Manutenção e Descidas

Chegou ao fim da Liga Salsiçor 2018/2019. No passado domingo, 12 de maio, disputou-se a 10.ª e última jornada da 2.ª fase – Manutenção e Descidas. As duas equipas representantes da AF Horta na principal prova regional conheceram sortes diferentes.

O despromovido GD Cedrense perdeu por 3x0 frente ao Águia CD, enquanto o Vitória FC bateu fora o Graciosa FC por 2x3. Os últimos golos desta época para a equipa de São Roque do Pico foram apontados por Pedro Rodrigues, André Ávila e Joaquim Kayan.

O cair do pano neste grupo não trouxe surpresas. O Vitória FC (38 pontos) e o SC Guadalupe (33 pontos) garantiram a manutenção; o Águia CD, o Graciosa FC e o GD Cedrense voltam aos campeonatos associativos, ao fazerem 32, 26 e 5 pontos respetivamente. Nota para o facto da equipa de São Miguel ser despromovida pela queda do SC Angrense que este ano militou no Campeonato de Portugal.

Apuramento de Campeão

Também o grupo de Apuramento de Campeão conheceu os seus últimos 90 minutos da época. A 10.ª jornada, jogada a 12 de maio, opôs o CD Rabo de Peixe ao SC Lusitânia, sorrindo a vitória à equipa micaelense por 1x0. Na outra partida o campeão GD Fontinhas despediu-se da prova regional da melhor forma, batendo por 2x1 o CD Operário Desportivo.

O GD Fontinhas terminou a temporada com 61 pontos, mais 8 que o SC Lusitânia. O CD Rabo de Peixe foi terceiro com 43, o SC Marítimo somou 38 e o CD Operário Desportivo 29.

 

Na presente temporada os vencedores dos campeonatos associativos dos Açores, e que assim asseguram a promoção ao Campeonato de Futebol dos Açores / Liga Salsiçor foram o Fayal SC (AF Horta) e o GD São Roque (AF Ponta Delgada).

Na AF Angra do Heroísmo falta disputar a 2.ª mão do Apuramento de Campeão, tendo o resultado sido um empate de zeros no Boavista vs GD Velense.