A 21 de Outubro do recuado ano de 1930 era formalmente constituída a Associação de Futebol das Horta (AFH), representativa de 4 ilhas: Faial, Pico, Flores e Corvo, tendo sido sócios fundadores o Fayal Sport Club, o Angústias Atlético Clube e o Sporting Club da Horta.

No âmbito do Programa Comemorativo do 89º Aniversário – que ocorre hoje, 21 de Outubro, mas que será festivamente assinalado no dia 02 de Novembro próximo – decorrerá uma Reunião Plenária no dia 01 de Novembro (sexta-feira), na cidade da Horta, com a participação das 22 Associações de Futebol do país. Neste encontro de trabalho serão abordados assuntos de superior interesse para o desporto-rei a nível nacional.

Também no dia 01, a AFH promove uma Formação gratuita, intitulada “Lealdade e Respeito dentro e fora do terreno de jogo”, destinada a todas as modalidades. (Ver notícia: http://bit.do/fdHGj).

No dia 02, (sábado), terá lugar a Gala AFH - 89º Aniversário, no Auditório da Madalena do Pico, aberta ao público a partir das 20 horas.

A Gala AFH – uma novidade implementada este ano – contará com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Dr. Fernando Gomes; do Director da FPF, Dr. Rui Manhoso; do Secretário Regional da Educação e Cultura, Dr. Avelino Meneses, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores; bem como dos Presidentes de Câmara; representantes de todas as Associações de Futebol do país, dos Clubes filiados na AFH, entidades e personalidades a ser distinguidas e outros convidados.

No decorrer da Gala AFH - 89º Aniversário serão atribuídos cerca de 80 Troféus Individuais e Colectivos. Em Individuais, são 7 as Categorias a serem distinguidas, designadamente: Mérito Desportivo e Escolar; Jogadores; Treinadores, Árbitros, Personalidades, Sócios de Mérito e Honra AF Horta.

Nos 5 Troféus Colectivos, as Categorias a galardoar são: Campeões de Formação, Campeões Seniores, Participações Nacionais, ‘Fairplay’ e Entidades.

 

Cristina Silveira