A sala do Polivalente da Freguesia foi pequena para acolher o momento festivo de que se revestiu a Cerimónia de Inauguração da Electrificação do Campo de Jogos do Futebol Clube dos Flamengos (FCF), decorrida na noite desta quarta-feira, 08 de Janeiro.

Luís Garcia, membro da Direcção do FCF, deu as boas-vindas a todos, explicando que a primeira parte desta Cerimónia seria preenchida com diversas intervenções, consistindo a segunda no descerramento de uma placa à entrada principal do Campo de Jogos e da benção da Electrificação, ao que se seguiu um encontro futebolístico de seniores entre a formação da “casa” e o Angústias Atlético Clube, tendo o resultado sido favorável à formação do Flamengos, com um desfecho de 3-1. A noite terminou com um beberete, servido no Polivalente, para dissipar a geada com que o tempo brindou todos os que se encontravam a assistir a esta partida desportiva, estando as autoridades na bancada VIP.

Como anfitrião da Sessão, Hermínio Abreu, Presidente da Direcção do Futebol Clube dos Flamengos, saudou todos os convidados, mas de forma efusiva as entidades presentes, designadamente, Avelino Meneses, Secretário Regional da Educação e Cultura; António Gomes, Director Regional do Desporto dos Açores; Bruno Leonardo, Director do Serviço de Desporto da Ilha do Faial; Nuno Pacheco, Delegado no Faial da Secretaria dos Transportes e Obras Públicas; José Leonardo Goulart da Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta; Teresa Ribeiro Cândido, Presidente da Assembleia Municipal da Horta; Rui Manhoso, Director da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em representação do Presidente, Fernando Gomes; Eduardo Pereira, Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta (AFH); José Amaral, Presidente da Junta de Freguesia dos Flamengos;  Mário Abreu, Presidente da Assembleia de Freguesia dos Flamengos; António Amaral Silva, Presidente da Assembleia-Geral do Futebol Clube dos Flamengos; padre Marco Luciano, Pároco da Freguesia dos Flamengos, Sócios e Atletas.



Hermínio Abreu sublinhou ser esta “mais uma data assinalável para a freguesia dos Flamengos e para o FCF”, recordando que este projecto foi decidido e iniciado pela anterior Direcção, tendo a obra decorrido sob a alçada do actual elenco directivo, que o adjudicou à empresa “Termofaial-instalação e Projectos Térmicos do Faial, Lda”.

“A empreitada chegou a bom porto, graças à determinação e persistência da Direcção, que entrou em contacto com entidades oficiais, empresas privadas e colaboradores individuais, no sentido de angariar os apoios que garantissem alguma segurança na gestão financeira da obra e na vida corrente de mais uma Época Desportiva do Clube”, realçou este Dirigente, chamando a atenção para o facto de a área desportiva ter sido “fortemente afectada, tendo em consideração a contenção e o controle de despesas necessário no sentido de o Clube conseguir cumprir os custos financeiros assumidos”.

Contudo, os sacrifícios valeram a pena, se tivermos em conta que “esta nova Electrificação vem melhorar significativamente as condições de trabalho” dos cerca de 150 atletas que o Futebol Clube dos Flamengos tem inscritos nas suas fileiras bem como dos Técnicos. Além disso, “este sistema também vem reduzir os consumos e consequentes encargos financeiros, tendo em conta que são projectores de tecnologia led”.

Mas não se pense que tudo está feito. Apesar de ser uma realidade em uso, a Electrificação do Campo de Jogos do Futebol Clube dos Flamengos – o campo é propriedade da Junta de Freguesia – só ficará paga na sua totalidade no fim do mandato do actual elenco directivo.



O Presidente da Direcção do Clube referiu que a empreitada totalizou 87.490.01 (oitenta e sete mil, quatrocentos e noventa euros e um cêntimo) e fez questão de frisar o facto de este projecto ter contado com o apoio de “muita gente”, elencando as entidades oficiais: Federação Portuguesa de Futebol: 25 mil euros (por Protocolo após candidatura aos apoios para Modernização de Infraestruturas Desportivas); Câmara Municipal da Horta: 15 mil euros (por Protocolo após candidatura efectuada aos Apoios ao Associativismo Desportivo dos anos 2018, 2019 e 2020); Junta de Freguesia dos Flamengos: 7.500 euros (a Junta decidiu incluir este apoio na obra da Freguesia); Associação de Futebol da Horta: 5 mil euros (através da celebração de Contrato que permite a livre utilização do campo para treino de Selecções); Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direcção Regional do Desporto: 26.247 euros (efectuada a candidatura, já aprovada, e elaborado o relatório final da obra, o FCF recebeu no dia 06 do corrente a “agradável” comunicação do referido montante a ser objecto de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, que será realizado aquando da entrada em funcionamento do Plano para 2020).

Hermínio Abreu agradeceu, igualmente, a todas as Empresas, Sócios e Particulares que contribuíram – alguns preferiram ficar no animato – e “não querendo, de forma alguma, inferiorizar qualquer um dos apoiantes desta obra, destacou ter sido a Federação Portuguesa de Futebol quem deu início a este projecto. “Após efectuarmos candidatura aos apoios para Modernização de Infraestruturas, este organismo disponibilizou, em duas tranches, a importância total de 25 mil euros. Posto isto, o Clube teve de desencadear o processo de aquisição de apoios”, notou.

 

Sintético actual precisa de ser substituído

 

Aproveitando a presença “das entidades que habitualmente estão envolvidas no apoio às obras de beneficiação de infraestruturas desportivas”, o Presidente da Direcção do Futebol Clube dos Flamengos fez sentir a preocupação da sua equipa pelo facto de “o piso sintético do campo acusar grande desgaste, necessitando urgentemente que seja iniciado o processo de substituição”. E rematou, afirmando a sua convicção de que “este será um assunto merecedor da atenção de todas estas entidades num futuro próximo”.

 

Junta elegeu a Electrificação como a Obra da Freguesia



José Amaral, expressou, em nome da Junta de Freguesia dos Flamengos, “alegria e satisfação” por este “importante melhoramento para a freguesia, que em boa hora avançou”. Este representante do povo flamenguense congratulou-se com a concretização desta obra, que vem permitir “uma melhoria das condições de treino, a possibilidade de realização de jogos em ambiente nocturno e a poupança de energia, o que permite reduzir os custos energéticos do Clube”.

“A Junta de Freguesia comunga da mesma satisfação que o Futebol Clube dos Flamengos na concretização deste desiderato, atendendo a que decidimos eleger esta como a Obra da Freguesia através dos contratos inter-administrativos e acordos de execucção de Delegação de Competências da Câmara Municipal da Horta para o ano de 2019, para a qual demos o contributo possível”, sustentou José Amaral, dirigindo, em nome do organismo a que preside, uma palavra de “reconhecimento e agradecimento” a todas as entidades oficiais que também financiaram este investimento.

Seguindo a mesma linha no que toca às lacunas do FCF, o Presidente da Junta de Freguesia dos Flamengos não quis deixar passar esta oportunidade para repisar “a imperiosa necessidade da remodelação do piso sintético”, a propósito do qual deixou esta mensagem, visando o futuro: “Aproveito o ensejo para que o nosso Campo de Jogos adquira as medidas que permitam a realização de jogos oficiais organizados pela Federação Portuguesa de Futebol”.

 

FPF contou com o apoio das ADR’s na selecção dos Clubes a apoiar



Rui Manhoso, Director da Federação Portuguesa de Futebol, deixou, em primeiro lugar, “uma palavra de apreço” em nome do Presidente (Dr. Fernando Gomes) da entidade que se encontrava a representar, o qual, “por motivos de uma agenda bastante sobrecarregada”, não pôde estar presente, embora a ilha do Faial lhe seja muito querida.

Felicitando o Futebol Clube dos Flamengos pelo melhoramento agora inaugurado, este Dirigente sublinhou o facto de o mesmo constituir “uma mais-valia para a actividade desenvolvida por esta colectividade, felicitando, igualmente, todas as entidades que apoiaram este Clube.

“Quando, em 2015, lançámos este programa destinado ao melhoramento das infraestruturas e condições dos clubes amadores do nosso País, estávamos longe de pensar que o nosso projecto fosse ultrapassar rapidamente o número de candidatos que se apresentaram para serem beneficiados com o valor que tínhamos alocado para estas obras: 2 milhões e 200 mil euros”, referiu Rui Manhoso, que revelou: “Mas a verdade é que tivemos de rever o nosso projecto e contámos muito com as Associações Distritais e Regionais (ADR’s) para que fosse possível sermos correctos no apoio que dávamos. Solicitámos às Associações que fossem elas a conduzir parte do nosso processo, tendo em conta que conheciam melhor a realidade no sentido de fazermos um estudo mais aprofundado dos clubes que se candidataram por intermédio das Associações”.



“É gratificante perceber o apoio dado ao Futebol dos Flamengos neste projecto”

 

Este elemento da equipa de Fernando Gomes focou que, “no caso da Horta, a Associação de Futebol teve diversos candidatos e escolheu quatro, que foram apoiados pela FPF. Foi um trabalho duro e bastante difícil para quem teve de decidir. E queremos, desde já, agradecer ao senhor Presidente da Associação de Futebol da Horta, o prezado amigo Eduardo, por todo o trabalho que teve. Executar este trabalho e depois a obra, tornava-se extremamente difícil.

Ainda hoje, volvidos que são quase 5 anos desde o lançamento do projecto, ainda não nos foi possível concluí-lo, por dificuldades que os clubes atravessam devido à falta de apoio. Não houve o jogo de equipa que aconteceu no Faial, com as entidades oficiais a apoiarem o Futebol Clube dos Flamengos. É com especial gosto que vejo isso acontecer nesta “casa” e nesta Região, onde temos uma das nossas associações mais pequenas. É gratificante perceber que as entidades, as empresas, os Sócios e particulares se uniram para que o FCF pudesse contar com este apoio determinante e continuar a sua actividade para que os jovens possam beneficiar desta regalia, jogando até mais tarde e tendo luz para o seu desenvolvimento”.

Rui Manhoso referiu que “já são poucos os clubes que estão em fase de conclusão”, desejando que consigam finalizar os seus projectos até Maio de 2020, data final de encerramento deste programa.

“Temos consciência de que este projecto da FPF foi a locomotiva para hoje nos orgulharmos dos mais de 100 clubes que beneficiaram deste programa. Trabalhámos muito com as ADR’s para que a nossa apreciação fosse a mais correcta e que atingisse os mais necessitados”, realçou este Dirigente nacional, que reforçou: “Também dissemos a toda a sociedade que a FPF não é só do futebol profissional. A FPF é de todos os clubes que necessitam, que estão sob a égide das Associações e da Federação. Por isso, durante esta Época não só apoiámos estes clubes como apoiámos todos os clubes que, infelizmente, tiveram o drama dos incêndios e se confrontaram com outras situações, criadas por motivos temporais e outros.  A Federação esteve sempre presente e sempre apoiou todos”.

A terminar, Rui Manhoso disse também ter visto que o sintético dos Flamengos “precisa de outras condições”. “Estou convicto de que a FPF e a sua nova Direcção –eleita e empossada dentro de pouco tempo – terá em atenção este e muitos outros aspectos”.

 

Futebol dos Flamengos teve o primeiro sintético do Faial há 17 anos



Convidado a proferir umas palavras, o autarca faialense ressaltou que “o que é relevante é criar condições para que os nossos jovens possam usufruir de excelentes condições para a prática dos desportos, porque isso coloca-nos mais desafios e mais factores importantes, quer a nível social quer em termos de saúde”. E prosseguiu: “Digo-vos e sinto – em tempos fui atleta e hoje ainda sou, embora de outra forma – que é tão bom podermos partilhar estas coisas e percebermos que sozinhos não conseguimos ir a lado nenhum. Mas todos juntos conseguimos chegar lá e criar espírito de equipa. É esta a aposta que temos de continuar a fazer no desporto”.

O Presidente da Câmara Municipal da Horta – um flamenguense que já foi Presidente da Junta desta localidade – recordou que foi precisamente o Futebol Clube dos Flamengos o primeiro clube a ter um sintético na ilha do Faial. Já lá vão 17 anos, relembrou, acentuando que isso foi “um forte impulso para o desenvolvimento desportivo dos Flamengos”. “E as direcções do FCF têm dado continuidade a este trabalho, nomeadamente a actual, a quem dou os parabéns por ter alcançado mais um patamar”, sublinhou.  

O edil avançou que, passados 17 anos, “é necessário que todos se empenhem para que o Futebol Clube dos Flamengos possa ter um novo sintético”. E garantiu que, “da parte da Câmara existe essa vontade”. “Alias – ressalvou – nós já fizemos isso com o Fayal Sport Club”.

José Leonardo rematou depositando confiança nas palavras do Sr. Director da Federação, Rui Manhoso, “de que também virá apoio de Lisboa”.

 

Região Açores conta com cerca de 23 mil atletas federados



O Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, começou por saudar todos os presentes nesta “noite feliz”, referindo que “entre nós, o deporto é uma actividade de todos e para todos. Uma actividade que, quotidianamente, faculta entretenimento e bem-estar. Por isso, em redor da prática desportiva reúnem-se os adultos, os mais velhos que agora conduzem os nossos destinos colectivos, mas, também, os mais novos, que asseguram a continuam a expansão, enquanto verdadeiros construtores do futuro”.

O governante assinalou que, “no desporto de competição, os Açores já alcançaram uma considerável reputação externa”. E afirmou: “Basta recordar a presença açoriana nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados no Rio de Janeiro, no Verão de 2016. Tudo isto deriva, também, da existência, entre nós, de cerca de 23 mil atletas federados, que transformam os Açores, quiçá, no melhor exemplo de Portugal pelo reconhecimento na Região de uma taxa de participação desportiva absoluta quase equivalente ao dobro da média do País. E se agora já alcançámos notoriedade nacional e internacional, acreditamos, sinceramente, que o Futebol será, ainda, mais promissor, pois três quartos dos atletas federados pertencem aos escalões de formação e porque a participação feminina – cerca de 30% – ultrapassa a média nacional após a duplicação das últimas décadas, menos no domínio da competição.

 

“É necessário e urgente colocar o tema da Ética no Desporto na agenda da Comunicação Social”

 

Importa recordar que a essência do desporto assenta nos valores da convivência, da tolerância e da inter-ajuda. Quer isto dizer que, mais do que a vitória ou a derrota, o importante é participar, não propriamente vencer, como relembrava Pierre de Coubertin, fundador do Jogos Olímpicos Modernos. Só assim, o Desporto contribuirá para a formação física e psíquica de praticantes e de espectadores, quer falemos de amadorismo ou profissionalismo, quer falemos de entretenimento ou de espectáculo”.

No propósito de trazer o respeito para a prática desportiva, Avelino Meneses notou que em 2012 foi criado o Ano Nacional da Ética no Desporto, que regista implemento nos Açores através do Projecto “Ética no Desporto Açores”.

“Infelizmente, estamos, ainda, muito longe da obtenção dos melhores resultados. Basta recordar as acaloradas discussões em torno do Futebol, que preenchem noites televisivas dos canais nacionais, semeando alguma suspeita e inclusivamente até algum ódio. Quer isto dizer que é necessário e urgente colocar o tema da Ética no Desporto na agenda da Comunicação Social, para que as futuras gerações tragam maior civilidade a todas as competições”.

 

Feminização trará maior popularidade ao Futebol

 

Prosseguindo na sua intervenção, o titular da pasta da Educação e Cultura dos Açores disse estarmos ali reunidos em redor do Futebol, tenso por hábito dizer que “o Futebol demanda respeito por ser o desporto mais popular no Mundo”. “A prova está, de facto, nos Campeonatos Mundiais de Futebol registarem mais do dobro das assistências das audiências que seguem os Jogos Olímpicos. A explicação do fenómeno reside, por certo, nos poucos recursos e equipamentos indispensáveis à prática desta modalidade que, por isso, conhece expansão em todos os países e todas as regiões, quer nas mais ricos quer nas mais pobres. Porém, num futuro próximo, o Futebol – estamos certos – ganhará, ainda, maior popularidade, fruto do efeito da feminização, ainda hoje mais atrasada do que nalgumas modalidades ditas pobres. Na verdade, o primeiro jogo internacional entre Selecções Femininas ocorreu em 1972, precisamente um século depois do início das disputas masculinas. No entanto, sendo um desporto de todo o Mundo, mas, também, de homens e de mulheres, o Futebol ganhará uma expressão até agora inaudita.

De resto, a introdução das novas tecnologias na Arbitragem contra a ocorrência do erro e eventualmente da fraude, conferirá à modalidade maior crédito, igualmente maior confiança de praticantes e de espectadores”.

 

Nesta legislatura, Governo já investiu mais de 30 milhões no Desporto



Este governante não tem dúvidas de que “no desenvolvimento de desporto em todas as modalidades, pesam e muito, os apoios do Governo dos Açores”. E acrescenta: “Na acepção relativa, são muito significativos, mesmo no contexto nacional. Nesta legislatura, foram já mais de 30 os milhões de euros investidos na promoção desportiva. Ademais, o montante superior a 10 milhões de euros inscritos no Plano 2020 para a área do Desporto, garantem a promoção da actividade física desportiva (uma actividade de todos), o desporto federado (um desporto de muitos), e, ainda, a modernização e a manutenção de infraestruturas e equipamentos. É precisamente isto que estamos hoje aqui a fazer. A promover a modernização de infraestruturas e de equipamentos também com o nosso apoio. Um apoio que decorre do impacto social e desportivo desta obra na vida deste Clube, na vida da AFH, na vida da própria ilha do Faial, porque, tanto beneficia o treino do jogo do FCF como, também beneficiará o treino de jogo, por exemplo das Seleçcões desta Ilha Azul”.

“Uma palavra de reconhecimento ao Futebol Clube dos Flamengos, que faz a promoção desportiva desde a sua fundação, a 01 de Dezembro de 1974 e cuja actividade foi devidamente relevada, em 1996, quando foi obteve o Estatuto de Instituição de Utilidade Pública”.

Avelino Meneses disse que, “do Governo Regional dos Açores, o Futebol Clube dos Flamengos pode esperar o que esperam as demais agremiações desportivas do Arquipélago: o apoio possível, o apoio considerado efectivamente mais justo”.

 

Texto: Cristina Silveira

Paginação: André Silva