Ambos são açorianos e ex-jogadores da Associação de Futebol da Horta (AFH). José Lopes (de camisola branca) é do Pico e Walter Nóia, (de camisola azul) do Faial, sendo Capitães de equipa.

Walter começou a jogar futebol aos 6 anos de idade no seu Clube do coração: o Fayal Sport, tendo defendido os “Verdes” da Alagoa até ir para a universidade, aos 18 anos de idade.

Com participação em diversos Campeonatos Regionais e Torneios Inter-Associações – incluindo o Lopes da Silva – este jovem confessa que “o Futebol constituiu sempre um grande prazer”, sendo a actividade que mais gostou e gosta de fazer. Olhando para trás, aponta os Treinadores marcantes: Eugénio Botelho, Santos Silva, Paulo Silva e Emanuel Pereira.

Quanto ao amigo, o picoense Lopes da Silva, também sempre praticou Futebol, com passagens pelo São João e Lajense e igualmente com história em diferentes competições.


Fotografias: D. R.

Walter completou a Licenciatura em Relações Internacionais, tendo iniciado agora o Mestrado em Gestão de Empresas, na Universidade Autónoma de Lisboa, ao passo que José Lopes é da área das Engenharias, no Instituto Superior Técnico. Ambos são Capitães de Equipa de Associações Académicas que competem na 1ª Divisão do Futebol Universitário (havendo, também, uma 2ª Divisão). É esse facto que leva Walter Noia a afirmar, com humildade, que “não é todos os dias que a AFH se vê tão bem representada nas Associações do meio académico lisboeta”.

No decorrer da conversa, este faialense admitiu que por vezes se torna “complicado conciliar os treinos com os estudos”, ainda mais agora que entrou numa etapa de maior exigência, como é o Mestrado. Mas porque “quem corre por gosto não cansa”, Walter sente-se “muito contente” por continuar com o Futebol, revelando que, brevemente, vai ser operado a um joelho, tendo em conta a lesão sofrida nesta modalidade, já no decorrer do ensino universitário. Após esta intervenção, que vai obrigar a uma paragem de 2 meses, este atleta garante que quer voltar em força e continuar ligado ao desporto. “O meu objectivo de sempre foi ser jogador. Actualmente, sou Treinador-Adjunto da equipa da minha Faculdade e Coordenador de Desporto da Associação Académica da Universidade Autónoma de Lisboa. Portanto, a tendência é para continuar ligado à área do desporto. Espero, muito sinceramente, competir no meio académico”.

E a propósito da evolução do desporto-rei no seio do ensino superior, realça: “O Futebol Universitário está a crescer muito em Lisboa. Estão a profissionalizar imenso esta modalidade num meio que está a tornar-se muito competitivo”.

 

 

Cristina Silveira