O “Caldeirão - Restaurante, Café & Pastelaria”, de Mauro Ferreira, é o Patrocinador (com refeições) do Campeonato do Corvo - Seniores Futsal, que arranca a 25 de Janeiro de 2020.

Contactado pelo Departamento de Comunicação e Marketing da Associação de Futebol da Horta (AFH), este empresário faialense com negócios no Corvo desde Março deste ano, refere que aceitou o desafio com o intuito de “divulgar o restaurante e pôr o Corvo no mapa, o que já é uma realidade”. Por detrás desta parceria está a amizade antiga com Eduardo Pereira, Presidente da Direcção da AFH.

Esta é a primeira vez que o jovem empresário estabelece este tipo de apoio com a AFH, embora já o tenha feito com outras instituições/empresas.

Além do Salão de Cabeleireiro, no Faial Mauro Ferreira tem, também, a “Tasca O Capitólio” e um espaço de Alojamento Local. No Corvo, ao restaurante deverá juntar-se, ainda, um Alojamento Local. Mauro revela que “a intenção é continuar a expandir o negócio”, apostando no Turismo e não só. E a propósito dos seus diferentes empreendimentos, sustenta: “Fui investindo naquilo que se foi proporcionando”.

Este jovem sente-se à vontade na restauração, explicando que começou a sua vida profissional, aos 17 anos, no ramo da hotelaria. Os 16 anos de vida activa deram-lhe experiência, a que aliou alguma formação.

No conjunto dos seus empreendimentos, Mauro Ferreira conta com mais de 13 colaboradores, sendo certo que o número vai aumentar.



Relativamente à aposta na mais pequena ilha dos Açores – uma das quatro parcelas de abrangência da AFH: Faial, Pico, Flores e Corvo – destaca: “Os meus melhores amigos estão no Corvo! Tudo isto começou porque houve oportunidade: a Câmara Municipal construiu um restaurante de raiz e pô-lo à concessão. Percebi que a exploração deste empreendimento era, não só um negócio mas, sobretudo, uma forma de colmatar lacunas locais”.

O novo restaurante adoptou o nome do antigo que existia na ilha e que teve de ser demolido por razões de segurança relacionadas com a proximidade ao Aeródromo da ilha.

A propósito das dificuldades em pôr de pé um negócio num local onde a densidade populacional não vai além das 400 pessoas, Mauro refere: “Não é nada fácil, pois, no Corvo não há desemprego! Como tal, não há mão-de-obra-disponível, pelo que tem de ser tudo importado. Mas tenho uma boa equipa, sem vícios e que sabe trabalhar”.



Em matéria de clientela, o leque é diversificado: pessoal dos Bombeiros, da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Matadouro, da Secretaria do Ambiente, pessoas que se encontram a trabalhar pontualmente na ilha e turistas. Nesta altura do ano, os clientes passam mais pelos residentes. No entanto, a Passagem de Ano vai trazer um convidado especial! Trata-se do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que escolheu a ilha do Corvo, nos Açores, para se despedir de 2019 e dar as boas-vindas a 2020. “É algo de inédito e claro que este acontecimento nos deixa muito satisfeitos! Posso adiantar que o ‘catering’ será feito por nós”.

Desde o passado mês de Setembro que Mauro tem concorrência pelo facto de um outro restaurante ter aberto portas, o que é visto com agrado. “É bom, porque passou a haver alternativa na ilha”.

Este jovem faialense revela o prazer que sente na labuta diária. “Todos os dias trabalho e gosto do que faço. Aliás, o domingo é o dia mais triste para mim, por ser aquele em que se faz menos”.


Cristina Silveira