São 10 os jogadores que irão participar no I Torneio Regional Inter-Associações de Futsal – Sub - 14, que decorre nos dias 28 e 29 de Fevereiro e 01 de Março (sexta, sábado e domingo), na ilha Terceira. Pelo São João do Pico, alinha Martinho Dutra; pelo Ribeirinha, Lucas Alemão; e pelo São Mateus, João Silva, Jaime Horta e Afonso Borges. Das Flores, foram convocados Diogo Gonçalves, Martim Toste, Rafael Mateus e Afonso Alves, todos do Grupo Desportivo Os Minhocas. Do Clube Desportivo Escolar do Corvo joga Rafael Emílio.

Contactado pelo Departamento de Comunicação e Marketing da Associação de Futebol da Horta (AFH), o Seleccionador Sérgio Cordeiro, do Pico, afirma que mesmo não conhecendo as restantes selecções açorianas, garantidamente “os jogadores da AFH vão dar o seu melhor em campo e divertir-se”.

Tratando-se de uma Associação que abrange 4 parcelas (Faial, Pico, Flores e Corvo) como é a da Horta, os jogadores são provenientes de várias ilhas, o que dificulta o trabalho de conjunto. “Os das Flores chegaram ontem [quarta-feira] e os do Corvo hoje [quinta-feira], o que significa que só poderemos fazer um treino com todos. O ideal seria ter mais algum tempo de treino para também eu poder conhecê-los, uma vez que cada treinador tem a sua maneira de trabalhar, mas vamos fazer o que estiver ao nosso alcance, pois sabemos que é complicado fazer deslocar estes miúdos todos para uma só ilha, neste caso o Pico”.

Ultrapassadas as dificuldades das ligações aéreas e marítimas, “os atletas estão animados e dispostos a trabalhar para alcançarem bons resultados, manifestando tristeza quando isso não acontece”, embora todos saibamos que perder faz parte do jogo e que nessa vertente vem ao de cima o ‘fairplay’ tão importante e valorizado no desporto em geral e no Futsal em particular.

Sérgio Cordeiro sublinha, igualmente, o facto de momentos desportivos e competitivos como este constituírem “uma excelente oportunidade para os atletas aprenderem e conhecerem outros jogadores, fazendo novas amizades e convivendo uns com os outros”. 

O I Torneio Regional Inter-Associações de Futsal – Sub - 14 é organizado pela Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), envolvendo as congéneres da Horta e de Ponta Delgada. Os 6 jogos agendados realizar-se-ão em diferentes campos da ilha Terceira, sendo as entradas livres.

 

Jogos a disputar:

 

- AFPD x AFAH: 10h30 - 28 de Fevereiro (Sexta-feira) – Pavilhão Francisco Ferreira Drummond

 

- AFH x AFPD: 18h00 - 28 de Fevereiro (Sexta-feira) – Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo

 

- AFAH x AFH: 10h30 - 29 de Fevereiro (Sábado) – Pavilhão Posto Santo

 

- AFAH x AFPD: 18h00 - 29 de Fevereiro (Sábado) – Pavilhão Francisco Ferreira Drummond

 

- AFPD x AFH: 10h30 – 01 de Março (Domingo) – Pavilhão Posto Santo

 

- AFH x AFAH: 18h00 – 01 de Março (Domingo) – Pavilhão Posto Santo

           

 

Texto: Cristina Silveira
Imagem: André Silva