jogador, tendo, como Iniciado, representado a Selecção do Pico e participado em dois Regionais. Depois, veio a Licenciatura em Educação Física e Desporto - Opção de Futebol, sendo o Sócio nº 2137 da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.


Emanuel Melo colabora com a AFH desde os anos 90 do século passado


Fotografias cedidas por: Emanuel Melo

 

Após a conclusão da Licenciatura realizou Cursos de Treinadores de I, II, III e IV Graus da Federação Portuguesa de Futebol, sendo detentor do Título de Treinador de Desporto            nº 9238. O seu percurso como Treinador de Futebol, ao longo de 25 anos (não consecutivos), integra diversas etapas, muitas delas como Seleccionador da Associação de Futebol da Horta, organismo com quem colabora desde os anos 90 do século XX.

Esta história começa em 1995, quando Emanuel Melo se inscreve no Curso de Treinador de II Nível, que a AFH pretendia levar a cabo, e logo nessa Época de 1995/1996 a (sua) Selecção de Sub-14 da ilha do Pico conquistou o título de campeã regional. Após uma curta paragem na temporada de 1997/1998, em que esteve na Terceira, de 1998 a 2020 treinou de forma ininterrupta, investindo sempre “muito” no desporto e em particular no Futebol, através de formações, leituras, visionamento de vídeos, documentários, etc, o que lhe permite manter “o prazer, o gosto e o entusiasmo pelo jogo”.

E em termos de futuro, o agora homenageado – que além de Treinador, também faz de condutor sempre que é necessário, sobretudo por altura dos jogos – confessa que “a paixão e o vício se mantêm”.

 

“É preciso valorizar mais a formação no Futebol”

 

Este Treinador defende que “é preciso valorizar mais o papel da formação no Futebol”, lamentando que “muitas vezes seja encarada mais como uma ocupação em termos de ATL para preenchimento dos tempos livres e menos como uma formação extremamente importante, não só em termos desportivos mas também cívicos”. E destaca: “Uma criança ao trabalhar em grupo também vai desenvolver outras aptidões, regras de convivência, de cidadania e de sã convivência”. E é nesse sentido que este Técnico apela aos pais e encarregados de educação para que “assumam, juntamente com os filhos e os educandos, o compromisso e o reconhecimento pelo trabalho que é feito”. “É verdade que alguns pais já se envolvem bastante e valorizam o que fazemos com os filhos, disponibilizando-se para fazer o transporte de ida e regresso dos treinos e até mesmo para comprar as botas ou as caneleiras, mas neste sector estamos somente no capítulo das excepções”, salienta, sublinhando que “para isso se tornar a regra, ainda será necessário percorrer um longo caminho”.

Emanuel Melo considera que “talvez o facto de ser tudo à borla também contribua para esta mentalidade de que não é preciso fazer nada no sentido de colaborar com os clubes. Mas tal não corresponde à realidade, pois todos nós sabemos que os pais são os nossos grandes parceiros, já que o dinheiro sendo indispensável muitas vezes não é o que mais falta faz. Sem o apoio deles, esta máquina jamais irá funcionar a 100 por cento”.

 

 

Cristina Silveira