“É com enorme satisfação que acolhemos na vila da Madalena a celebração do 89º Aniversário da Associação de Futebol da Horta (AFH)”, afirmou José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena do Pico, na sua intervenção por ocasião da Sessão Solene da Gala AFHorta - 89º Aniversário, decorrida na noite do dia 02 do corrente, no Auditório Municipal da Madalena, na ilha Montanha. “Celebramos 89 anos de promoção desportiva e de associativismo, que enriquecem estas 4 ilhas do nosso Arquipélago: Faial, Pico, Flores e Corvo. A AFH está de Parabéns!”, enfatizou o anfitrião da noite, destacando que, “ao longo destas quase 9 décadas, a Associação de Futebol da Horta contribuiu para a formação de diferentes gerações de Jovens atletas, Treinadores, Árbitros e um sem número de actores desportivos que aqui encontraram um sólido pilar para o seu crescimento e enriquecimento desportivo, pessoal e humano”. “Esta é uma instituição que nos engrandece a todos, pois, o movimento associativo é uma verdadeira escola de cidadania, que honra toda a nossa comunidade e une estas 4 ilhas açorianas”, vincou o Autarca do Município da Madalena.

 

Democracia e Autonomia trouxeram privilégios

 

“Hoje, felizmente os tempos são outros. Quando o Futebol Clube da Madalena passou a ser federado na AFH, os jogos eram disputados entre o Pico e o Faial e os transportes eram muito mais duros, sendo feitos nas lanchas “Espalamaca”, “Calheta” e “Velas”, recordou, regozijando-se com o facto de nos nossos dias serem “muito melhores, permitindo, inclusivamente, realizar esta Gala na ilha do Pico”.

“A relação que actualmente existe entre os mais novos e a circulação entre as ilhas é muito mais fácil”, referiu José António Soares, atribuindo à Autonomia “os privilégios” de que todos desfrutamos, “particularmente os mais novos”. “A Autonomia e a Democracia deram-nos coisas muito importantes e todos nós devemos continuar a lutar por ela, preservando-a”, realçou. 

O edil madalenense enalteceu o facto de, ao longo destes 89 anos, a AFH ter sabido “representar os seus Sócios, pugnando para que as suas condições de prática desportiva sejam cada vez melhores e desenvolvendo esforços para que os jovens destas ilhas tenham, também, as mesmas oportunidades que outros em latitudes mais favorecidas”. E neste contexto, assinalou a distância a que nos encontramos dos centros grandes, embora, “também neste aspecto, a AFH tenha feito questão de continuar a lutar por esta tentativa de igualdade que, quase sempre chega, embora muitas vezes fiquemos aquém, não por causa da AFH mas, também, da nossa parte ficamos com algumas coisas penduradas”, notou o Presidente da Câmara Municipal da Madalena do Pico.

 

Desporto = força galvanizadora de vontades


Eduardo Pereira, Presidente da Direcção da AFH; e José António Soares, Presidente do Município da Madalena do Pico, o anfitrião desta Gala


Fotografias de: José Feliciano


“Mas hoje é um dia de festa e, por isso mesmo, quero igualmente felicitar todos os homenageados desta noite, pois, com o seu talento e empenho, elevam o desporto, honrando o seu Concelho, a sua Ilha, a nossa Região e o nosso País, em inúmeras provas”, acentuou José António Soares, que ressalvou: “O desporto é, sem dúvida, uma poderosíssima força galvanizadora de vontades, despertando paixões colectivas como nenhuma outra manifestação na esfera da vida social”. Por isso, o Autarca da Madalena deixou a seguinte garantia: “Hoje, tal como no passado, continuaremos a apoiar os nossos clubes, seja na realização de eventos, seja na manutenção de espaços e equipamentos – e alguns bem precisam – ou na clara aposta da Autarquia na formação de Treinadores, Atletas, Dirigentes e Agentes de Turismo, de Desporto e Aventura”.

Na recta final do seu discurso, José António Soares felicitou a AFH e o seu Presidente, “caro amigo” Eduardo Pereira, que, “de forma altruísta e desinteressada, defende – tem defendido e vai, com certeza, continuar a defender – incansavelmente, os interesses dos clubes associados em prol do fomento da prática desportiva, da descentralização dos eventos, da aposta na formação e no desporto, também adaptado”. “Para este desafio, estamos todos convocados”, afiançou.

 

 

Cristina Silveira