Foram 76 os galardoados na Gala AFHorta - 89ºAniversário, decorrida na noite de sábado último, 02 de Novembro, no Auditório Municipal da Madalena do Pico. Os Troféus Individuais foram 7 nas Categorias de Mérito Desportivo e Escolar, Jogadores, Treinadores, Árbitros, Personalidades, Sócios de Mérito e Honra AF Horta.

Em termos de Troféus Colectivos, foram 5 as Categorias distinguidas, designadamente: Campeões de Formação, Campeões Seniores, Participações Nacionais, ‘Fairplay’ e Entidades.

 

Cristina Silveira

 

A abrir a noite festiva, Eduardo Pereira, Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta (AFH), agradeceu a presença de todos, saudando de forma especial o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes; o Director da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Rui Manhoso; o Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores; o Director do Serviço de Desenvolvimento Desportivo, João Ávila, em representação do Director Regional do Desporto; o Presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares, anfitrião desta Gala; o Presidente da Câmara Municipal de São Roque, Mark Silveira; a Vereadora da Câmara das Lajes, Isabel Nunes; o Vereador da Câmara Municipal da Horta, Filipe Menezes; o Coordenador dos Serviços de Desporto do Pico, José Maciel; o Director dos Serviços de Desporto da Ilha do Faial, Bruno Leonardo; demais entidades presentes; representantes das Associações de Futebol do país; colegas da Direcção da AFH, elementos dos Órgãos Sociais da AFH, Colaboradores, Clubes, demais agentes desportivos, galardoados, convidados e público em geral.

Falando de coração, o mais alto responsável pela Associação de Futebol da Horta sublinhou “o enorme significado” que esta Gala assume, tanto para a instituição a que preside como para ele em termos pessoais, atendendo a que se trata de “um desiderato antigo”, em muito dificultado pela dispersão geográfica das 4 ilhas que compõem este organismo associativo e que são Faial, Pico, Flores e Corvo.

Por isso, o momento era de festa por finalmente estar a decorrer a Gala, que este dirigente espera ser a primeira de muitas.

Para o mais alto responsável da AFH, este evento tem “uma importância crucial” por constituir a “oportunidade certa” para honrar o passado e o presente. “É uma Gala criada à nossa imagem, pois somos uma Associação pequenina mas com um passado glorioso e uma força e ambição tremendas. Pretendemos homenagear os agentes desportivos que mais se distinguiram, tendo sido seleccionadas 12 Categorias.  Esperamos que todos os agentes se revejam nelas”.

Eduardo Pereira vincou os tempos difíceis que os Clubes vivem, em que a fasquia é elevada pelas exigências apresentadas no sentido de serem levados por diante os sonhos de todos. Mas para que tal possa ser uma realidade, este Dirigente frisou que se torna “vital” o apoio do Governo dos Açores e da Federação Portuguesa de Futebol.  “E eles têm-se chegado à frente”, salientou o Presidente da AFH, revelando que “se não fosse a preciosa ajuda da FPF nos últimos anos não teria sido possível apoiar os Clubes desta Associação, que passam por enormes, enormes dificuldades”. “Também sem esse indispensável apoio, uma Associação tão pequenina como a nossa jamais poderia equilibrar as suas contas”, ressalvou.



AFH vai ter sede nova

 

E em matéria de dificuldades, Eduardo Pereira enumerou a que mais se evidencia e que tem a ver com as instalações da Associação aniversariante, que aos 89 anos não tem uma sede à medida das suas necessidades. “Em conversações com o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal da Horta, estamos a tentar arranjar um espaço e já existem algumas opções. Neste âmbito, posso adiantar que no dia 30 de Setembro recebemos uma boa notícia por parte do nosso Presidente, Fernando Gomes, que garantiu que, a partir do próximo ano, as associações de futebol do país serão apoiadas com um fundo para poderem construir as suas academias e, no caso da Horta, a sua sede também. Temos algumas economias de parte para isso, inclusivamente algumas financiadas pela própria Federação. Contudo, trata-se de um projecto de grande dimensão que teremos de enfrentar nos anos que se seguem”.

 

Formação dos agentes desportivos

 

Uma das grandes ambições da AFH para os próximos tempos e que vai no seguimento daquilo que tem vindo a ser feito nos últimos 2 anos, prende-se com a formação dos agentes desportivos. “E neste contexto o principal dilema são os treinadores, pois ainda não temos treinadores com formação, em número suficiente, para conseguirmos levar por diante a nossa actividade desportiva de acordo com as exigências regulamentares da FPF, que não são mais do que regras que devem ser seguidas para termos, também, melhor qualidade”, lembrou Eduardo Pereira, que neste contexto, realçou: “Inclusivamente aqui no Pico, temos o nosso Clube Bavista de São Mateus, que se encontra a  disputar os Nacionais, mas não estamos a conseguir encontrar um treinador de nível II para vir para cá, até, porque, os custos são muito elevados. A minha maior preocupação é resolver este problema, tendo em conta que o Clube já fez dois jogos oficiais e tem duas multas muito grandes para pagar. No próximo jogo será a derrota e provavelmente a seguir a isso terá de desistir. Este é um exemplo flagrante da falta de treinadores de nível II que existe no país e o nosso Presidente sabe disto.

Existe uma verba para podermos realizar estes cursos de forma muito mais económica a fim de podermos alcançar o nível II. Estamos com um Curso a meio e a verdade é que é preciso terminá-lo. Contudo, a descontinuidade territorial levanta-nos muitas, muitas dificuldades, agravando substancialmente as despesas. Ainda assim, estamos em crer que, até ao final do primeiro trimestre de 2020, teremos este Curso finalizado.

E nesta área, também sabemos que está disponível um apoio extraordinário para outro Curso, já no próximo ano. Mas, para já, vamos pensar em concluir este que está a decorrer. Em relação ao Curso agendado para 2020, apelo aos nossos clubes para que consigam motivar os treinadores que já tenham o nível I a prosseguirem para o nível II”.

 

Certificação

 

Nos tópicos do Presidente da AFH, que falou sem seguir um discurso previamente elaborado, figurava, ainda, uma outra preocupação e que tem a ver com a Certificação. Eduardo Pereira revelou que, na temporada passada a Associação de Futebol da Horta não teve qualquer clube certificado. “Também é um trabalho que temos entre mãos e gostaríamos de, no final desta Época, termos clubes certificados, o que é sinónimo de clubes mais organizados e melhor preparados para o futuro. Há muito trabalho a fazer neste aspecto. O facto de sermos ultraperiféricos não implica termos sempre regimes excepcionais para tudo. Temos de trabalhar. As situações de excepção acontecem quando são necessárias”.

 

Desafio à recandidatura de Fernando Gomes



O Presidente da AFH manteve em surpresa o Prémio AFH Honra, que estava destinado ao Presidente da FPF e fez questão de lhe entregar directamente essa distinção, o que mereceu grande reconhecimento por parte do homenageado.  Aproveitando a ocasião festiva, Eduardo Pereira desafiou Fernando Gomes a recandidatar-se a um terceiro mandato à frente da Federação Portuguesa de Futebol, adiantando que, na Reunião Plenária das Associações Distritais e Regionais de Futebol do país, decorrida sexta-feira, dia 01, na Horta, todos manifestaram o seu apoio a essa recandidatura. “Essa é a nossa vontade, porque nos revemos nesta forma séria e empenhada de trabalhar. Seria muito bom podermos continuar a sentir este carinho e esta vontade de colaborar com as associações para podermos prosseguir este percurso para os próximos anos”. As associações precisam deste apoio e desta sensibilidade relativamente ao associativismo”, destacou Eduardo Pereira.

Fernando Gomes agradeceu “penhoradamente” o galardão recebido, referindo que esta distinção é um prémio para toda a sua equipa, partilhando-o com todos aqueles que têm contribuído “decisivamente” para o trabalho que a FPF tem vindo a fazer.

E em resposta ao apelo formulado, o líder da FPF admitiu que a sujeição a uma recandidatura “é uma possibilidade”, embora ainda não tenha tomado essa decisão. “Agradeço o generoso apelo que o meu amigo e Presidente da AFH, Eduardo Pereira, acabou de me dirigir em nome das associações e afirmo que na altura apropriada este apoio da AFH e das associações aqui representadas, assim como o apoio que os diversos sócios federativos sempre demonstraram pela actual equipa federativa, ao longo de muitos anos e nas mais variadas ocasiões será, porventura, decisivo do caminho que decidir escolher. O vosso apoio não me é indiferente”, frisou Fernando Gomes.

 

Agradecimentos



O Presidente da AFH enalteceu a postura e o trabalho de todos os galardoados nas diversas Categorias e agradeceu o exemplo de cada um, considerando-os campeões do respeito e do ‘fairplay’.

No capítulo dos agradecimentos, este Dirigente reconheceu o “enorme contributo” dado pelos Serviços de Desporto do Pico e do Faial à AFH no desenvolvimento do trabalho diário bem como na cedência de instalações.

O agradecimento foi extensivo à Câmara da Madalena pela cedência do Auditório Municipal, um espaço “belíssimo”; aos colegas de Direcção; Colaboradores da AFH; à Apresentadora, Graça Moniz; ao Ginásio “Go Gym”; e ao Grupo Folclórico “Ilha Morena”, da Casa do Povo de São Mateus do Pico.  

“Sinto-me feliz e honrado pela vossa presença”, rematou Eduardo Pereira.

José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena; Fernando Gomes, Presidente da FPF; e Avelino Meneses, Secretário Regional da Educação e Cultura, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, também intervieram nesta noite festiva.