Foi com surpresa e profunda consternação que foi recebida a notícia do falecimento de José Manuel Frayão Novais de Oliveira, que contava 87 anos de idade. De acordo com a filha Maria Lúcia, o pai faleceu no pretérito dia 06 do corrente, em casa (Mem Martins), na sequência de um ataque cardíaco.

Filho de Maria Lúcia Labescat Frayão Novais de Oliveira e de José Ataíde Novais de Oliveira, José Manuel Frayão Novais de Oliveira cedo rumou a Lisboa, tendo ingressado no Departamento de Jogos do Totobola. Ligado ao Futebol desde jovem – no Faial, defendeu as cores do Sporting Club da Horta – foi Delegado da Associação de Futebol da Horta (AFH) na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Director deste organismo e Representante dos Açores e da Madeira na instância máxima do Futebol em Portugal. De realçar que isto aconteceu numa altura em que o Futebol Faialense e Açoriano tinha pouca visibilidade no panorama nacional, pelo que a sua acção assumiu redobrada importância. 

Em reconhecimento pelo papel activo e preponderante que José Manuel Frayão Novais de Oliveira manteve a favor da Associação de Futebol da Horta no seio da Federação Portuguesa de Futebol, a AFH atribuiu-lhe o Diploma de Mérito Desportivo, no ano de 2006.

Desde os anos 80 que integrava os Corpos Gerentes da Casa dos Açores de Lisboa (CAL). Tendo desempenhado diversos cargos nesta proeminente instituição, (Vice-Presidente da Direcção, Presidente do Conselho Fiscal, Tesoureiro, etc.) presentemente era membro do Conselho Fiscal, sendo o seu mais antigo associado.

Este Faialense, que teve uma vida largamente preenchida “e feliz”, canalizou a influência de que gozava no meio lisboeta para pugnar, em diversos quadrantes, pela defesa dos interesses da sua Terra. Isso ficou novamente patente quando aceitou o convite para ser Delegado do Turismo dos Açores em Lisboa.

José Manuel Frayão Novais de Oliveira deixa viúva Maria Helena Alves Inácio Frayão Novais, sendo pai de Maria Lúcia Inácio Novais de Oliveira, de Ana Sofia Inácio Novais de Oliveira e de José Manuel Inácio Novais de Oliveira. Era avô de Ana Catarina Novais de Oliveira de Castro, de Tomás Ataíde Novais de Oliveira de Castro, de Ana Margarida Novais de Oliveira Delgado Gaspar, de José Ataíde Newton de Faria Novais de Oliveira, de Inês Ataíde Newton de Faria Novais de Oliveira e bisavô de Manuel Maria e de Vasco.

O velório teve lugar no dia 9 do corrente, tendo a missa exequial decorrido no dia seguinte, na igreja de São José, em Mem Martins.

Cremado a seu pedido, as cinzas de José Manuel Novais repousarão no jazigo da Família, no Cemitério do Carmo, na ilha natal, como era sua vontade.

A missa de sétimo dia tem lugar pelas 18 horas desta segunda-feira, dia 14, na igreja do Santíssimo Salvador da Matriz, na cidade da Horta.

O Presidente da Direcção da Associação de Futebol da Horta, Eduardo Pereira, reitera o reconhecimento público pela acção desenvolvida por este Amigo da AFH, endereçando, em nome do organismo a que preside, sentidas condolências à família enlutada. 

 

Cristina Silveira