Numa clara abordagem de proximidade para com os clubes que compõem o universo da AFH, o presidente da direção do organismo que regula o futebol e futsal nas ilhas do Corvo, Faial, Flores e Pico, deslocou-se ao grupo Ocidental para averiguar e resolver questões pertinentes que pautam a atividade clubística desta ilha.

               Eduardo Pereira abordou com os representantes do Boavista SC, FC Ponta Delgada, GD Fazendense e GD Os Minhocas questões técnicas e relativas à calendarização dos jogos, discutindo-se também datas e logística para as fases de Apuramento dos Campeões de futsal da AFH.

               Outra das questões analisadas prendeu-se com o decréscimo demográfico e a tendencialmente menor disponibilidade do jovens em praticar futebol e futsal. Apesar disso Pereira sublinhou que “não podemos deitar a toalha ao chão” pois “só se consegue evoluir com muito sacrifício e respeito pelo trabalho de todos”.

               O presidente da AFH aproveitou para lamentar a fraca adesão aos Cursos de Treinadores por parte dos florentinos, aproveitando a reunião para estabelecer datas para futuros cursos e os tramites dos mesmos, apontado a que estejam reunidas todas condições para uma maior adesão no futuro.

Além do mais, quanto à formação contínua de treinadores, foi decidido realizar ainda durante esta época duas sessões formativas, equivalentes a cinco unidades de crédito, para que  os treinadores mantenham as suas células.

Boa disposição e entendimento foram traços caracterizadores da reunião

Houve ainda oportunidade para relembrar a importância do processo de Certificação dos clubes, processo já iniciado e que tem de ser concluído por todos os clubes a bem destes poderem participar em competições nacionais na época 2020/2021. Este processo é uma excelente forma de perceber em que patamar estão os clubes e entender quais as dinâmicas internas que devem ser mantidas e por onde se pode melhorar.

No encontro estiveram presentes José Freitas, do Boavista SC; Vítor Sousa, Marco Oliveira e Jorge Cruz, do GD Fazendense; Francisco Sales, do FC Ponta Delgada; José Alberto e Valter Estácio, do GD Os Minhocas; João Rosa, diretor técnico da Associação; e Hernâni Furtado, 1.º secretário da Assembleia Geral e representante para as Flores da AFH.

 

 Visita leva membros da AFH ao futsal

Aproveitando a ocasião, Eduardo Pereira e João Rosa, diretor técnico da AFH, assistiram aos embates da 6ª jornada da Taça Ilha das Flores de Seniores, em futsal.

Na noite de sábado, e concretamento no jogo GD Fazendense – Boavista SC, a vitória sorriu à equipa da Fazenda, com um expressivo 13-1. No segundo jogo da noite o GD Os Minhocas goleou o FC Ponta Delgada por 13-3.

Nota positiva para a afluência ao Pavilhão das Lajes das Flores e para os momentos de qualidade tática e técnica dos clubes envolvidos.

 

Momentos iniciais do GD Os Minhocas vs FC Ponta Delgada

 No domingo a comitiva esteve também presente no encontro da Taça Ilha das Flores, Juvenis/Iniciados a contar para a 2ª jornada da prova. O GD Os Minhocas receber e perdeu com o GD Fazendense por 0-17. Ao intervalo o marcador já apontava 0-10.

 

O Pavilhão Gimnodesportivo de Santa Cruz das Flores recebeu o encontro deste domingo