FUTEBOL


Torneio Regional Inter-Ilhas Sub-12 - Futebol - 1ª Fase - Campo Municipal Manuel Linhares Lima (Terceira) - Resultados

 

1° lugar: São Miguel

2°: Terceira A

3°: Pico

4°: Graciosa

5°: Terceira B

6°: São Jorge

7°: Faial

 

Dia 25

São Miguel 4 x 1 Graciosa

Terceira A 11 x 0 São Jorge

Faial 0 x 6 Pico

 

Dia 26

Terceira B 1 X 8 São Miguel

São Jorge 9 X 3 Faial

Pico 1 X 3 Terceira A

Graciosa 1 X Terceira B

Pico 2 x 0 São Jorge

Faial 0 x 15 Terceira A

 

Dia 27

Final - São Miguel 2 x 1 Terceira A (jogo entre os primeiros classificados do grupo A e B)

3° e 4° lugares - Graciosa 1 x 3 Pico (jogo entre os segundos classificados do grupo A e B)

5° e 6° lugares - Terceira B 3 x 1 São Jorge (jogo entre os terceiros classificados do grupo A e B)

 

Emanuel Melo - Selecção do Pico: “Alcançámos um honroso 3º lugar, o que muito dignifica não só a Selecção do Pico como a Associação de Futebol da Horta”



“Tivemos uma boa participação e alcançámos um honroso 3º lugar, o que muito dignifica não só a Selecção do Pico como a Associação de Futebol da Horta (AFH). Naturalmente que gostávamos de ter ido mais além em termos de resultados, mas sabemos que a Terceira e São Miguel têm outra capacidade, atendendo a que nestas ilhas há mais praticantes, mais equipas e mais competitividade.

Neste escalão de Formação, as expectativas traduzem-se em fazer o melhor possível. O mais importante para estes atletas é participar e divertirem-se. Claro que se a isso conseguirmos juntar vitórias, melhor ainda.

Este Regional constituiu um bom momento de formação desportiva para os nossos jovens e representou a última prova dos Infantis nesta temporada.

Gostava de referir que grande parte da nossa Selecção era composta por jogadores do Vitória, os quais, nesta Época de 2020/2021, ganharam o Campeonato, a Taça e a Super-Taça AFH, além de um Torneio que envolveu as ilhas de São Jorge e Graciosa. Muitos deles já participaram na Selecção de Sub-13, pelo que têm um bom nível de preparação e participação, o que muito ajudou neste Regional de Sub-12. Contudo, também é preciso realçar que as provas terminaram em Maio e que para manter o nível de treino até a esta data foi difícil. Estou muito satisfeito e os jogadores foram inexcedíveis.

De sublinhar a excelente organização da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), tendo os jogos começado sempre à hora certa, com boas arbitragens e música antes e depois dos jogos e nos intervalos dos mesmos. Apesar de termos ficado distantes do local onde decorreu o Torneio – Campo das Lajes – tivemos sempre transportes de forma atempada, traduzindo-se esta competição num magnífico momento de promoção do Futebol jovem”.

 

Sandro Silva - Selecção do Faial: “Sei que os jogadores deram o seu melhor e estou satisfeito com a prestação deles”



Fotografias cedida por: Associação de Futebol de Angra do Heroísmo

 

“Sabíamos que ia ser uma competição difícil, uma vez que metade da nossa equipa (seis jogadores) era composta por Benjamins. No entanto, este momento competitivo permitiu que eles crescessem e simultaneamente pudéssemos ver que esta geração de Sub-12 revela qualidades que irão ser desenvolvidas no futuro.

O foco não era o resultado, mas, sim, perceber o que havia a fazer e aprender no pouco tempo disponível, aproveitando a oportunidade de conhecerem outra realidade.

Sei que os jogadores deram o seu melhor e estou satisfeito com a prestação deles. Há que continuar a melhorar para evoluir e crescer, o que só é possível com trabalho. Estamos no bom caminho”.

 

FUTSAL

 

Campeonato Regional Inter-Clubes - Juniores - Futsal - Resultados


Posto Santo sagrou-se Campeão!

 

Sexta-feira, 25:

- CDCC Posto Santo (Terceira): 5 - CD Vera Cruz (São Miguel): 4 - 18h00 – Desportivo dos Fenais da Ajuda (São Miguel)

 

Sábado, 26:

- CD São João (Pico): 2 - CDCC Posto Santo (Terceira): 7 - 15h00 – Desportivo dos Fenais da Ajuda

 

Domingo, 27:

- CD Vera Cruz (São Miguel): 6 - CD São João (Pico): 6 - 18h00 – Desportivo dos Fenais da Ajuda

 

Luís Lopes - Clube Desportivo de São João - Pico: “(…) deixámos uma boa imagem. E houve um reconhecimento disso por parte de todos os que se encontravam em campo”



Fotografia cedida por: Luís Lopes

 

“O balanço é positivo, até porque, o importante é chegarmos a esta fase. Mesmo com dificuldades, não abdicamos de tentar apresentar um bom Futsal. Sabemos que as outras Associações dos Açores têm mais momentos competitivos, pelo que o ritmo é diferente e isso nota-se em campo. Os recursos de que dispomos são mais limitados do que as outras equipas. Tudo isto significa que não estamos em igualdade de circunstâncias, mas deixámos uma boa imagem. E houve um reconhecimento disso por parte de todos os que se encontravam em campo.

Tentamos sempre dignificar o Futsal na nossa Associação: a Associação de Futebol da Horta. Naturalmente que os atletas têm noção da realidade em que vivem, mas em cada competição levamos a esperança de ganhar.

Esta equipa contou com vários jogadores Juvenis de primeiro ano, que nos ajudaram. No entanto, e isso também pesou, andaram em dois Campeonatos, pelo que fizeram um esforço redobrado. Estão mesmo a precisar de férias, o que vai acontecer a partir de agora, atendendo a que esta foi a última prova da presente temporada.

Quero deixar uma palavra de grande apreço à equipa do Vera Cruz, já que mostrou aquilo que deve ser o Desporto! Pela forma como recebeu a comitiva do São João do Pico deixo aqui um enorme obrigado! Belíssimo anfitrião! Foram inexcedíveis mesmo! Aliás, já o tinham sido no ano passado.

É essencial que todos percebam que somos adversários, mas não inimigos. Quando o jogo acaba é preciso que prevaleça a questão da educação”.

Aproveito esta oportunidade para sublinhar o meu agradecimento e orgulho pelo trabalho feito ao longo desta época, em que, no âmbito da AFH, Juvenis e Juniores conquistaram tudo! Ao Clube Desportivo de São João, por estas duas temporadas de dedicação e superação, expresso o meu reconhecimento por ter disponibilizado todas as condições, não faltando nada. Obrigado!”

 

Campeonato Regional Inter-Clubes - Iniciados - Futsal - Resultados


São Sebastião é o Campeão!

 

Sexta-feira, 25:

- GD Os Minhocas (Flores): 6 - GDCPV Vila São Sebastião (Terceira): 1 - 19h00 – Pavilhão do Complexo Desportivo Francisco Ferreira Drummond (Terceira)

 

Sábado, 26:

- CD Santa Bárbara (São Miguel): 2 - GD Os Minhocas (Flores): 6 - 12h30 – Pavilhão do Complexo Desportivo Francisco Ferreira Drummond

 

Domingo, 27:

- GDCPV Vila São Sebastião (Terceira): 8 - CD Santa Bárbara (São Miguel): 3 - 14h00 – Pavilhão do Complexo Desportivo Francisco Ferreira Drummond

 

Valter Estácio - Grupo Desportivo “Os Minhocas” - Flores: “Ficámos em 2º lugar, mas claro que ambicionávamos o 1º e por pouco não chegámos lá”



Fotografia cedida por: Ricardo Silveira

 

“Ficámos em 2º lugar, mas claro que ambicionávamos o 1º e por pouco não chegámos lá. Por estarem ansiosos, na primeira parte os atletas não conseguiram entrar no jogo. A nossa equipa estava preparada para este Regional, mas os dois jogadores que foram para os Nacionais de Volei fizeram-nos muita falta, pelo que tive de chamar um Infantil e um Iniciado para os substituir. Estes fizeram apenas dois treinos com o grupo, ao contrário dos que foram para o Nacional de Voleibol, que tinham treinado bastante. A pandemia atrasou a calendarização que havia sido feita inicialmente e por via disso temos assistido à sobreposição de provas de diferentes modalidades. Os nossos Regionais costumavam ser realizados até fins de Maio, ou, quando muito, até meados de Junho, mas este ano há competições que se estendem até Julho!

Nesta deslocação contei com o apoio do Director Ricardo Silveira. Refira-se que o Regional foi a última prova do nosso calendário, pelo que os miúdos vão agora em gozo de férias merecidas.

Tenho de assinalar a má organização da Associação de Futebol de Angra, que nunca respeita as equipas das Flores, olhando-as com se fossem uns coitadinhos. Durante estes dias de competição, em momento algum fomos abordados por qualquer elemento da Associação promotora deste evento. Além desta falta de contacto ou comunicação, somos sempre tratados de forma prejudicial em relação aos horários das viagens. Jogámos sexta (25) às 19 horas e novamente no sábado (26) às 12h30, pelo que os atletas das Flores tomaram banho e comeram à pressa para poderem apanhar o avião. Tem de haver outro tipo de planeamento e tratamento, uma vez que o Grupo Desportivo “Os Minhocas” não tem culpa de viver numa ilha afastada. Podíamos perfeitamente ter regressado a casa no domingo, com tempo, tal como aconteceu com a equipa de São Miguel. Somos sempre os prejudicados.

Ainda como nota negativa, é de realçar o facto de não terem sido entregues as Medalhas aos jogadores do Minhocas, que trabalharam em campo para as mesmas.

Quando é a Associação de Futebol da Horta a organizar provas nas Flores, as comitivas da Terceira e São Miguel são acolhidas com simpatia e calma.

Esta foi uma boa época desportiva para o Grupo Desportivo “Os Minhocas” no que toca à Formação: Juvenis, Iniciados e Infantis. Quanto aos Benjamins e Traquinas não se pode ainda exigir muito, pois são atletas novinhos, com idades entre os cinco e os oito anos”.

 


Cristina Silveira