A seleção sub-17 de futsal da Associação de Futebol da Horta (AFH), jogou hoje a sua última partida no Torneio Interassociações, que decorreu ao longo dos últimos quatro dias em Vila Real. No confronto com a AF Santarém os pupilos de Paulo Barroso perderam por 3-2, com o último golo dos escalabitanos a ser apontado a apenas 35 segundos do apito final.

O primeiro golo da seleção AFH foi marcado por Bernardo Neves e o segundo por Francisco Rodrigues.

No final do torneio o selecionador das seleções de futsal AFH era um homem satisfeito, afirmando que “o torneio correu dentro do crescimento sustentado e do trabalho realizado até agora” declarando-se agrado com a resposta da equipa face ao “aumento da competitividade”.
“Os resultados foram satisfatórios e estou contente pelo trabalho desenvolvido por todos”, referiu.

Não esquecendo o facto da seleção AF Horta ter ficado entre as 10 melhores nacionais, de um total de 22 associações, e de ser a melhor colocada dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, Paulo Barroso deixou um obrigado “a todos pelo seu contributo, empenho e dedicação neste torneio nacional”, em especial “aos clubes, treinadores, respetivos pais e atletas.

O presidente da AFH utilizou a rede social Facebook para dizer: “Orgulhosamente dou os parabéns aos nossos jogadores, treinador e diretores pelo excelente desempenho da nossa seleção”, acrescentando “vocês honraram brilhantemente a AFH, o vossos clubes, as vossas famílias e a nossa comunidade”.

Eduardo Pereira, referindo-se aos nossos jogadores como “bravos guerreiros destes ilhéus no meio do Atlântico plantados”, lembrou as dificuldades que a AFH passa em termos de recrutamento e abrangência geográfica como elemento de exaltação dos resultados obtidos.

Carlos Neves, um dos diretores da AFH que tomou parte da comitiva, utilizou esta plataforma para agradecer “a disponibilidade e espírito de sacrifício de cada um”, aproveitando para sublinhar que “os resultados são sempre importantes mas espero que cada um tenha aprendido e crescido com esta experiência”.

Lembre os resultados dos primeiros três encontros que disputamos neste Interassociações de futsal sub-17:

AF Horta X AF Viana do Castelo | 14 x 0

AF Setúbal x AF Horta | 5 x 2

AF Leiria x AF Horta | 2 x 3

AF Santarém x AF Horta | 3 x 2

            A participação dos nossos pupilos termina com duas vitórias e duas derrotas, totalizando 21 golos marcados e 10 sofridos.

A congénere de Angra do Heroísmo alcançou uma vitória na 3.ª jornada, frente a Vila Real, por 5-3, perdendo os encontros com a Guarda (4-7), Braga (7-1) e Leiria (14-1).

Por sua vez Ponta Delgada encontrou o caminho das vitórias no último encontro, batendo Viana do Castelo por 0-11, depois de ter perdido com Leiria por 3-1, com Viseu por 1-7 e com Coimbra por 6-3.  

A AF Madeira conquistou a sua última vitória ao 3.º encontro, frente a Beja, por 1-13. Nas restante partidas perdeu com Lisboa por 15-1, Bragança por 4-1 e Guarda por 5-1.

A AF Coimbra foi a única equipa a vencer as quarto partidas disputadas.

            Os três melhores marcadores da AF Horta foram Valentino Silva (7 golos), António Amaral (5 golos) e Bernardo Neves (3 golos).

Recorde os convocados para o Torneio:

Clube Boavista de São Mateus| Pico | Alexandre Pedreira, António Amaral, Bernardo Neves, Flávio Pedro, Guilherme Garcia, Luís Sousa, Miguel Cordeiro e Valentino Silva

Grupo Desportivo Fazendense| Flores | Diogo Andrade, Francisco Rodrigues, Rodrigo Vasconcelos

O Torneio Interassociações de futsal sub-17 decorreu no distrito de Vila Real de 27 a 30 de dezembro, reunindo cerca de quatro centenas de atletas das 22 associações regionais e distritais do universo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O organismo máximo do futebol e futsal nacionais organizou o torneio, em colaboração com a Associação de Futebol da Vila Real.